Calendário 2023 conta com quatro feriados prolongados; veja as datas

Com o começo de 2023, as pessoas precisam ficar atentas às datas de feriados prolongados e pontos facultativos ao longo do ano.

O calendário de 2023 foi divulgado pelo Ministério da Economia na primeira semana deste dia. De acordo com as datas anunciadas, este ano terá 14 pontos facultativos e feriados nacionais. Porém, quatro feriados prolongados prometem estender o descanso dos brasileiros.

continua depois da publicidade

Em resumo, define-se como feriado prolongado uma data comemorativa celebrada em uma sexta-feira ou segunda-feira. Como consequência, há uma extensão do final de semana.

Entretanto, existe a possibilidade de estender as folgas com os feriados que caem na quinta-feira. Neste caso, pode-se ampliar o número de feriados prolongados para sete.

Em alguns estados brasileiros, os pontos facultativos também impõem pausas obrigatórias, mudando um pouco o calendário e as datas prolongadas. Saiba mais informações a seguir:

continua depois da publicidade
Leia também

Quais são os feriados prolongados no calendário de 2023?

Considerando os feriados nacionais que caem em uma sexta-feira, deve-se considerar a Paixão de Cristo e Tiradentes. Em primeiro lugar, a Paixão de Cristo em 2023 é celebrado no dia 7 de abril, também conhecido como Sexta-feira Santa.

Basicamente, esse feriado religioso celebra os eventos bíblicos que narram o julgamento e a execução de Jesus Cristo. Neste sentido, os cristãos utilizam a data para realizar orações, cultos, vigílias e tradições voltadas à reflexão.

continua depois da publicidade

Por outro lado, o feriado de Tiradentes será comemorado no dia 21 de abril. Na terceira sexta-feira do mês, os brasileiros homenageiam o brasileiro Joaquim José da Silva Xavier, responsável pela Inconfidência Mineira.

Em específico, essa data é determinada com base na execução de Tiradentes, que aconteceu em 21 de abril de 1792. Entretanto, o feriado surgiu oficialmente no ano de 1965.

Na segunda-feira, os feriados nacionais que podem ser prolongados são o Dia do Trabalho, e o próprio Natal. A princípio, o Dia do Trabalho é celebrado no dia 1º de maio, como uma forma de celebração dos direitos obtidos pela classe trabalhadora no país.

continua depois da publicidade

Em contrapartida, o Natal também cai em uma segunda-feira, no dia 25 de dezembro. Mais do que uma celebração cristã sobre o nascimento de Jesus Cristo, esse evento marca o início das festividades de final de ano e também das férias de verão.

Quais são as outras possibilidades de prolongamento?

Os brasileiros podem contar com a possibilidade de outros feriados prolongados no calendário de 2023. Segundo o cronograma, a Independência do Brasil, Padroeira do Brasil e Finados caem em uma quinta-feira.

Assim, pode ser que haja um espaço de negociação em algumas empresas e instituições públicas para que haja prolongamento. Como consequência, o final de semana começará na quinta-feira, com quatro dias de descanso.

No campo dos pontos facultativos nacionais, o Carnaval começará na segunda-feira, dia 20 de fevereiro. Além disso, o Corpus Christi acontece no dia 8 de junho, uma quinta-feira. Porém, o Dia do Servidor Público, em 28 de outubro, será celebrado no sábado.

Sendo assim, os pontos facultativos poderão também ser estendidos, mas depende de cada empregador, conforme a legislação vigente.

Como ficou o calendário 2023?

Os feriados nacionais seguem a ordem abaixo:

  • Confraternização Universal: 1º de janeiro (domingo);
  • Paixão de Cristo: 7 de abril (sexta-feira);
  • Tiradentes: 21 de abril (sexta-feira);
  • Dia Mundial do Trabalho: 1º de maio (segunda-feira);
  • Independência do Brasil: 7 de setembro (quinta-feira);
  • Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro (quinta-feira);
  • Finados: 2 de novembro (quinta-feira);
  • Proclamação da República: 15 de novembro (quarta-feira);
  • Natal: 25 de dezembro (segunda-feira).

Por fim, os pontos facultativos nacionais em 2023 são:

  • Carnaval: 20 a 22 de fevereiro (segunda a quarta-feira);
  • Corpus Christi: 8 de junho (quinta-feira);
  • Dia do Servidor Público: 28 de outubro (sábado).

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade