Raro alinhamento de seis planetas poderá ser visto no final do ano

Um fenômeno raro acontece no céu do país no final desse mês, trazendo a possibilidade de ser visto a olho nu em lugares estratégicos.

O Sistema Solar é formado por oito planetas, além de milhares de outros corpos celestes que orbitam a estrela maior, o Sol. A formação do Sistema Solar só foi possível a partir do colapso entre objetos celestes.

continua depois da publicidade

Todavia, um raro alinhamento de seis planetas poderá ser visto no final do ano, junto com outros fenômenos que sempre acontecem no céu. Esse tipo de fenômeno, inclusive é muito raro de acontecer e promete ser um espetáculo para quem conferir.

Planetas alinhados no céu

Os eventos cósmicos de dezembro reservam um evento raro nos céus do Brasil. O grande destaque do mês é o alinhamento de seis planetas do Sistema Solar, que a partir do dia 23 de dezembro poderão ser observados a olho nu.

Leia também

Nesse sentido, os planetas poderão ser observados em um curto período de tempo, entre o fim da tarde e o início da noite. A aparição ocorre em sequência, com Vênus, Mercúrio, Saturno, Júpiter, Urano e Marte e dura uma semana.

continua depois da publicidade

Este evento astronômico é considerado como marcante pela comunidade científica e acontece por Mercúrio encontrar-se em uma posição retrógrada, percorrendo uma direção oposta a de outros corpos do Sistema Solar.

Posição dos planetas

A partir do dia 23 de dezembro será possível enxergar seis planetas do Sistema Solar alinhados no céu. O fenômeno é raro e acontece por uma semana, sempre no fim da tarde e início da noite e se o céu estiver limpo e aberto, será possível observar facilmente.

continua depois da publicidade

Os planetas se posicionam de forma alinhada e em sequência. Vênus e Mercúrio vão ser breves em suas aparições e ficam a Oeste do Sol. Do lado Leste vão ficar Júpiter, Urano e Marte, em uma posição um pouco mais alta do que outros.

Nesse sentido, Saturno e seus anéis ficam ao lado da Lua e basta ter um pouco de atenção para enxergá-lo no céu limpo e aberto. Por sua vez, Mercúrio fica visível até o fim do ano, um fato extremamente raro – justamente por este ser o planeta mais difícil de ser observado a olho nu.

O Sistema Solar

O Sistema Solar é uma estrutura que se formou ao longo do tempo, resultado de um colapso de uma nuvem de corpos celestes, evento conhecido como nebulosa solar. A explosão ocorrida originou o Sol e outros elementos, como os planetas e satélites.

continua depois da publicidade

Essa estrutura astronômica possui oito planeta, além de outros corpos celestes orbitando o Sol. Nesse sentido, os planetas que compõem o Sistema Solar são:

  • Mercúrio;
  • Vênus;
  • Terra;
  • Marte;
  • Júpiter;
  • Saturno;
  • Urano;
  • Netuno.

Corpos celestes

Além dos planetas, o Sistema Solar é composto por outros corpos celestes que transitam pelo sistema. Nesse sentido, é possível falar na presença de outros elementos, com características bastante exclusivas:

  • Asteroides – corpos que orbitam outros objetos que estão no Sistema Solar. Possuem dimensões variadas, podendo ser grandes, médios ou pequenos e causar maiores ou menores impactos, além de movimentação própria;
  • Cometas – estes corpos celestes apresentam uma cauda luminosa bem característica. Possuem gelo, rochas, minerais e outros elementos em sua formação, sendo muito extensos e irregulares;
  • Meteoroides – são formados por fragmentos de rocha que se movimentam pelo Sistema Solar e podem acabar entrando na atmosfera terrestre, a depender de sua localização e de outros fatores. Todavia, quando um meteoroide entra na atmosfera, é chamado de meteoro. Quando ele cai no solo, é chamado de meteorito.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade