Calendário 2023 ainda tem 8 feriados nacionais e 5 pontos facultativos

O período de Carnaval está chegando, mas além desse há muitas datas onde será possível curtir a folga prolongada ao longo deste ano.

Os feriadões de 2023 superam os registrados no ano passado, quando o número de oportunidades de prolongar a folga do fim de semana se limitou a três. Isso porque a maioria caiu no meio da semana, o que impossibilitou as desejadas 'emendas'. Outros ocorreram no sábado e no domingo.

continua depois da publicidade

Neste ano, para a alegria de muitos, há 8 feriados nacionais e 5 pontos facultativos, entre eles o Carnaval que acontece nos próximos dias 20 e 21 de fevereiro.

Vale lembrar que essa data muda todos os anos, já que a festividade não é fixa no calendário. Assim, a Quarta-Feira de Cinzas ocorrerá, portanto, após o Carnaval, ou seja, no dia 22 de fevereiro. Sendo um ponto facultativo, vale ressaltar que a liberação do expediente depende de cada empresa.

Depois do Carnaval, o próximo feriado nacional de 2023 será a Sexta-Feira Santa, celebrada no dia 7 de abril. Confira o calendário de feriados e pontos facultativos a seguir.

continua depois da publicidade
Leia também

Feriados nacionais em 2023

Neste ano, ao menos seis datas comemorativas cairão em dias de segunda ou sexta-feira. Outras três datas caem na quinta-feira, o que, de acordo com a empresa, pode vir a se tornar um feriadão. Os próximos feriados nacionais de 2023, previstos em lei federal, são:

  • Paixão de Cristo - 7 de abril (sexta-feira);
  • Tiradentes - 21 de abril (sexta-feira);
  • Dia do Trabalho - 1º de maio (segunda-feira);
  • Independência do Brasil - 07 de setembro (quinta-feira);
  • Nossa Senhora Aparecida - 12 de outubro (quinta-feira);
  • Finados - 02 de novembro (quinta-feira);
  • Proclamação da República - 15 de novembro (quarta-feira);
  • Natal - 25 de dezembro (segunda-feira).

Calendário de pontos facultativos em 2023

  • Carnaval - 20 e 21 de fevereiro (segunda e terça-feira):
  • Quarta-feira de Cinzas - 22 de fevereiro;
  • Corpus Christi - 08 e 09 de junho (quinta-feira e sexta-feira);
  • Dia do Servidor Público Federal - 28 de outubro (sábado).

Por fim, há também o Dia da Consciência Negra, que neste ano será na segunda-feira, 20 de novembro. No entanto, vale ressaltar que não se trata de um feriado ou ponto facultativo.

continua depois da publicidade

Apesar disso, há um Projeto de Lei que busca inserir essa data no calendário de feriados nacionais. Atualmente, a folga nessa data é definida por leis municipais e estaduais. Em São Paulo, por exemplo, a data terá emenda garantida.

Qual a diferença entre feriado e ponto facultativo?

A principal diferença entre feriado e ponto facultativo é que o primeiro consta em decreto ou lei. Assim, tanto no calendário nacional, como no estadual e municipal, as empresas não podem exigir que os funcionários trabalhem nesses dias, exceto em situações de contratos de escalas e serviços emergenciais.

Já o ponto facultativo, é aquele em que a empresa decide conceder ou não o dia de folga aos trabalhadores. Isso ocorre, por exemplo, quando prefeituras e governos estabelecem decretos de ponto facultativo nos dias de carnaval, liberando os servidores públicos do trabalho nesta data.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade