Calendário 2023 conta com quatro feriados prolongados; veja as datas

Com o começo de 2023, as pessoas precisam ficar atentas às datas de feriados prolongados e pontos facultativos ao longo do ano.

O calendário de 2023 foi divulgado pelo Ministério da Economia na primeira semana deste dia. De acordo com as datas anunciadas, este ano terá 14 pontos facultativos e feriados nacionais. Porém, quatro feriados prolongados prometem estender o descanso dos brasileiros.

Em resumo, define-se como feriado prolongado uma data comemorativa celebrada em uma sexta-feira ou segunda-feira. Como consequência, há uma extensão do final de semana.

Entretanto, existe a possibilidade de estender as folgas com os feriados que caem na quinta-feira. Neste caso, pode-se ampliar o número de feriados prolongados para sete.

Em alguns estados brasileiros, os pontos facultativos também impõem pausas obrigatórias, mudando um pouco o calendário e as datas prolongadas. Saiba mais informações a seguir:

Quais são os feriados prolongados no calendário de 2023?

Considerando os feriados nacionais que caem em uma sexta-feira, deve-se considerar a Paixão de Cristo e Tiradentes. Em primeiro lugar, a Paixão de Cristo em 2023 é celebrado no dia 7 de abril, também conhecido como Sexta-feira Santa.

Basicamente, esse feriado religioso celebra os eventos bíblicos que narram o julgamento e a execução de Jesus Cristo. Neste sentido, os cristãos utilizam a data para realizar orações, cultos, vigílias e tradições voltadas à reflexão.

Por outro lado, o feriado de Tiradentes será comemorado no dia 21 de abril. Na terceira sexta-feira do mês, os brasileiros homenageiam o brasileiro Joaquim José da Silva Xavier, responsável pela Inconfidência Mineira.

Em específico, essa data é determinada com base na execução de Tiradentes, que aconteceu em 21 de abril de 1792. Entretanto, o feriado surgiu oficialmente no ano de 1965.

Na segunda-feira, os feriados nacionais que podem ser prolongados são o Dia do Trabalho, e o próprio Natal. A princípio, o Dia do Trabalho é celebrado no dia 1º de maio, como uma forma de celebração dos direitos obtidos pela classe trabalhadora no país.

Em contrapartida, o Natal também cai em uma segunda-feira, no dia 25 de dezembro. Mais do que uma celebração cristã sobre o nascimento de Jesus Cristo, esse evento marca o início das festividades de final de ano e também das férias de verão.

Quais são as outras possibilidades de prolongamento?

Os brasileiros podem contar com a possibilidade de outros feriados prolongados no calendário de 2023. Segundo o cronograma, a Independência do Brasil, Padroeira do Brasil e Finados caem em uma quinta-feira.

Assim, pode ser que haja um espaço de negociação em algumas empresas e instituições públicas para que haja prolongamento. Como consequência, o final de semana começará na quinta-feira, com quatro dias de descanso.

No campo dos pontos facultativos nacionais, o Carnaval começará na segunda-feira, dia 20 de fevereiro. Além disso, o Corpus Christi acontece no dia 8 de junho, uma quinta-feira. Porém, o Dia do Servidor Público, em 28 de outubro, será celebrado no sábado.

Sendo assim, os pontos facultativos poderão também ser estendidos, mas depende de cada empregador, conforme a legislação vigente.

Como ficou o calendário 2023?

Os feriados nacionais seguem a ordem abaixo:

  • Confraternização Universal: 1º de janeiro (domingo);
  • Paixão de Cristo: 7 de abril (sexta-feira);
  • Tiradentes: 21 de abril (sexta-feira);
  • Dia Mundial do Trabalho: 1º de maio (segunda-feira);
  • Independência do Brasil: 7 de setembro (quinta-feira);
  • Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro (quinta-feira);
  • Finados: 2 de novembro (quinta-feira);
  • Proclamação da República: 15 de novembro (quarta-feira);
  • Natal: 25 de dezembro (segunda-feira).

Por fim, os pontos facultativos nacionais em 2023 são:

  • Carnaval: 20 a 22 de fevereiro (segunda a quarta-feira);
  • Corpus Christi: 8 de junho (quinta-feira);
  • Dia do Servidor Público: 28 de outubro (sábado).

Leia também

você pode gostar também

Novidades do MEI 2023: veja o que muda para os empreendedores

Os microempreendedores individuais (MEIs) precisam ficar de olho no reajuste dos valores de contribuição e outras mudanças que ocorrerão neste ano de 2023.

Projeto regulamenta NOVA profissão no setor de turismo

O Projeto de Lei em tramitação no Senado Federal pretende regulamentar uma nova profissão no setor de turismo, a fim de promover mais segurança aos trabalhadores e viajantes.

Brasil criou 2 milhões de postos de trabalho em 2022, segundo o Caged

De acordo com dados divulgados pelo governo federal, houve saldo positivo de postos de trabalho com carteira assinada em 2022.

Valores a Receber: Banco Central alerta para golpe do dinheiro esquecido

Criminosos estão divulgando uma oferta falsa a respeito de montantes supostamente esquecidos no BC; veja como se proteger.

Reforma Tributária deve ser votada sem aumento nos impostos

De acordo com declaração do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a reforma tributária deve ser neutra, sem aumento nos impostos.

Guia mensal do MEI 2023 já pode ser emitida com os valores atualizados

Reajuste do pagamento mensal está vigente. Taxas para microempreendedores individuais variam de R$ 66 a R$ 162.