CNH 2023: Bolhas no insulfilm podem gerar multa? Confira as novas regras

A nova lei do insulfilm tem mudanças em relação à infração em si e ao valor da multa; confira mais detalhes a seguir.

Para aumentar a segurança no trânsito, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estipulou algumas mudanças na legislação relacionada ao uso de insulfilm nos veículos. Agora, quem usar película nos vidros deverá redobrar a atenção para evitar multas.

continua depois da publicidade

A principal mudança na lei do insulfilm diz respeito às bolhas, que podem se formar quando a película é aplicada ao vidro dos veículos. Em relação a isso, agora a tolerância é zero, ou seja: se houver bolhas no insulfilm, o condutor poderá ser multado.

A mudança tem a ver com o fato de que as bolhas, independentemente de terem se formado nos vidros laterais ou no para-brisa, podem prejudicar a visão dos condutores, aumentando as chances de acidentes.

O que é o insulfilm?

Leia também

O insulfilm nada mais é do que a película automotiva que é aplicada nos vidros do veículo para alterar a transparência do material e proteger os passageiros dos raios solares em dias de muito calor — algumas marcas prometem o bloqueio de até 99% dos raios UV. Além disso, é um item de segurança por proteger contra roubos e furtos.

continua depois da publicidade

Essa película é feita de poliéster e tem uma camada bem fina de metal. Quando aplicada aos vidros dos automóveis, fica imperceptível.

Nova lei do insulfilm em 2023

Para usar o material no seu veículo, no entanto, é preciso atender às regras de trânsito. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a regulamentação do insulfilm cabe ao Contran, que estipulou as novas regras para o uso da película.

Agora, apenas alguns modelos podem ser aplicados e devem atender a novas regras de visibilidade, já que o vidro muito escuro pode causar acidentes.

continua depois da publicidade

Veja os novos limites de porcentagem:

  • Vidros laterais dianteiros e para-brisa: O grau de transparência precisa ser de 70%;
  • Demais vidros do veículo: De acordo com a nova lei, não há mais exigência em relação ao mínimo de transparência em vidros que não afetam a visibilidade de condução dos veículos, como é o caso dos que ficam nas laterais da parte traseira.

Antes das novas regras, o mínimo de transparência para os vidros traseiros era de 28%, mas agora essa exigência caiu.

continua depois da publicidade

Além disso, está proibido usar películas que sejam opacas ou espelhadas, assim como não se pode aplicar painéis luminosos nas áreas que afetam a visibilidade do condutor.

E se o meu insulfilm ficar com bolhas?

A aplicação da película deve ser feita por serviços de instalação que atuem de forma profissional, por isso é de responsabilidade do instalador o resultado final da película, que não pode apresentar bolhas de qualquer tamanho.

É importante lembrar que, depois de algum tempo de uso, a película pode deteriorar e apresentar bolhas. Nesses casos, o ideal é trocar o material.

Multa para veículos com bolha no insulfilm

Quem desrespeitar as novas regras do insulfilm está cometendo infração grave, que resulta em cinco pontos na CNH e na obrigatoriedade de pagar multa, cujo valor é R$ 195,23.

No ato do recebimento da multa, o condutor pode ser obrigado a remover a película e o veículo também pode ficar retido até que seja regularizado.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade