Concurso Correios será realizado em 2023?

Concurso Correios pode ter um edital publicado em breve. Último grande certame do órgão foi realizado em 2011.

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos foi retirada do processo de privatização. Dessa maneira, cresce a expectativa para realização do novo concurso Correios. De acordo com o órgão, orientações estão sendo aguardadas para tratar sobre o próximo edital, e o assunto vem sendo avaliado de maneira interina.

continua depois da publicidade

Conforme a portaria nº 5.678/2022, o número de servidores nos Correios é de 94.598, dentre os quais 94.490 são do quadro permanente e 108 correspondem aos cargos em extinção. A estimativa é de que déficit atual supere os 15 mil empregados.

Concurso Correios será realizado em 2023?

Ainda não há nenhuma confirmação de que será aprovado um concurso público para os Correios em 2023. As informações são de que reuniões vêm sendo realizadas para solicitar vagas no referido órgão.

Leia também

É preciso lembrar que as articulações começaram em 2017, quando foi solicitada a abertura de vagas para Carteiro e Operador de Triagem e Transbordo. O objetivo era de preencher 2 mil vagas imediatas, além de formar de cadastro reserva em diferentes estados brasileiros.

continua depois da publicidade

Depois, no governo de Jair Bolsonaro, que iniciou em 2019, houve um incentivo de venda de diferente órgãos federais, dentre eles os Correios. Por isso, novos certames ficaram suspensos desde então.

No dia da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), houve a assinatura de revogação da privatização dos Correios. Assim, agora o novo concurso público poderá ser solicitado para contratação de profissionais, além de reestruturar e modernizar os serviços desenvolvidos.

Concurso Correios: cargos e salários previstos

Com base nos últimos editais do concurso Correios, as oportunidades eram sempre destinadas a profissionais de níveis médio, técnico e superior. Dentre as vagas a serem disponibilizadas, os seguintes cargos poderão ser abertos:

continua depois da publicidade
  • Enfermeiro do Trabalho;
  • Engenheiro de Segurança do Trabalho;
  • Médico do Trabalho;
  • Auxiliar de Enfermagem do Trabalho;
  • Técnico em Segurança do Trabalho;
  • Atendente Comercial;
  • Carteiro;
  • Operador de Triagem e Transbordo;
  • Analista de Correios;
  • Analista de Saúde.

No portal dos Correios, é possível verificar os salários iniciais dos profissionais que atuam na Empresa, chegando a R$ 6.333,54 para cargos de Analista (nível superior).

Concurso Correios: como se preparar?

Tempo é importante para a preparação de um concurso público. Como ainda não foi aprovada a realização do certame, o candidato poderá iniciar os estudos agora, mas é importante começar imediatamente.

continua depois da publicidade

Antes de ter o edital publicado, os Correios devem encaminhar um pedido para abertura do certame. Depois ainda haverá um tempo hábil para contratar uma banca organizadora e, com isso, você vai se preparando de maneira mais adequada.

O primeiro passo do seu estudo é conferir os grandes editais anteriores (11/2011 e 13/2011). Analise com cuidado quais foram os assuntos cobrados e estude com base nesse documento. Geralmente, os conteúdos não são modificados de maneira brusca de um edital para o outro. Assim, poderá dar início à sua preparação.

Listamos, a seguir, algumas dicas que podem auxiliar nesse processo de preparação:

  1. Crie um cronograma: ao iniciar sua preparação, monte um calendário de estudos dos conteúdos, com base no tempo disponível no seu dia, para dedicação ao certame;
  2. Local de estudos: defina onde irá estudar. Parece meio bobo, mas garantir um lugar silencioso, arejado e com boa iluminação pode te garantir um bom rendimento;
  3. Resumos: no momento em que estiver estudando cada conteúdo, crie o hábito de anotar e grifar as partes mais importantes. Assim, esses materiais vão ficar mais fáceis de serem localizados no momento da revisão;
  4. Simulados: trabalhar com resolução de questões será a base da sua preparação. Isso porque você estará em contato com diferentes maneiras de cobrança e abordagem do assunto;
  5. Foque nas disciplinas que sempre caem: exemplo são questões de Português, Matemática e Informática. Mantenha os conhecimentos atualizados, pois normalmente são sempre cobrados;
  6. Revisão: no momento de montar o planejamento de estudos é importante deixar um tempo para fazer a revisão do conteúdo. Assim, será preciso focar nas maiores dúvidas.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade