Dia da Mulher: Lula promete apresentar lei de igualdade salarial entre gêneros

O presidente Lula deve apresentar um projeto de lei de igualdade salarial entre gêneros, como promessa de campanha para a ministra Simone Tebet.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou, na última terça-feira (28), que em 8 de março, quando é comemorado o Dia da Mulher, o governo deve apresentar uma lei de igualdade salarial de gênero para homens e mulheres exercendo a mesma função. Essa medida é uma promessa de campanha, algo que também favoreceu o apoio de Simone Tebet, ministra do Planejamento, ao candidato petista à presidência.

Durante discurso de evento de reinstalação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), junto da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), Lula comentou sobre como deve apresentar, definitivamente, a lei que garante que mulheres recebam o mesmo salário dos homens, caso exerçam a mesma função.

Dia da Mulher: Lula comenta sobre lei de igualdade salarial entre gêneros

O evento foi sediado no Palácio do Planalto na manhã desta terça-feira. O presidente ainda afirmou que a lei, apesar de parecer existir, segue tendo grandes impedimentos, evitando que a mulher tenha direito a ela. Assim, torna-se necessário criar um projeto oficial que estabeleça esse fim, sem maiores obstáculos.

Junto disso, caso o salário não seja pago como deve, existirá um responsável por fiscalizar o processo, completou Lula. O presidente citou o Ministério do Trabalho e Emprego e o ministro da Pasta, Luiz Marinho, a quem a função será atribuída.

No ano passado, durante o segundo turno da disputa pela presidência, a então candidata Simone Tebet exigiu como condição para apoiar a chapa de Lula e Geraldo Alckmin (PSB) o compromisso de ambos de prosseguirem com a criação da lei de igualdade salarial entre gêneros.

Nessa quarta-feira (01/03), as ministras, a primeira-dama Janja e as duas presidentes dos bancos Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal se reúnem em Brasília, dando início ao Mês Internacional das Mulheres. Durante o evento, é apresentada a marca da campanha do governo federal para o período do 8 de março.

PL sobre igualdade salarial

A ministra Simone Tebet também confirmou nessa quarta-feira que o governo deve apresentar um projeto de lei (PL) para garantir a igualdade de salário entre homens e mulheres no país. O projeto ainda está em construção, mas deve reformular detalhes da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e após aprovada, a lei terá efeito imediato.

De acordo com Tebet, a reforma trabalhista, aprovada em 2018, inseriu um dispositivo que estabelece uma multa para empresas que pagam salários diferentes a homens e mulheres exercendo a função. Contudo, a multa é tão pequena que costuma estimular a desigualdade de forma exponencial.

Após evento no Palácio do Planalto, a ministra comentou sobre como a lei da reforma trabalhista deve ser alterada, colocando uma multa maior, de modo que tratar homens e mulheres de forma desigual pare de “valer a pena” para as companhias.

A lei será o primeiro passo, mas Tebet também comentou sobre como a discriminação é cultural e estrutural. Assim, a médio prazo, junto de novas políticas públicas, divulgadas pela mídia, a igualdade salarial, que é uma base da igualdade para a mulher, poderá ser alcançada com sucesso.

Em 2021, o Palácio do Planalto, durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), devolveu ao Congresso um projeto de lei, já pronto para sanção, que aumentava a multa em um valor correspondente a cinco vezes a diferença salarial paga pelo empregador. O projeto, porém, ficou parado na Câmara dos Deputados.

Leia também

você pode gostar também

Salário mínimo subiu para R$ 1,7 mil NESTE estado; entenda o reajuste

O reajuste do salário mínimo em um estado brasileiro específico faz parte de uma política regional que permite com que os governos estaduais realizem atualizações próprias na remuneração mensal. Porém, as quantias estabelecidas seguem o…

Novo RG: quem precisa emitir? Veja prazo

O novo RG, ou carteira de identidade nacional (CIN), é um documento moderno de identificação, cujo objetivo é fornecer mais segurança e praticidade aos brasileiros.

CNH: estas 5 leis de trânsito estão valendo e motorista precisa ficar atento

Resolução estabeleceu 5 leis de trânsito que começaram a ser válidas a partir do dia 1º de janeiro de 2023. Sendo assim, os motoristas precisam ficar atentos às novas regras para não arriscarem cometer infrações.

Previsão de chuvas intensas em 548 cidades, alerta o Inmet

Mais 548 cidades devem sofrer a ação das chuvas intensas nessa segunda-feira (27/03). Saiba mais sobre a previsão e quais são as recomendações do Inmet.

Suspensão da CNH por dívidas não se aplica a ESTE grupo, diz projeto

O Projeto de Lei em tramitação na Câmara dos Deputados que estabelece a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) inclui um grupo como exceção. Porém, a medida depende da aprovação em outras instâncias legislativas.

Cartão de crédito Caixa Tem não cobra anuidade; veja como solicitar

Além de não ter cobrança de anuidade e diversos outros benefícios, o produto financeiro pode ser solicitado de forma online, via aplicativo; veja como solicitar.