Atenção: e-mail sobre multa por erro no IR é golpe, alerta Receita Federal

Golpistas se passam pela Receita Federal ao enviar e-mail falso com suposto erro no Imposto de Renda. Órgão emitiu nota de alerta.

A Receita Federal fez um alerta a todos os contribuintes do Brasil. Um golpe está sendo dado e milhares de pessoas já podem ter caído. Os criminosos utilizam um e-mail alegando que uma multa será cobrada em relação à declaração do Imposto de Renda.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que, segundo a Receita Federal, pouco mais de 2 milhões de contribuintes caíram na malha fina da declaração do Imposto de Renda de 2022. Contudo, a notificação não é feita por meio de um e-mail com link para download.

Como identificar o golpe do e-mail do Imposto de Renda

Geralmente, o golpe do e-mail é feito com um criminoso enviando uma mensagem para o usuário se passando pela Receita Federal. Nela, há uma informação de que a pessoa teria que pagar uma multa por um suposto erro de declaração no Imposto de Renda. Para evitar isso, a pessoa precisaria clicar em um link ou fazer o download de um documento.

Leia também

O objetivo dos criminosos é que a pessoa clique no link. Ao clicar, um programa que monitora e rouba dados do computador é baixado, infectando o celular ou computador da pessoa. Assim, é possível que a pessoa roube dados de cartão de crédito, senhas bancárias e outras informações consideradas como preciosas.

continua depois da publicidade

Em nota, a Receita Federal alertou os contribuintes para tomar cuidado com os golpes e pediu para que as pessoas utilizem as plataformas oficiais do órgão:

“Através de mensagens falsas, quadrilhas especializadas em crimes pela internet podem obter, ilegalmente, informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes, ou instalam programas nos computadores que captam e enviam informações pessoais”, diz a nota.

A Receita Federal não manda e-mails desse tipo e nem mensagens via WhatsApp com links de pagamento ou de download.

O que fazer se receber um e-mail

Ao receber o e-mail, não abra imediatamente, não clique em links e nem faça downloads. A medida mais indicada é acessar as plataformas oficiais da Receita Federal para conferir se sua situação está com algum tipo de problema. Segundo órgão, os seguintes sites são confiáveis:

continua depois da publicidade

Com o CPF em mãos e senha (ou conta do gov.br), a pessoa poderá verificar se caiu ou não na malha e se terá que pagar alguma multa.

O que fazer se cair em um golpe

Caso você já tenha caído no golpe do e-mail da Receita Federal, o primeiro passo é trocar todas as suas senhas importantes, como banco, e-mails e redes sociais. Na sequência, faça um boletim de ocorrência em uma delegacia especializada em crimes virtuais.

continua depois da publicidade

Caso não tenha uma onde mora, também é possível fazer a denúncia em uma delegacia comum. Alguns estados do Brasil já oferecem a opção de se fazer um boletim online. Caso você sinta necessidade, avise seu banco e suas instituições financeiras para que haja troca de cartões de crédito.

O aparelho em que você caiu no golpe deve passar por uma formatação, seja ele um smartphone, tablet ou computador. Ao restaurar o aparelho para os padrões iniciais, elimina-se a possibilidade de que um vírus permaneça roubando seus dados.

Caso não saiba como fazer, contrate uma assistência especializada.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade