Confira como será o funcionamento das agências do INSS durante o Carnaval

As agências de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão horários de funcionamento alterados durante o Carnaval.

Muita gente acredita erroneamente que o período de Carnaval é feriado nacional e, por isso, as empresas e instituições públicas fecham, assim como os trabalhadores são dispensados do seu expediente. Contudo, é importante lembrar que não há nenhuma lei nacional que estabelece a festividade como feriado. O que ocorre é que cada governo estadual ou municipal pode decretar feriado de Carnaval, mas poucos o fazem.

continua depois da publicidade

No entanto, por tradição, muitas empresas e órgãos públicos estabelecem o ponto facultativo para dispensar seus funcionários, mediante acordos, cobrando o retorno ao trabalho apenas na Quarta-feira de Cinzas após o meio-dia.

Apesar de não ser feriado, agências bancárias e unidades do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm seu horário de funcionamento alterado nos dias de folia. Inclusive, boletos e contas com vencimento nos dias de Carnaval podem ser pagos, sem a cobrança de juros, após a abertura dos bancos, na tarde da Quarta-feira de Cinzas. Veja a seguir como será o atendimento do INSS e dos bancos na próxima semana.

Funcionamento das unidades do INSS durante o Carnaval

Leia também

Nos próximos dias 20 e 21 de fevereiro (segunda e terça-feira de Carnaval), as agências do INSS de todo o país estarão fechadas. Na Quarta-feira de Cinzas (22), as unidades também não funcionarão durante o período da manhã, mas atenderão os cidadãos com serviços agendados a partir das 14h.

De acordo com o INSS, nos dias de folia, os segurados podem entrar em contato com a central de atendimento pelo 135, ou seja, no sábado, segunda e terça-feira. Até as 18h, haverá atendimento humano. Além disso, o atendimento eletrônico funciona 24 horas.

Por essa central, você poderá perguntar sobre pagamentos de benefícios, consultar horários de atendimento agendado na agência e obter outras informações.

Em relação aos serviços previdenciários, você poderá consultá-los no aplicativo ou no portal Meu INSS. Através deles, é possível solicitar um benefício, emitir extrato, agendar atendimento presencial, entre outros.

Como será o funcionamento dos bancos durante a folia?

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o atendimento presencial nas agências bancárias durante o feriado de Carnaval também será interrompido nos dias 20 e 21 deste mês.

Assim como no INSS, o retorno do atendimento ocorrerá na quarta-feira após às 12h, no horário local, com encerramento previsto no horário normal de fechamento das agências.

Em lugares onde as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do expediente bancário será um pouco mais cedo, garantindo assim, o mínimo de 3 horas de atendimento presencial ao público.

Quarta-feira de Cinzas é feriado?

Assim como o Carnaval, a Quarta-feira de Cinzas não é feriado no Brasil. Contudo, tradicionalmente neste dia, o expediente na maioria das empresas e repartições tem início no período da tarde, ou seja, após o meio-dia.

A Quarta-feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário litúrgico católico e é celebrada tanto no cristianismo ocidental quanto no oriental. Sua origem remonta ao século IV e ganhou importância nos séculos VI e VII, quando o jejum começou como uma prática quaresmal. Isso não poderia acontecer aos domingos devido à sua condição de feriado, por isso foi transferido para a quarta-feira anterior.

Com efeito, esta celebração litúrgica, na qual algumas pessoas fazem um dia de jejum, abstinência, oração e confissão, será celebrada em 2023 no dia 22 de fevereiro. Nas Igrejas, a tradicional imposição das cinzas é feita aos fiéis durante a missa.

As cinzas são feitas a partir da queima de ramos de oliveira no Domingo de Ramos do ano anterior, sendo posteriormente benzidas. Elas são colocadas na testa dos fiéis, fazendo o sinal da cruz. A cinza também representa a destruição dos pecados, segundo a religião.

Leia também

Concursos em sua
cidade