Com a chegada do fim de ano, é comum que algumas pessoas consigam entrar em férias ou tenham alguns dias de recesso no trabalho. Se você está pensando em pegar a estrada ou passar o réveillon na praia, é importante conferir a previsão do tempo para os próximos dias.
De acordo com o Climatempo, a noite do dia 31 de dezembro de 2022 pode trazer muita chuva em diversas regiões do Brasil. O aumento das precipitações tem relação com a chamada Zona de Convergência do Atlântico Sul, fenômeno conhecido por aumentar a concentração de nuvens em determinadas regiões.
Previsão do tempo para o réveillon
A última semana de 2022 será marcada por um aumento considerável de nuvens carregadas e, por consequência, pancadas de chuva em praticamente todo o Brasil.
Além do acúmulo de nuvens, existe também uma combinação de ventos circulando pelo país, o que aumenta o ar úmido em determinadas regiões.
A boa notícia é que a Zona de Convergência do Atlântico Sul deverá ser menos intensa nos próximos dias, mas, ainda assim, o fenômeno trará chuvas na virada de ano.
Chuvas mais fortes no Sudeste
A partir desta quarta-feira, 28/12, os céus de regiões como o norte e o leste de São Paulo, todo o estado do Rio de Janeiro e o sul e o centro-oeste de Minas Gerais devem ficar com uma concentração aumentada de nuvens carregadas.
Isso deve se estender até o dia 31 de dezembro, propiciando pancadas de chuva ao longo do dia e favorecendo alagamentos e deslizamentos em diversos pontos das regiões afetadas.
Quem planeja acompanhar a festa de fogos nas praias, incluindo na tradicional Copacabana, deve se preparar para enfrentar períodos de chuva forte.
Norte e Centro-Oeste terão tempo mais abafado
Os estados das regiões Norte e Centro-Oeste devem passar por dias mais abafados, quando as temperaturas ficam altas e os ventos ficam mais úmidos. Nessas partes do país, as chances de chuva na hora da virada são menores, mas ainda é possível que temporais aconteçam nos próximos dias.
A região Norte deve passar por muito calor, em combinação com chuvas frequentes e de grande volume. O alerta é válido especialmente no Acre, em Rondônia e no Amazonas.
Sul com frente fria
Os estados do Sul do país devem continuar com temperaturas mais amenas em decorrência da passagem de uma frente fria por Santa Catarina e pelo Paraná.
Na hora da virada, há previsão de chuvas mais fortes, que podem resultar em alagamentos. No Rio Grande do Sul, por outro lado, a previsão é de um réveillon sem umidade, muito seco e quente.
Nordeste terá chuvas fracas
Os estados do Nordeste terão dias de muito calor e umidade, resultando em algumas chuvas de baixa intensidade. Ainda assim, de acordo com as previsões do Climatempo, é possível que Aracaju, Natal, João Pessoa, Salvador e Recife passem o réveillon com chuva.