Novo planeta encontrado pela NASA pode ser habitável; veja os detalhes

Corpo celeste se assemelha à Terra em tamanho e em condições favoráveis à existência de água em sua superfície.

Uma missão enviada pela Nasa foi responsável por avistar um exoplaneta, basicamente do tamanho da Terra. O planeta em questão está localizado a cerca de 100 anos-luz de distância do sistema solar.

continua depois da publicidade

Provavelmente rochoso, o planeta é o quarto corpo celeste a ser descoberto ao redor da estrela anã M conhecida como TOI 700. O novo planeta encontrado pela NASA pode ser habitável e a descoberta trouxe empolgação.

O anúncio foi feito durante a 241ª reunião da Sociedade Americana de Astronomia, sediada na cidade de Seattle, nos Estados Unidos. A descoberta em questão ainda foi publicada em revistas especializadas.

Novo planeta encontrado pela NASA

Leia também

Uma missão da NASA comandada pelo Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito (TESS) avistou o exoplaneta, chamado de TOI 700 e, com probabilidade de ter composição rochosa e praticamente 95% do tamanho da Terra.

continua depois da publicidade

Nesse sentido, o novo planeta encontrado pela NASA pode ser habitável por se encontrar em uma região do sistema planetário em que é possível a presença de água líquida na superfície do planeta.

O exoplaneta TOI 700 e é o quarto planeta a ser descoberto a orbitar a pequena estrela anã M, de nome TOI 700. Além dele, outros três exoplanetas foram encontrados no mesmo sistema, TOI 700 b, c, d. Destes, apenas dois reúnem as condições para poder apresentar algum tipo de vida, tornando-se habitável.

continua depois da publicidade

Assim, as características do exoplaneta TOI 700 e são as seguintes:

  • O planeta está localizado a 100 anos-luz de distância;
  • O exoplaneta TOI 700e é provavelmente rochoso;
  • Sua órbita em torno da estrela anã M TOI 700 dura 28 dias.

Outros exoplanetas

O planeta mais próximo da estrela anã M TOI 700 é o exoplaneta TOI 700 b, com 90% do tamanho da Terra. Sua órbita em torno da estrela dura 10 dias aqui na Terra. Na sequência, o TOI 700 c, com 2,5 vezes o tamanho da Terra e uma órbita em torno da estrela a cada 16 dias.

Entretanto, os únicos planetas localizados na zona habitável do sistema são o TOI 700 d e o TOI 700 e. Suas órbitas em torno da estrela anã M TOI 700 duram 37 e 28 dias, respectivamente. O tamanho do último planeta descoberto se assemelha a 95% o tamanho da Terra.

continua depois da publicidade

Nesse sentido, a missão TESS está operante desde 2018, monitorando porções enormes do céu noturno por dias seguidos. A observação de estrelas mais brilhantes e suas mudanças de brilho indicam planetas que suas órbitas movem na frente de suas estrelas.

A Missão TESS observa o céu desde 2018, começando pela porção sul e depois para a porção norte. Em 2020, entretanto, a missão voltou para a porção sul, para obter informações adicionais e acabou descobrindo o quarto planeta no sistema planetário conhecido como TOI 700.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade