Nova regra do semáforo vermelho já está valendo no país; veja o que mudou

A regra do semáforo vermelho é apenas uma das alterações no Código de Trânsito Brasileiro que entraram em vigor nos últimos anos, mas ainda são desconhecidas.

A legislação de trânsito passou por algumas mudanças nos últimos anos e algumas normas entraram em vigor, mas nem todos os condutores sabem. Uma delas é a nova regra do semáforo vermelho, criada pela Lei 14.071/2020. Essa alteração começou a vigorar no dia 12 de abril de 2021 liberando uma manobra específica.

No entanto, é preciso que o local esteja sinalizado corretamente para evitar multas. A alteração ainda é desconhecida por muito e pode causar algumas inconveniências no trânsito. Por isso, é importante que os motoristas fiquem atentos à novidade, lembrando de sempre dirigir com cuidado.

O que é a regra do semáforo vermelho?

regra do semáforo, nova regra do semáforo vermelho, regra do semáforo vermelho
A nova regra do semáforo vermelho ainda não foi sinalizada em alguns lugares. Foto: montagem / Pexels – Canva PRO

De acordo com a Lei 14.071/2020, “é livre o movimento de conversão à direita diante de sinal vermelho do semáforo onde houver sinalização indicativa que permita essa conversão”. Isso significa que os condutores poderão virar à direita mesmo que o sinal esteja fechado.

No entanto, para isso, é preciso que o semáforo conte com placa informando “livre à direita”. Caso contrário, a manobra segue proibida. A nova regra do semáforo vermelho já vigora em todo o país, mas apenas alguns municípios realizaram a sinalização. Mesmo com a placa indicando a conversão, muitas pessoas desrespeitam a indicação.

Por não saberem dessa mudança, quando o sinal fecha, os condutores ainda param na faixa da direita, impedindo outras pessoas de virarem na esquina. É importante que, nos locais que já estão fazendo uso da placa indicativa, os condutores fiquem atentos e troquem de faixa quando não forem virar à direita.

O texto da regra do semáforo vermelho ainda determina que os motoristas devem respeitar o direito de preferência dos pedestres. Ou seja, mesmo que a liberação à direita exista, os motoristas devem parar o carro caso haja pedestres para atravessar a faixa. Vale ressaltar que furar o sinal fechado que não possui a sinalização específica continua sendo uma infração.

Outras mudanças na legislação de trânsito

As alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foram para diferentes casos, não só para o semáforo vermelho. Várias outras mudanças entraram em vigor nos últimos anos, como:

  • Regra do farol baixo: condutores de veículos que possuem luz de condução diurna (DRL) podem usar essa nas rodovias durante o dia e ficam desobrigados a acender o farol baixo;
  • Lei do insulfilm: a película que escurece os vidros dos carros não pode ter bolhas no para-brisa ou vidros laterais dianteiros. O insulfim também não pode ter transmitância luminosa abaixo de 70%, independentemente da cor. Ou seja, esses precisam permitir que, pelo menos, 70% da luz incidente passe pelo vidro;
  • Novas categorias da CNH: a carteira de motorista agora inclui tabela com 13 modalidades de condução.

Quem é habilitado para dirigir veículos automotores precisa ficar sempre atento às mudanças do CTB para evitar cometer infrações e ser multado.

Leia também

você pode gostar também

Novidades do MEI 2023: veja o que muda para os empreendedores

Os microempreendedores individuais (MEIs) precisam ficar de olho no reajuste dos valores de contribuição e outras mudanças que ocorrerão neste ano de 2023.

Projeto regulamenta NOVA profissão no setor de turismo

O Projeto de Lei em tramitação no Senado Federal pretende regulamentar uma nova profissão no setor de turismo, a fim de promover mais segurança aos trabalhadores e viajantes.

Brasil criou 2 milhões de postos de trabalho em 2022, segundo o Caged

De acordo com dados divulgados pelo governo federal, houve saldo positivo de postos de trabalho com carteira assinada em 2022.

Valores a Receber: Banco Central alerta para golpe do dinheiro esquecido

Criminosos estão divulgando uma oferta falsa a respeito de montantes supostamente esquecidos no BC; veja como se proteger.

Reforma Tributária deve ser votada sem aumento nos impostos

De acordo com declaração do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a reforma tributária deve ser neutra, sem aumento nos impostos.

Guia mensal do MEI 2023 já pode ser emitida com os valores atualizados

Reajuste do pagamento mensal está vigente. Taxas para microempreendedores individuais variam de R$ 66 a R$ 162.