Restituição IRPF: Receita Federal abre consulta de lote residual de 2022

Veja, a seguir, quem tem direito a receber os valores e como é possível sacar o montante pessoalmente ou pela internet.

A Receita Federal abriu, às 10h desta terça-feira, 24, a consulta do lote residual das restituições do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), referente ao mês de janeiro.

O dinheiro das restituições deve ser liberado no próximo dia 31, somando mais de R$ 368 milhões, que serão distribuídos entre aproximadamente 136 mil contribuintes que têm direito ao recebimento dos valores.

Quem vai receber restituição do IRPF

Os contribuintes que têm direito ao recebimento do lote residual da restituição, referente ao ano de 2022, são os listados a seguir:

  • 3.069 idosos com mais de 80 anos de idade;
  • 20.624 contribuintes com idades entre 60 e 79 anos;
  • 2.349 pessoas que têm algum tipo de deficiência, seja física ou mental;
  • 6.568 pessoas que têm a parte maior de sua renda vinda do magistério;
  • 103.955 contribuintes que não estão em grupos minoritários, mas também têm direito ao recebimento da restituição.

Como saber se você vai receber a restituição do IRPF?

Para consultar a sua situação e saber se você tem direito a receber alguma quantia, basta entrar no site da Receita Federal e escolher a opção “Meu Imposto de Renda”.

Depois, vá em “Consultar a Restituição”. Nesse campo, será possível escolher entre uma consulta simplificada ou completa da sua situação com a Receita Federal, por meio de um extrato de processamento.

Se alguma pendência aparecer no extrato, é uma boa oportunidade para regularizar as informações que estejam faltantes ou incorretas.

Como receber a restituição do IRPF?

A restituição é depositada sempre na conta bancária informada pelo contribuinte no momento da declaração do Imposto de Renda. Esse depósito poderá ser feito de forma direta ou por meio de uma chave Pix, previamente indicada.

Se o valor não for depositado em sua conta bancária, mesmo que você tenha direito ao recebimento, é possível sacar o montante pessoalmente em qualquer agência física do Banco do Brasil, no prazo máximo de um ano a partir da data de depósito.

O contribuinte que quiser agendar o depósito sem ir pessoalmente até uma agência do BB pode entrar em contato com o banco usando os seguintes números telefônicos:

  • Capitais brasileiras: 4004-0001;
  • Demais cidades brasileiras: 0800-729-0001;
  • Pessoas com deficiência auditiva devem ligar para: 0800-729-0088.

O que acontece se o resgate não for feito em um ano?

O contribuinte que não realizar o saque da restituição no período de um ano deverá solicitar os valores acessando o Portal e-CAC, que está no site da Receita Federal.

Para isso, é preciso escolher a opção “Declarações e Demonstrativos”, no menu principal da página, e depois “Meu Imposto de Renda”. Feito isso, basta clicar no botão onde está escrito “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Leia também

você pode gostar também

Moeda de 1 real rara vale MUITO dinheiro; veja se você tem

O mercado de colecionadores de cédulas e moedas é surpreendente; conheça mais detalhes, a seguir, a respeito da numismática.

Concurso AGU: inscrições terminam em breve; veja como participar

Concurso AGU 2023 (Advocacia-Geral da União) oferece 300 vagas destinadas a profissionais de nível superior. Veja como realizar sua inscrição.

Tesouro Direto cria complemento para a aposentadoria; conheça o RendA+

Em janeiro, um novo título público do Tesouro Direto entrou em negociação no país. O RendA+ pretende complementar a aposentadoria dos segurados vinculados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Aumento do salário mínimo 2023 vai depender de novos cortes, diz ministra

O novo valor do salário mínimo nacional pode chegar a R$ 1.320,00, mas, para isso, será preciso fazer cortes no orçamento do governo, segundo Simone Tebet.

Alerta INMET: Tempestades e chuvas intensas em mais de 1,1 mil cidades

As tempestades e chuvas intensas continuam sem dar trégua, dessa vez atingindo mais de 1,1 mil cidades. Confira mais informações do alerta INMET do dia.

ChatGPT: inteligência artificial é capaz de escrever textos inteiros sozinha

Esta nova ferramenta que é capaz de gerar diversos tipos de textos, se tornou viral e já atingiu mais de um milhão de usuários, segundo seus criadores.