Saiba como será o funcionamento dos bancos no final deste ano

Quem utiliza os serviços bancários deve se atentar ao horário de funcionamento das agências no fim de ano. Com o Natal e o Ano Novo, o expediente bancário é alterado em alguns dias. Confira abaixo.

Apesar de não ser uma regra para todos os brasileiros, é normal que pessoas físicas e jurídicas possuam contas em instituições financeiras e realizem transações comerciais, inclusive por meio do atendimento presencial. Desse modo, o final do ano se aproxima e muitas pessoas desejam saber como o comércio irá funcionar nos dias finais de 2022, especialmente os bancos.

Para sanar essa dúvida, na última quarta-feira (14), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou o horário de funcionamento dos bancos para este final de ano. O horário será diferente do ano passado, visto que os bancos ficarão fechados em alguns dias da última semana de 2022 e no primeiro dia de janeiro de 2023.

No entanto, o expediente segue normal na sexta-feira, 23 de dezembro, e na quinta-feira, 29, tanto para atendimento ao público quanto para a realização de todas as operações bancárias solicitadas pelos clientes.

A entidade ainda afirma que carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone) vencidos no feriado poderão ser pagos sem taxa no dia útil seguinte.

Resolução do Conselho Monetário Nacional de 2020

A Federação ainda ressalta que, conforme previsto em Resolução do Conselho Monetário Nacional de 2020, sábados, domingos e feriados nacionais não são considerados dias úteis para fins de expediente bancário, além disso, as agências bancárias não abrem para atendimento em feriados oficiais, sejam eles de cunho municipal, estadual ou federal.

Assim, a entidade informa que os bancos não funcionarão na véspera de Natal (24/12), no Natal (25/12), no dia 30/12, na véspera de Ano Novo (31/12) e no dia 1ª de janeiro de 2023 (Dia da Fraternidade Universal). Com efeito, o expediente será retomando normalmente no dia 02 de janeiro (segunda-feira).

Apesar disso, os canais eletrônicos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, além de caixas eletrônicos, telefone e correspondentes estarão disponíveis a toda população para transações financeiras.

Também é possível fazer o agendamento de pagamentos das contas de consumo (água, energia, telefonia) usando o código de barras nos próprios caixas automáticos. Clientes que possuem cadastro com sacados eletrônicos, podem agendar ou pagar seus boletos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Confira o expediente dos bancos neste final de ano

  • Dia 23/12 (sexta-feira): os bancos funcionarão em horário normal, havendo tanto atendimento ao público quanto para operações;
  • Dia 24/12 (sábado): os bancos não funcionarão;
  • Dia 25/12 (domingo): os bancos não funcionarão;
  • Dia 29/12 (quinta-feira) haverá expediente bancário em horário normal, sendo o último dia de funcionamento em 2022;
  • Dia 30/12 (sexta-feira): neste dia, os bancos não abrirão para atendimento ao público;
  • Dia 31/12 (sábado): neste dia, os bancos também não abrirão para atendimento ao público;
  • Dia 1º de janeiro de 2023: as agências bancárias não funcionarão durante o feriado da Confraternização Universal.

Por fim, o expediente normal das instituições bancárias, de acordo com a Febraban, será retomado em 02 de janeiro, isto é, o primeiro dia útil de 2023.

Leia também

você pode gostar também

5G: Mais de 75 cidades brasileiras têm sinal autorizado pela Anatel

Nesta semana, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou o sinal de 58 em mais de 75 cidades brasileiras, localizadas próximos de capitais. A expectativa é continuar ampliando o acesso à tecnologia.

Censo 2022: IBGE deve liberar os resultados em abril

Após uma sequência de adiamentos e entraves na realização do Censo 2022, o IBGE atualizou a previsão de divulgação dos resultados. As operações seguem ao longo de fevereiro.

Motocicletas ficarão isentas do IPVA 2023? Entenda a nova lei

No último ano, o projeto legislativo que prevê a isenção para motocicletas foi sancionado com força de lei. Porém, existem condições específicas de elegibilidade para a medida.

Bradesco tem mais de 40 vagas de emprego disponíveis; veja os cargos

Vagas de emprego disponíveis são destinadas a diversas áreas, em agências da instituição bancária, espalhadas por todo o país.

Detran fará mutirão de renovação da CNH; veja onde e como participar

A renovação da CNH deve ser feita periodicamente pelos motoristas. Caso não façam, estarão sujeitos ao pagamento de multa e a perda de sete pontos na carteira, por exemplo.

Vale-alimentação deve ter novas regras a partir de março de 2023

Vale-alimentação deixará de ser regulado pelo Banco Central, facilitando a entrada de novas empresas no mercado. Veja o que muda.