Calendário de feriados prolongados em 2023: confira todas as datas

Feriados prolongados são datas que as pessoas geralmente podem usar para descansar, viajar ou fazerem qualquer outro plano. Confira as datas em 2023.

O ano do brasileiro sempre começa com um feriado. Em 2023, o dia 1º de janeiro cairá em um domingo, que será feriado. Entretanto, o calendário de feriados prolongados em 2023 reserva algumas boas datas para o brasileiro.

Ao contrário do que aconteceu neste ano, 2023 será marcado por um calendário de feriados prolongados bem mais generoso. Para adiantar, apenas uma data cairá em um final de semana.

Feriados prolongados em 2023

Após um ano de 2022 com muitos feriados prolongados em fins de semana e em dias da semana, o próximo ano será marcado por muitos feriados prolongados, em especial no segundo semestre.

As datas consideradas móveis, a exemplo do Carnaval e da Semana Santa, já são uma oportunidade que muitas pessoas aproveitam para prolongar e assim fazer programas um pouco mais longos, como uma viagem de descanso.

Assim, outros feriados nacionais, como Tiradentes (21 de abril – sexta-feira) e o Dia do Trabalho (1º de maio – segunda-feira) serão oportunidades perfeitas para emendar uns dias e emendar a folga do trabalho.

No segundo semestre, os feriados do Dia da Independência, Nossa Senhora Aparecida e Finados acontecem no fim da semana e são uma grande chance de muitos trabalhadores brasileiros emendarem e terem mais um tempo de descanso.

Durante o mês de novembro, o feriado da Proclamação da República é o único que cai durante a semana. Em algumas localidades, como Alagoas, Rio de Janeiro e Amazonas e em cerca de 1.260 cidades brasileiras, no dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra, que também será durante a semana.

O último feriado do ano será o Natal, que em 2023 acontece em uma segunda-feira. No total, são nove feriados nacionais válidos para todos os estados. Desses, 7 serão prolongados. Os feriados são, afinal, a melhor maneira de descansar ou fazer um programa mais demorado, como uma viagem.

Calendário de feriados prolongados em 2023

O calendário de feriados prolongados em 2023 vai trazer muitos feriados em datas que o brasileiro poderá emendar e curtir um merecido descanso. Confira:

  • 1º de janeiro – Confraternização Universal (domingo);
  • 20 de fevereiro – Carnaval (segunda-feira; ponto facultativo);
  • 21 de fevereiro – Carnaval (terça-feira; ponto facultativo);
  • 7 de abril – Paixão de Cristo (sexta-feira);
  • 21 de abril – Tiradentes (sexta-feira);
  • 1º de maio – Dia do Trabalho (segunda-feira);
  • 8 de junho – Corpus Christi (quinta-feira);
  • 7 de setembro – Independência do Brasil (quinta-feira);
  • 12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida (quinta-feira);
  • 2 de novembro – Finados (quinta-feira);
  • 15 de novembro – Proclamação da República (quarta-feira);
  • 20 de novembro – Dia da Consciência Negra (segunda-feira);
  • 25 de dezembro – Natal (segunda-feira).

Datas móveis: Carnaval e Semana Santa

O Carnaval é considerado uma data móvel e em 2023 ele acontece entre os dias 20 e 21 de fevereiro (segunda e terça-feira). Os dias da festa não são considerados feriados nacionais e sim pontos facultativos. Sendo assim, o Carnaval só pode ser considerado de fato um feriado se estiver determinado na lei estadual ou municipal.

A Semana Santa é o principal feriado que acontece em abril. Embora a Semana Santa comece no dia 2 de abril, terminando com o Domingo de Páscoa, o único feriado é na Sexta-feira Santa, quando ocorre a Paixão de Cristo. Embora a Páscoa seja importante no calendário, a data não é considerada feriado.

Leia também

você pode gostar também

5G: Mais de 75 cidades brasileiras têm sinal autorizado pela Anatel

Nesta semana, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou o sinal de 58 em mais de 75 cidades brasileiras, localizadas próximos de capitais. A expectativa é continuar ampliando o acesso à tecnologia.

Censo 2022: IBGE deve liberar os resultados em abril

Após uma sequência de adiamentos e entraves na realização do Censo 2022, o IBGE atualizou a previsão de divulgação dos resultados. As operações seguem ao longo de fevereiro.

Motocicletas ficarão isentas do IPVA 2023? Entenda a nova lei

No último ano, o projeto legislativo que prevê a isenção para motocicletas foi sancionado com força de lei. Porém, existem condições específicas de elegibilidade para a medida.

Bradesco tem mais de 40 vagas de emprego disponíveis; veja os cargos

Vagas de emprego disponíveis são destinadas a diversas áreas, em agências da instituição bancária, espalhadas por todo o país.

Detran fará mutirão de renovação da CNH; veja onde e como participar

A renovação da CNH deve ser feita periodicamente pelos motoristas. Caso não façam, estarão sujeitos ao pagamento de multa e a perda de sete pontos na carteira, por exemplo.

Vale-alimentação deve ter novas regras a partir de março de 2023

Vale-alimentação deixará de ser regulado pelo Banco Central, facilitando a entrada de novas empresas no mercado. Veja o que muda.