IPVA 2023: veja como obter desconto de até 20% NESTE estado

De caráter obrigatório, motoristas donos de veículos devem se preparar anualmente para pagar o IPVA. Veja como obter desconto no valor do imposto em 2023.

O Governo do Estado da Bahia concede desconto de 20% no IPVA 2023. Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é pago de maneira anual. Para quem possui veículo, uma boa estratégia é pagar a cota única e garantir um bom desconto.

continua depois da publicidade

O IPVA deve ser pago por proprietários ou possuidores de veículos. O valor é calculado com base no valor do veículo, e o pagamento é um requisito importante para o licenciamento.

IPVA 2023: estado da Bahia concede desconto de 20%

O Governo do Estado da Bahia disponibilizou uma grande oportunidade para os proprietários de veículos, com desconto de 20% no Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2023.

Leia também

O desconto vale para qualquer veículo, desde que o pagamento seja realizado de maneira integral até 10 de fevereiro de 2023.

continua depois da publicidade

Conforme informações da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA), esse desconto, que havia sido concedido no ano passado, foi mantido em 2023, considerando o cenário de persistência da inflação.

Para aqueles que deixarem para pagar o IPVA na primeira cota do parcelamento, com data que varia conforme o número final da placa do veículo, também terá direito ao desconto dobrado. Assim, o desconto será de 10%. Confira as datas conforme o dígito final da placa:

  • Final da placa 1: 30 de março de 2023;
  • Final da placa 2: 31 de março de 2023;
  • Final da placa 3: 27 de abril de 2023;
  • Final da placa 4: 28 de abril de 2023;
  • Final da placa 5: 30 de maio de 2023;
  • Final da placa 6: 31 de maio de 2023;
  • Final da placa 7: 29 de junho de 2023;
  • Final da placa 8: 30 de junho de 2023;
  • Final da placa 9: 27 de julho de 2023;
  • Final da placa 0: 28 de julho de 2023.

Para realizar o pagamento do IPVA com desconto, será preciso informar o número do Renavam em um dos três bancos credenciados: Banco do Brasil, Bradesco e Sicoob. O valor com abatimento é disponibilizado automaticamente no imposto se ele for quitado dentro do prazo para o desconto.

continua depois da publicidade

Outra novidade deste ano é a quantidade de parcelas que podem ser realizadas. Em 2023, o pagamento do imposto poderá ser quitado em cinco vezes, número maior que as três vezes dos anos anteriores.

Para parcelar o imposto em cinco vezes, os proprietários de veículos só precisam observar a data de vencimento da primeira cota, conforme o número final da placa, e pagar o valor estipulado no prazo estabelecido. Contudo, o valor mínimo da parcela deve ser de R$ 120,00. O proprietário que perder o prazo da primeira cota perde direito ao parcelamento em cinco vezes.

continua depois da publicidade

Mais informações devem ser conferidas no site da Sefaz BA, pelo telefone 0800 071 0071 ou no endereço de e-mail faleconosco@sefaz.ba.gov.br.

O que acontece se não pagar o IPVA?

O proprietário de veículo que não pagar o IPVA em 2023 poderá sofrer uma série de consequências. A primeira é arcar com uma multa diária de 0,33% mais juros de mora. Caso a demora supere 60 dias, o percentual sobe para 20%. Confira outras consequências previstas:

  • Nome inscrito na dívida ativa: o CPF do dono do veículo será incluído nos órgãos de proteção ao crédito;
  • Apreensão do veículo: o condutor negativado não pode fazer licenciamento. Por isso, os documentos não são validados e o Detran poderá apreender o automóvel.

Vale ressaltar que quem não regularizar a situação poderá perder definitivamente o automóvel, que será enviado para leilão.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade