Mais chuva vindo aí: INMET emite alerta para mais de 1,2 mil cidades

O intenso volume de chuvas dos últimos dias têm castigado diversos municípios do país, e a previsão é de mais acumulados para as próximas horas segundo o Inmet.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), hoje será mais um dia de chuvas intensas pelo Brasil. Em alerta publicado às 9h35 desta quinta-feira (29), o Inmet informa que pode ocorrer chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos de até 100 km/h. O aviso, que é válido até às 10h de amanhã (30), também menciona risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

continua depois da publicidade

No verão, a ocorrência de precipitações volumosas é comum praticamente em todo o país, exceto na Região Sul, no Estado de Roraima e parte do Nordeste. Já no Sudeste e Centro-Oeste, a temporada chuvosa é reforçada pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), enquanto nas Regiões Norte e Nordeste, a responsável pela formação de nuves carregadas é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Apesar de favorecer as safras em algumas localidades, as chuvas intensas têm causado estragos em outros. Com efeito, os estados da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais estão entre os mais afetados.

Áreas que estão sob alerta potencial de chuvas intensas

Leia também
  1. Centro Goiano;
  2. Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba;
  3. Centro-Sul Mato-grossense;
  4. Sul Goiano;
  5. Presidente Prudente;
  6. São José do Rio Preto;
  7. Nordeste Mato-grossense;
  8. Leste de Mato Grosso do Sul;
  9. Campinas;
  10. Oeste de Minas;
  11. Piracicaba;
  12. Bauru;
  13. Sul/Sudoeste de Minas;
  14. Centro Norte de Mato Grosso do Sul;
  15. Zona da Mata;
  16. Campo das Vertentes;
  17. Norte Mato-grossense;
  18. Ribeirão Preto;
  19. Araçatuba;
  20. Sudeste Mato-grossense;
  21. Marília;
  22. Araraquara;
  23. Sul Fluminense;
  24. Vale do Paraíba Paulista;
  25. Noroeste Fluminense;
  26. Sul Amazonense;
  27. Pantanais Sul Mato-grossense;
  28. Noroeste Goiano;
  29. Sudoeste Mato-grossense;
  30. Baixadas;
  31. Centro Fluminense;
  32. Leste Rondoniense;
  33. Metropolitana de São Paulo;
  34. Macro Metropolitana Paulista;
  35. Metropolitana do Rio de Janeiro;
  36. Norte Fluminense;
  37. Madeira-Guaporé;
  38. Metropolitana de Belo Horizonte;
  39. Central Mineira;
  40. Sudoeste Paraense;
  41. Itapetininga.

Veja a lista completa de municípios citados no alerta do Inmet, acessando o site do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS).

continua depois da publicidade

Previsão para os próximos dias

Segundo o Inmet, a tendência é que as chuvas continuem pelo Brasil nos próximos dias, especialmente na região Central e Sudeste do país, com destaque para Minas Gerais que pode registrar volumes acima da média neste período.

Além disso, a área denominada Matopiba, que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, também poderá receber precipitações significativas nos próximos dias.

No início de janeiro, mais chuvas são esperadas para São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e áreas do Centro-Oeste, com acumulados que podem ultrapassar 100mm. Parte Nordeste do Brasil também receberá pancadas de chuva nesse início de ano, enquanto no Rio Grande do Sul a previsão é de tempo seco.

continua depois da publicidade

Instruções do Inmet

Por fim, o Inmet orienta que os moradores evitem estacionar veículos perto de torres de transmissão e de placas de propaganda, além de não buscarem abrigo debaixo de árvores devido ao risco de queda de galhos e de descargas elétricas.

Outra recomendação é evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e, se possível, desligar o quadro geral de energia. Caso deseje mais informações, entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e com o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade