CNH: taxa de renovação poderá ter desconto de 50% para ESTE grupo

A medida tem o objetivo de tornar justo e equilibrado o tempo de renovação da CNH mais o valor pago nos exames por este grupo de condutores.

A taxa de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) poderá ter desconto de 50% para condutores com menos 20% da visão em um dos olhos, ou seja, para condutores com visão monocular. Isso porque, está em trâmite na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei (PL) nº 2.434/2022, que visa justamente reduzir pela metade o valor da taxa de renovação da CNH para esse grupo de condutores.

continua depois da publicidade

Segundo o deputado Paulo Bengston (PTB/PA), autor do PL, o desconto de 50% na taxa de renovação da carteira de motorista para os condutores com visão monocular “tornaria justo e equilibrado” o tempo de renovação em conjunto com o valor pago nos exames.

Conforme argumenta, com a entrada em vigor da Lei nº 14.071/2021, a validade da carteira de motorista passou para a cada 10 anos aos motoristas com idade inferior a 50 anos. A referida lei modificou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ao classificar a visão monocular como deficiência sensorial, do tipo visual.

Porém, o deputado destaca que o motorista com visão monocular tem seu prazo de renovação da CNH reduzido em 1/3 do tempo quando comparado ao do condutor com idade de até 50 anos. E o faz isso pagando o mesmo valor das taxas de renovação. Daí, portanto, o motivo pelo qual ele propõe a redução pela metade do valor da taxa de renovação da CNH para esse grupo de condutores.

continua depois da publicidade
Leia também

Caso o PL º 2.434/2022 se transforme em lei, ele irá alterar a Lei nº 14.071/2021, ao acrescentar nela o artigo 2º, que tratará sobre a concessão de 50% de desconto nos valores da taxa de renovação da CNH aos condutores com visão monocular.

Qual é o valor atual da taxa de renovação da CNH?

Atualmente, a taxa de renovação da CNH no país está na faixa de R$ 90 a R$ 150. O valor varia entre os estados. Para saber o valor exato, é preciso acessar o site do Detran de cada estado. Lembrando que, se o documento impresso for enviado pelos Correios, há a cobrança de uma taxa de extra.

continua depois da publicidade

Desconto de 50% na taxa de renovação da CNH: o que falta para o PL se transformar em lei?

No momento, o PL nº 2.432/2022 aguarda a análise, em caráter conclusivo, por parte das seguintes comissões: de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e, ainda, de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Como tramita em caráter em conclusivo, caso a proposta seja aprovada por essas comissões, ela segue para o Senado sem precisar passar pelo Plenário. Porém, se 52 deputados recorrem, o texto vai para o Plenário.

Se aprovado nas duas Casas, o PL será enviado ao presidente da República para a sanção. Recebida a proposta, o presidente tem o prazo de 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la. O veto pode ser total ou parcial. Mas, independente disso, se houver veto, ele terá de ser votado pelo Congresso.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade