Pix internacional está sendo discutido com 4 países da América Latina

O projeto do Pix internacional é uma iniciativa do Banco Central do Brasil que envolve diversas nações. Atualmente, a medida está sendo discutida com outros 4 países da América Latina para a formação de um bloco econômico.

Na última quarta-feira, 1º de março, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, retomou a pauta do Pix internacional durante uma palestra no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). De acordo com o representante, está sendo negociado um projeto dessa modalidade com 4 países da América Latina.

continua depois da publicidade

A intenção é formar um bloco econômico com o Uruguai, Colômbia, Chile e Equador para estabelecer um método de pagamento comum entre essas nações. Porém, isso não representa uma unificação das moedas, e sim um mecanismo para facilitar as transações comerciais entre os consumidores e empresas. Saiba mais a seguir:

O que é o Pix internacional?

O Pix internacional é uma modalidade de pagamento que permite que os cidadãos façam viagem entre os países e acessem um pagamento automático. Desse modo, pode ser uma solução para os problemas que envolvem as transferências entre fronteiras ou em territórios estrangeiros.

Leia também

No geral, a previsão é que o projeto seja implementado em 2 anos, pois existem questões legais a serem resolvidas antes de viabilizar o serviço à população. Apesar disso, entende-se o Pix internacional como uma tendência global, em especial por conseguir integrar os países através de sistemas de transações instantâneas.

continua depois da publicidade

Sobretudo, esse tipo de tecnologia conseguiria encerrar as discussões sobre uma moeda única na América Latina. A partir da estruturação de um modelo de pagamento integrativo entre as nações é possível fomentar atividades comerciais, o turismo e facilitar as atividades migratórias.

Apesar disso, o Pix internacional não pretende substituir as moedas específicas de cada país que aderir à modalidade, mas sim facilitar as transações com câmbios diferentes. Ademais, cada nação possui uma política monetária específica e será necessário avaliar como as instituições financeiras vão se adaptar ao novo serviço.

continua depois da publicidade

Quais são os tipos de Pix no Brasil?

1) Pix Troco

O Pix Troco é uma alternativa para saques sem a necessidade de ir a um Banco 24 horas ou uma agência financeira. Em resumo, o cidadão precisa fazer uma compra em um estabelecimento credenciado para essa modalidade e pode receber o troco em sua conta bancária após realizar o Pix para pagar os itens.

2) Pix Saque

O Pix Saque funciona a partir da intermediação de um estabelecimento como agente da retirada. Neste caso, a pessoa realiza uma transferência por meio de Pix para a instituição e recebe o mesmo valor em notas físicas.

Portanto, não é necessário comprar alguma coisa no estabelecimento, pois o lugar funciona como um mediador entre pagamentos digitais e recebimentos físicos.

continua depois da publicidade

Conheça a modalidade Pix no Brasil

O Pix é um pagamento instantâneo brasileiro que foi criado pelo Banco Central para oferecer uma transferência de recursos em poucos segundos, com disponibilidade a qualquer hora e dia. Desse modo, pode ser realizado a partir de uma conta corrente, mas também contempla as contas poupança e as contas de pagamento pré-paga.

Neste sentido, é uma ferramenta pensada para aumentar a velocidade dos pagamentos e transferências bancárias, mas também possui outras vantagens. Dentre elas estão o incentivo à eletronização do mercado, promoção da inclusão financeira, aumento da segurança e aprimoramento da experiência dos consumidores.

Desde a implementação da tecnologia, criada em novembro de 2020, o Pix se tornou o principal instrumento de pagamentos e transferências dos brasileiros. As estatísticas do Banco Central apontam que existem mais de 577 milhões de chaves registradas nas instituições financeiras, incluindo CNPJ, número de celular, e-mail, CPF e as chaves aleatórias.

Sobretudo, as chaves são utilizadas principalmente por Pessoas Físicas, que representam mais de 90% do total de clientes dessa modalidade. Em janeiro de 2023, foram registradas mais de 2,5 milhões de transações realizadas por meio do Pix, com os envios entre cidadãos sendo o tipo mais comum.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade