Como saber se estou com o nome sujo? Saiba consultar pelo CPF

Sites especializados permitem que se faça consulta ao CPF para buscar por débitos ou qualquer tipo de restrição imposta ao usuário.

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um importante documento que atesta pendências existentes que comprometem a reputação financeira pessoal. É por meio de consultas que se descobrem dívidas no nome da pessoa e outras irregularidades.

Nesse sentido, no intuito de manter em dia as contas e as finanças, sem deixar sujar o seu nome, é preciso consultar o CPF e descobrir eventuais irregularidades, a fim de evitar que o nome fique sujo.

Dados levantados pelo Mapa da Inadimplência no Brasil apontam que existem cerca de 63 milhões de brasileiro com o nome sujo, devido às dívidas não quitadas. A negativação do CPF também pode acontecer em birôs de crédito, como Serasa e SPC.

Consultas do CPF

Uma boa maneira de saber se o nome do cidadão está sujo é através da consulta ao Cadastro de Pessoa Física (CPF). A partir da consulta ao CPF, o cidadão pode saber se está com o nome sujo, pelas dívidas registradas, além de restrições de crédito impostas ao cidadão.

A partir da consulta também é possível procurar por registros de inadimplência, além de dívidas que estão em aberto nos bancos ou instituições financeiras. Os dados são disponibilizados de forma completa e exibem detalhamento de valores e a empresa que inscreveu a dívida.

Uma forma de consultar o CPF é acessando o site (www.serasa.com.br) do Serasa. O registro na plataforma é gratuito e a consulta ao CPF é feita em instantes. O cidadão também consegue verificar o seu score junto ao Serasa.

É possível também fazer a consulta junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), mediante cadastro feito de forma gratuita. Após fazer o cadastro é necessário ativar a conta e voltar ao site para consultar o CPF. O procedimento conta com a segurança na autenticação via Google.

Na tela inicial do site do SPC é possível que o cidadão faça uma consulta detalhada no CPF para verificar registros em seu nome, além de também poder visualizar o seu score junto ao Serviço de Proteção ao Crédito.

CPF e situação financeira

A partir do Cadastro de Pessoa Física (CPF) é possível ter acesso a informações relevantes sobre a vida financeira de cada pessoa. Isso porque o CPF guarda registros de dívidas, protestos, pagamentos, ações judiciais e outros dados.

Nesse sentido, é a partir do documento que as empresas podem efetuar consultas para verificar se a pessoa é uma boa pagadora, se possui algum débito ou não em seu cadastro e outros fatores que influenciam na busca por crédito no mercado.

As empresas chamadas birôs de crédito (Serasa, SPC, etc) estão autorizadas a divulgar os dados para as empresas que estão fazendo consultas e verificando se podem autorizar o crédito para quem solicita.

Todavia, é permitido que uma pessoa faça a consulta do CPF de terceiros, desde que seja o representante legal, judicial ou procurador da pessoa. Para isso, é necessário que o cidadão se dirija à uma agência da Receita Federal.

Leia também

você pode gostar também

Moeda de 1 real rara vale MUITO dinheiro; veja se você tem

O mercado de colecionadores de cédulas e moedas é surpreendente; conheça mais detalhes, a seguir, a respeito da numismática.

Concurso AGU: inscrições terminam em breve; veja como participar

Concurso AGU 2023 (Advocacia-Geral da União) oferece 300 vagas destinadas a profissionais de nível superior. Veja como realizar sua inscrição.

Tesouro Direto cria complemento para a aposentadoria; conheça o RendA+

Em janeiro, um novo título público do Tesouro Direto entrou em negociação no país. O RendA+ pretende complementar a aposentadoria dos segurados vinculados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Aumento do salário mínimo 2023 vai depender de novos cortes, diz ministra

O novo valor do salário mínimo nacional pode chegar a R$ 1.320,00, mas, para isso, será preciso fazer cortes no orçamento do governo, segundo Simone Tebet.

Alerta INMET: Tempestades e chuvas intensas em mais de 1,1 mil cidades

As tempestades e chuvas intensas continuam sem dar trégua, dessa vez atingindo mais de 1,1 mil cidades. Confira mais informações do alerta INMET do dia.

ChatGPT: inteligência artificial é capaz de escrever textos inteiros sozinha

Esta nova ferramenta que é capaz de gerar diversos tipos de textos, se tornou viral e já atingiu mais de um milhão de usuários, segundo seus criadores.