O verão começou, oficialmente, às 18h25 da última quarta-feira, 21 de dezembro. Por isso, a espera era de que o sol aberto fosse identificado. No entanto, muitos estados brasileiros ainda passam por instabilidade climática e podem ter um Natal chuvoso. Pelo menos isso é o que revela a previsão do tempo do Inmet.
A justificativa é que a Zona de Convergência do Atlântico Sul, reforçada pela passagem de uma frente fria na altura da costa do Espírito Santo, mantém grandes áreas de instabilidade, nuvens carregadas e chuva na maioria do Brasil.
Onde terá chuva no Natal?
Primeiro, é importante considerar o volume da precipitação para o estado do Espírito Santo e na região serrana e no noroeste do Rio de Janeiro, além do norte, centro e leste de Minas Gerais.
Confira as possibilidades de chuva por região do país:
Região sul
O dia 24 de dezembro deve ter muito calor no sul do país. No entanto, existe expectativa de uma nova frente fria no Rio Grande do Sul, carregando chuva, ventania e possibilidade de temporais nas áreas de fronteira com o Uruguai.
A previsão é que, no domingo (25/12), a chuva se espalhe pelo leste do Rio Grande do Sul. Os estados do Paraná e Santa Catarina, no entanto, não sentem o efeito deste sistema frontal e, por isso, o tempo firme predomina.
Região Sudeste
A previsão é que a chuva diminua em toda a região, e no Rio de Janeiro e São Paulo haja mais períodos de sol, aumento das temperaturas e as condições são apenas de chuvas mais isoladas e passageiras.
No norte de Minas Gerias e do Espírito Santo, o tempo estará nublado, mas ainda com chuva de moderada intensidade. Além disso, chuvas rápidas, típicas da estação e concentradas no final do dia 25, se espalhando por São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais.
Região Centro-Oeste
A véspera de Natal tem com muita chuva em Goiás e Distrito Federal. Ao longo da tarde do dia 24, a chuva com temporais está prevista para Mato Grosso, enquanto em Mato Grosso do Sul, a condição de chuva é menor e o tempo mais aberto predomina.
Além disso, chuvas fortes devem cair no dia 25 de dezembro no Distrito Federal, além dos estados de Goiás e Mato Grosso.
Região Nordeste
O Nordeste é uma das regiões com mais potencial para chuva neste final de semana de Natal. As chuvas devem ficar mais concentradas nos estados da Bahia, sul do Piauí e Maranhão. Além disso, haverá pancadas de chuvas isoladas no norte do Maranhão e do Piauí, interior do Pernambuco e da Paraíba e tempo aberto nas demais áreas.
Para o dia 25 de dezembro, é provável que haja chuvas fortes nos estados da Bahia, Maranhão e Piauí.
Região Norte
A previsão é de chuvas fortes no Tocantins, sul do Pará, na região de Belém e no Amapá na véspera do Natal, dia 24 de dezembro.
Já nos estados do Acre e Roraima, a chuva será irregular e possivelmente haverá tempo abafado com chuvas rápidas em Rondônia e no Amazonas. Todos os estados da região Norte devem ter chuvas no dia 25 de dezembro.
Chuvas no Natal: pistas molhadas
Como a previsão é de muita chuva por todo o Brasil, é importante redobrar a atenção nas pistas. Nas festas de final de ano, o fluxo de veículos nas estradas aumentam de maneira expressiva. Por isso, é importante dar uma geral no carro antes de sair de casa.
Confira algumas dicas para se atentar antes de sair de casa:
- Revisão do óleo;
- Troca de filtro;
- Revisar a água;
- Verificar vazamentos;
- Conferir os freios;
- Revisar o sistema de direção;
- Verificar os pneus e estepe;
- Fazer a geometria e o balanceamento.