Quem pode pedir o Kit Antena Digital do governo? Confira as regras

Saiba quem tem direito a receber gratuitamente o aparelho para acesso à TV aberta e como solicitá-lo.

Com a chegada gradual da tecnologia 5G em capitais e regiões metropolitanas, mais de 10 mil famílias com direito ao Kit Antena Digital já tiveram os modelos convencionais substituídos. Os dados são do governo federal, que disponibiliza a tecnologia para um grupo específico de beneficiários antigos e novos.

Saiba a seguir quem pode solicitar gratuitamente o primeiro Kit Antena Digital ou a substituição do antigo. Entenda também o que muda no programa com o 5G, em fase de implementação em cidades com mais de 500 mil habitantes.

Quem tem direito ao Kit Antena Digital?

O requisito para solicitar o equipamento distribuído pelo governo é estar inscrito no Cadastro Único, o CadÚnico, atualmente exigido para participação em 25 programas sociais do governo.

Famílias sem equipamentos em funcionamento podem solicitar o primeiro kit. Já os grupos com antenas parabólicas antigas e residentes em municípios com 5G em fase de implementação podem pedir a substituição dos itens, com o objetivo de assistir à TV sem interferência no acesso ao sinal digital.

Como solicitar os kits gratuitos?

O pedido é realizado por meio do Número de Identificação Social (NIS) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF), que deve ser informado pelo inscrito no CadÚnico a um dos seguintes canais de atendimento do Siga Antenado:

  • Pelo site;
  • Pelo central 0800 729 2404.

Parceria entre o Ministério das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Siga Antenado é o programa responsável pela administração da faixa e agendamento das entregas. Ao realizar a solicitação, o interessado deve escolher o melhor dia e horário para receber a instalação do equipamento.

Por que os equipamentos antigos devem ser substituídos?

Beneficiários com antena parabólica convencional precisarão substituir os equipamentos por conta da limpeza da faixa de 3,5 GHz, que deixará de existir em breve, e da migração das bandas C para a Ku. “Com a medida, a transmissão via satélite de canais abertos de TV mudará de faixa para evitar interferências do 5G”, explica o governo federal.

Quem deve substituir equipamentos?

“Os equipamentos de recepção do sinal digital são mais modernos e trazem vantagens como imagem mais nítida, som de melhor qualidade, mais tecnologia, novos canais e programação regional”, destaca o governo. Confira a seguir quais tipos de antena demandarão adequações por conta do 5G:
Kit Antena Digital

Reprodução: Siga Antenado

Leia também

você pode gostar também

Novo golpe: erro no pagamento por aproximação é sinal de alerta

Agora os criminosos conseguem bloquear o pagamento via aproximação e, assim, clonar o cartão usado pelas vítimas; conheça o golpe e veja como se proteger.

Concursos importantes no DF: veja quais vagas estão abertas

Concursos importantes estão abertos no Distrito Federal (DF). Confira quais as oportunidades e como solicitar participação.

Litígio Zero: contribuintes já podem aderir ao programa de renegociação de dívidas

Anunciada no início de janeiro pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, essa é uma das medidas para diminuir o rombo no caixa do governo em 2023.

Tem feriado em fevereiro? Veja qual é o dia da folga para trabalhadores

Quer planejar com antecedência os seus dias de folga? Então veja como será o mês de fevereiro em relação a feriados e pontos facultativos.

Concurso Correios será realizado em 2023?

Concurso Correios pode ter um edital publicado em breve. Último grande certame do órgão foi realizado em 2011.

Nota de R$ 50 rara pode valer uma BOLADA; saiba por que

Confira quais são as cédulas de R$ 50 que podem valer até 80 vezes. Elas são muito procuradas por colecionadores, possuindo alto valor no mercado nacional.