Carnaval é feriado nacional ou ponto facultativo? Saiba se haverá expediente

Leia e entenda a diferença entre feriado e ponto facultativo, e se no Carnaval os funcionários podem negociar com a empresa para obter a folga.

Nos dias 20 e 21 de fevereiro (segunda e terça-feira, respectivamente) acontece o Carnaval. Já a Quarta-Feira de Cinzas, este ano, ocorrerá no dia 22 de fevereiro. Contudo, muitas pessoas ficam em dúvida se a data é um feriado ou ponto facultativo. Isso porque muita gente gosta de aproveitar a folia para viajar, curtir os bloquinhos de rua ou até mesmo descansar.

Nesse sentido, é importante lembrar que o Carnaval não é um feriado nacional, ou seja, as empresas não são obrigadas a conceder folga nesta data. Portanto, trata-se de ponto facultativo. Com efeito, a liberação do expediente depende de cada organização. Continue lendo e entenda a seguir.

Haverá expediente de trabalho durante o Carnaval?

Como mencionado acima, o Carnaval é um ponto facultativo. Desse modo, os trabalhadores não estão dispensados do expediente, a menos que a empresa negocie a compensação de horas com eles.

Nesse caso, a empresa poderá exigir que o colaborador compense essas horas em outros dias (com exceção do domingo), respeitado o limite máximo de duas horas extras diárias. Vale lembrar que, havendo a negociação da reposição das horas, os patrões não poderão descontar as horas não trabalhadas no salário dos empregados.

Além disso, nos estados e municípios onde a terça-feira de carnaval é feriado oficial (como no Rio de Janeiro, onde a data é considerada feriado estadual por meio da Lei 5243/2008), os trabalhadores têm direito a uma folga. Caso a empresa não libere, deverá fazer o pagamento daquele dia trabalhado em dobro.

Por fim, a falta injustificada do colaborador nos dias de Carnaval, em locais onde não é considerado feriado, pode ocasionar um desconto no salário.

O que é ponto facultativo?

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), nos feriados nacionais e religiosos é assegurado ao trabalhador o direito de não cumprir o expediente de maneira remunerada.

Além disso, o ponto facultativo é estabelecido pelos governantes estaduais ou municipais e faz com que a empresa decida se vai exigir que os funcionários trabalhem naquele dia ou não. Portanto, a decisão da folga é da iniciativa privada.

Por outro lado, os feriados são datas previstas nos calendários do governo, seja federal, estadual ou municipal, sendo neste caso a dispensa obrigatória. Confira o calendário completo de feriados e pontos facultativos em 2023, a seguir.

Feriados nacionais em 2023

  • 1º de janeiro (domingo): Confraternização Universal;
  • 7 de abril (sexta-feira Santa): Paixão de Cristo;
  • 21 de abril (sexta-feira): Tiradentes;
  • 1º de maio (segunda-feira): Dia Mundial do Trabalho;
  • 7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil;
  • 12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida;
  • 2 de novembro (quinta-feira): Finados;
  • 15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República;
  • 25 de dezembro (segunda-feira): Natal.

Pontos facultativos em 2023

  • 20 de fevereiro (segunda-feira): Carnaval;
  • 21 de fevereiro (terça-feira): Carnaval;
  • 22 de fevereiro (quarta-feira de cinzas): Carnaval;
  • 8 de junho (quinta): Corpus Christi;
  • 28 de outubro (sábado): Dia do Servidor Público.

Leia também

você pode gostar também

Novidades do MEI 2023: veja o que muda para os empreendedores

Os microempreendedores individuais (MEIs) precisam ficar de olho no reajuste dos valores de contribuição e outras mudanças que ocorrerão neste ano de 2023.

Projeto regulamenta NOVA profissão no setor de turismo

O Projeto de Lei em tramitação no Senado Federal pretende regulamentar uma nova profissão no setor de turismo, a fim de promover mais segurança aos trabalhadores e viajantes.

Brasil criou 2 milhões de postos de trabalho em 2022, segundo o Caged

De acordo com dados divulgados pelo governo federal, houve saldo positivo de postos de trabalho com carteira assinada em 2022.

Valores a Receber: Banco Central alerta para golpe do dinheiro esquecido

Criminosos estão divulgando uma oferta falsa a respeito de montantes supostamente esquecidos no BC; veja como se proteger.

Reforma Tributária deve ser votada sem aumento nos impostos

De acordo com declaração do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a reforma tributária deve ser neutra, sem aumento nos impostos.

Guia mensal do MEI 2023 já pode ser emitida com os valores atualizados

Reajuste do pagamento mensal está vigente. Taxas para microempreendedores individuais variam de R$ 66 a R$ 162.