Atenção: e-mail sobre multa por erro no IR é golpe, alerta Receita Federal

Golpistas se passam pela Receita Federal ao enviar e-mail falso com suposto erro no Imposto de Renda. Órgão emitiu nota de alerta.

A Receita Federal fez um alerta a todos os contribuintes do Brasil. Um golpe está sendo dado e milhares de pessoas já podem ter caído. Os criminosos utilizam um e-mail alegando que uma multa será cobrada em relação à declaração do Imposto de Renda.

Vale lembrar que, segundo a Receita Federal, pouco mais de 2 milhões de contribuintes caíram na malha fina da declaração do Imposto de Renda de 2022. Contudo, a notificação não é feita por meio de um e-mail com link para download.

Como identificar o golpe do e-mail do Imposto de Renda

Geralmente, o golpe do e-mail é feito com um criminoso enviando uma mensagem para o usuário se passando pela Receita Federal. Nela, há uma informação de que a pessoa teria que pagar uma multa por um suposto erro de declaração no Imposto de Renda. Para evitar isso, a pessoa precisaria clicar em um link ou fazer o download de um documento.

O objetivo dos criminosos é que a pessoa clique no link. Ao clicar, um programa que monitora e rouba dados do computador é baixado, infectando o celular ou computador da pessoa. Assim, é possível que a pessoa roube dados de cartão de crédito, senhas bancárias e outras informações consideradas como preciosas.

Em nota, a Receita Federal alertou os contribuintes para tomar cuidado com os golpes e pediu para que as pessoas utilizem as plataformas oficiais do órgão:

“Através de mensagens falsas, quadrilhas especializadas em crimes pela internet podem obter, ilegalmente, informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes, ou instalam programas nos computadores que captam e enviam informações pessoais”, diz a nota.

A Receita Federal não manda e-mails desse tipo e nem mensagens via WhatsApp com links de pagamento ou de download.

O que fazer se receber um e-mail

Ao receber o e-mail, não abra imediatamente, não clique em links e nem faça downloads. A medida mais indicada é acessar as plataformas oficiais da Receita Federal para conferir se sua situação está com algum tipo de problema. Segundo órgão, os seguintes sites são confiáveis:

Com o CPF em mãos e senha (ou conta do gov.br), a pessoa poderá verificar se caiu ou não na malha e se terá que pagar alguma multa.

O que fazer se cair em um golpe

Caso você já tenha caído no golpe do e-mail da Receita Federal, o primeiro passo é trocar todas as suas senhas importantes, como banco, e-mails e redes sociais. Na sequência, faça um boletim de ocorrência em uma delegacia especializada em crimes virtuais.

Caso não tenha uma onde mora, também é possível fazer a denúncia em uma delegacia comum. Alguns estados do Brasil já oferecem a opção de se fazer um boletim online. Caso você sinta necessidade, avise seu banco e suas instituições financeiras para que haja troca de cartões de crédito.

O aparelho em que você caiu no golpe deve passar por uma formatação, seja ele um smartphone, tablet ou computador. Ao restaurar o aparelho para os padrões iniciais, elimina-se a possibilidade de que um vírus permaneça roubando seus dados.

Caso não saiba como fazer, contrate uma assistência especializada.

Leia também

você pode gostar também

Estágio Caixa tem 6,8 mil vagas abertas; saiba como se inscrever

Estágio Caixa Econômica Federal é destinado a estudantes do ensino médio, técnico e superior. Veja como participar.

Pagamento em cheque cai em desuso e Pix pode ter influenciado

Pagamento por meio de cheque especial segue caindo. Redução chega a 94% em comparação com o ano de 1995.

Venda de férias está prevista na CLT; veja as regras e como funciona

Comum entre os trabalhadores, prática acontece em empresas, entretanto existem algumas regras e limites previstos na lei para a venda de férias.

IPTU atrasado gera multa para o contribuinte

A multa para o contribuinte que não paga o IPTU no prazo correto é acumulativa, e varia de acordo com o período de inadimplência do cidadão.

NASA: viagem para Marte pode acontecer ainda em 2023

Uma equipe de cientistas explica que a propulsão térmica a laser pode reduzir o tempo de viagem, que atualmente é de cerca de seis meses.

5G: Mais de 75 cidades brasileiras têm sinal autorizado pela Anatel

Nesta semana, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou o sinal de 58 em mais de 75 cidades brasileiras, localizadas próximos de capitais. A expectativa é continuar ampliando o acesso à tecnologia.