Pix crédito: nova modalidade de pagamento é confirmada para 2023

A nova função do pagamento instantâneo foi anunciada recentemente pelo Ministério da Fazenda; leia e confira a novidade para o Pix este ano.

Na última segunda-feira (30), o ministro da Fazenda Fernando Haddad anunciou o Pix crédito. A nova função a ser lançada pelo Banco Central do Brasil deve ser disponibilizada ainda em 2023, no entanto, não tem data definida.

continua depois da publicidade

Durante a ocasião, Haddad afirmou que “serão desengavetadas todas as iniciativas do BC que estavam paradas no Executivo”. Para ele, a novidade irá transformar o Pix em mais uma opção de crédito para os brasileiros. “Já me comprometi a levar adiante a agenda de reformas no sistema de crédito, para melhorar o ambiente no Brasil”, pontuou.

Além disso, o ministro ressaltou que existem pelo menos oito projetos de lei prontos referentes ao sistema de pagamentos instantâneos Pix.

O que é o Pix crédito?

Leia também

Diante de um cenário onde 70 milhões de brasileiros estão negativados atualmente, o Pix crédito aparece como uma solução para que os brasileiros tenham mais facilidades em obter linhas de crédito para realizarem suas compras.

continua depois da publicidade

Apesar disso, vale lembrar que alguns bancos digitais do país já oferecem essa possibilidade em seus aplicativos, como o PicPay e o NuBank. No entanto, a ferramenta não é oferecida pela grande maioria dos bancos, ou seja, essa implementação ainda não segue uma padronização.

Quais outros recursos esperados para o Pix, neste ano?

Além do Pix crédito, outros recursos devem ser implementados nesse sistema financeiro até o final de 2023. Entre eles, estão:

  • Pix automático, que realiza o débito em conta de pagamentos utilizadas com frequência;
  • Pix internacional, que permitirá a transferência de dinheiro entre países parceiros;
  • Pix por aproximação, que poderá ser realizado por meio da tecnologia NFC;
  • Pix offline, que permite a realização de pagamentos mesmo sem internet;
  • ‘Pix Garantido’, que permite o parcelamento do pagamento, semelhante ao que ocorre com o cartão de crédito.

Outras funções do Pix

De acordo com o Banco Central, em 2022, o volume financeiro de transações por meio do sistema de transferências instantâneas chegou a R$ 10,9 trilhões, praticamente o dobro do registrado em 2021.

continua depois da publicidade

Em suma, o Pix pode ser utilizado a partir de uma conta poupança, conta corrente e até mesmo de uma conta de pagamento pré-paga. Para isso, basta que o destinatário tenha uma chave Pix cadastrada. Essa chave pode ser o e-mail, CPF, CNPJ ou número de telefone. Além disso, também é possível gerar uma chave automática ou QR Code para as transações.

Entre as diversas funcionalidades que já existem no Pix, podemos citar o Saque e Troco, destinado a pessoas físicas e jurídicas, além do Pix agendado. Em vistas do aprimoramento do sistema, o BC também analisa a implementação do crédito no Pix, Pix automático e até mesmo o Pix por aproximação, que deve funcionar através da tecnologia NFC.

continua depois da publicidade

Por fim, é válido relembrar que não existe uma única plataforma para uso do Pix, isto é, para fazer transações é preciso acessar o aplicativo ou internet banking das instituições financeiras. Hoje, 734 instituições autorizadas pelo Banco Central contam com esse sistema de pagamentos.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade