Salário mínimo: PL prevê reajuste acima de inflação para os próximos anos

Projeto de lei que reajusta salário mínimo acima da inflação já está no Senado Federal. Além do índice, o PIB deve ser levado em consideração.

Para garantir o aumento anual no poder de compra dos brasileiros, um Projeto de Lei (PL) prevê que o salário mínimo seja reajustado acima da inflação e com outras regras. O Projeto de Lei nº 1.231/2022, inclusive, é de autoria do senador Paulo Paim (PT – RS).

Ele foi apresentado ao Senado e aguarda a determinação da secretaria da Casa para que seja designado à uma comissão. Saiba mais a seguir.

PL que reajusta salário mínimo acima da inflação

Atualmente, de acordo com a Constituição Federal, o governo é obrigado a reajustar o salário mínimo ao menos no mesmo nível da inflação registrada do ano anterior. O objetivo é que o trabalhador não perca o poder de compra.

Contudo, a inflação medida não necessariamente é a mesma sentida no bolso dos trabalhadores, já que considera diversos produtos e serviços. Por isso, houve a criação de um novo Projeto de Lei.

Segundo o texto criado e enviado por Paulo Paim, caso se torne lei, o piso nacional terá uma Política Nacional de Valorização do Salário Mínimo. Sua validade começaria a partir do ano de 2024.

“Salário mínimo valorizado gera emprego e renda, desenvolve o comércio, todos ganham”, escreveu o senador em um post nas redes sociais ao defender o seu projeto.

O aumento do piso nacional levará em conta Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado ao longo do ano anterior e ainda teria um valor extra, correspondente ao dobro da variação real do Produto Interno Bruto (PIB) dos últimos quatro trimestres.

Além disso, no dia 01 de maio de todos os anos, uma nova avaliação seria feita para verificar se as estimativas do governo estão correspondendo com a realidade. Se na prática houver uma perda no poder de compra do trabalhador, um novo aumento será concedido para retirar a diferença.

Isso se deve ao fato de que, segundo a lei, a implementação de um novo salário mínimo deve ser feita a partir de 01 de janeiro. Contudo, os resultados do INPC e do PIB só saem semanas depois, o que pode gerar números incompatíveis entre as previsões do governo e a realidade.

Ainda de acordo com o PL, os reajustes também servirão para os benefícios que estão atrelados à Previdência Social. Portanto, aposentados e pensionistas do INSS poderão ser beneficiados com a medida.

Projeto impede variações negativas do salário mínimo

Segundo o projeto, se o PIB for negativo ou nulo, será utilizado somente o índice da inflação para reajustar o salário mínimo. Caso a inflação seja negativa ou nula, apenas o PIB será tomado como base para a correção de valores.

Como existe a possibilidade de que o PIB e a inflação sejam negativos ao longo de um ano, o projeto resguarda o trabalhador, impedindo que o salário seja reduzido. Caso esse cenário ocorra, haverá um reajuste de 1% no salário mínimo.

Vale lembrar que o salário mínimo de 2023 é de R$ 1.320, um aumento de mais de 8% em relação ao anterior (R$ 1.212). O piso nacional voltou a ter um ganho real, que foi garantido graças à PEC da Transição.

Leia também

você pode gostar também

NASA: viagem para Marte pode acontecer ainda em 2023

Uma equipe de cientistas explica que a propulsão térmica a laser pode reduzir o tempo de viagem, que atualmente é de cerca de seis meses.

5G: Mais de 75 cidades brasileiras têm sinal autorizado pela Anatel

Nesta semana, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou o sinal de 58 em mais de 75 cidades brasileiras, localizadas próximos de capitais. A expectativa é continuar ampliando o acesso à tecnologia.

Censo 2022: IBGE deve liberar os resultados em abril

Após uma sequência de adiamentos e entraves na realização do Censo 2022, o IBGE atualizou a previsão de divulgação dos resultados. As operações seguem ao longo de fevereiro.

Motocicletas ficarão isentas do IPVA 2023? Entenda a nova lei

No último ano, o projeto legislativo que prevê a isenção para motocicletas foi sancionado com força de lei. Porém, existem condições específicas de elegibilidade para a medida.

Bradesco tem mais de 40 vagas de emprego disponíveis; veja os cargos

Vagas de emprego disponíveis são destinadas a diversas áreas, em agências da instituição bancária, espalhadas por todo o país.

Detran fará mutirão de renovação da CNH; veja onde e como participar

A renovação da CNH deve ser feita periodicamente pelos motoristas. Caso não façam, estarão sujeitos ao pagamento de multa e a perda de sete pontos na carteira, por exemplo.