Calendário Feriados Nacionais 2023: governo divulga lista com as datas

Calendário Feriados Nacionais 2023 conta com 14 datas de folga para os trabalhadores de todo o país ao longo do ano.

Nesta quinta-feira (29/12), o Ministério da Economia (ME) divulgou o calendário oficial de feriados nacionais e pontos facultativos para 2023. As datas marcam folgas para os servidores federais e outras categorias de trabalhadores no próximo ano. Assim, empresas e funcionários podem já começar a se programar.

O primeiro feriado nacional previsto já acontece neste final de semana, com a virada do Ano Novo. A data será celebrada no domingo, dia que muitas pessoas já estão sem expediente. O cronograma completo foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) por meio da Portaria n° 11.090, que estabelece algumas normas.

O texto determina que “os dias de guarda dos credos e religiões, não relacionados nesta portaria, poderão ser compensados, desde que previamente autorizados pelo responsável pela unidade administrativa do exercício do agente público”.

Confira o calendário Feriados Nacionais 2023 completo

feriados 2023, feriados nacionais 2023, calendário feriados nacionais 2023, calendário feriados 2023
Calendário feriados nacionais 2023. Foto: montagem / Pexels – Canva PRO

Ao todo, o Ministério da Economia prevê 14 dias de folga, sendo nove delas obrigatórias. As outras cinco serão facultativas, ficando a cargo dos órgãos e empresas decidirem sobre a liberação dos trabalhadores. O calendário de Feriados Nacionais para 2023 ficou da seguinte maneira:

  • 1º de janeiro – domingo, Confraternização Universal (feriado nacional);
  • 20 de fevereiro – segunda-feira, Carnaval (ponto facultativo);
  • 21 de fevereiro – terça-feira, Carnaval (ponto facultativo);
  • 22 de fevereiro – quarta-feira, Quarta-Feira de Cinzas (ponto facultativo até às 14 horas);
  • 7 de abril – sexta-feira, Paixão de Cristo (feriado nacional);
  • 21 de abril – sexta-feira, Tiradentes (feriado nacional);
  • 1º de maio – segunda-feira, Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);
  • 8 de junho – quinta-feira, Corpus Christi (ponto facultativo);
  • 7 de setembro – quinta-feira, Independência do Brasil (feriado nacional);
  • 12 de outubro – quinta-feira, Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
  • 28 de outubro – sábado, Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
  • 2 de novembro – quinta-feira, Finados (feriado nacional);
  • 15 de novembro – quarta-feira, Proclamação da República (feriado nacional); e
  • 25 de dezembro – segunda-feira, Natal (feriado nacional).

Além dessas datas, os estados e municípios ainda devem informar sobre as celebrações locais que dão direito à folga. Essas costumam ser divulgadas próximo ao feriado ou ponto facultativo em formato de decreto.

Entenda a diferença entre feriado e ponto facultativo

Muitas pessoas fazem confusão em relação aos termos “feriado” e “ponto facultativo”. Isso porque as duas expressões fazem referências a folgas para trabalhadores. No entanto, há uma diferença bastante significativa entre elas no que tange à obrigatoriedade da liberação.

Os feriados, sejam eles nacionais, estaduais ou municipais, são folgas obrigatórias previstas por lei. Ou seja, na data do feriado não pode haver expediente. Caso o empregador faça seus funcionários trabalharem nesse dia, ele deverá garantir uma compensação depois, podendo ser:

  • Outro dia de folga; ou
  • Pagamento pelas horas extras trabalhadas.

Já no caso do ponto facultativo, como o próprio nome já diz, existe uma opção pelo expediente acontecer normalmente ou não. Contudo, essa não é uma autonomia do trabalhador e sim da empresa. O empregador pode decidir dar a folga para seus funcionários ou não.

Caso a empresa decida por não liberar os servidores em dia de ponto facultativo, não precisará pagar uma compensação depois. Isso porque essa não é uma folga obrigatória.

Leia também

você pode gostar também

Moeda de 1 real rara vale MUITO dinheiro; veja se você tem

O mercado de colecionadores de cédulas e moedas é surpreendente; conheça mais detalhes, a seguir, a respeito da numismática.

Concurso AGU: inscrições terminam em breve; veja como participar

Concurso AGU 2023 (Advocacia-Geral da União) oferece 300 vagas destinadas a profissionais de nível superior. Veja como realizar sua inscrição.

Tesouro Direto cria complemento para a aposentadoria; conheça o RendA+

Em janeiro, um novo título público do Tesouro Direto entrou em negociação no país. O RendA+ pretende complementar a aposentadoria dos segurados vinculados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Aumento do salário mínimo 2023 vai depender de novos cortes, diz ministra

O novo valor do salário mínimo nacional pode chegar a R$ 1.320,00, mas, para isso, será preciso fazer cortes no orçamento do governo, segundo Simone Tebet.

Alerta INMET: Tempestades e chuvas intensas em mais de 1,1 mil cidades

As tempestades e chuvas intensas continuam sem dar trégua, dessa vez atingindo mais de 1,1 mil cidades. Confira mais informações do alerta INMET do dia.

ChatGPT: inteligência artificial é capaz de escrever textos inteiros sozinha

Esta nova ferramenta que é capaz de gerar diversos tipos de textos, se tornou viral e já atingiu mais de um milhão de usuários, segundo seus criadores.