Dicionário inglês elege "Gaslighting" como palavra do ano; veja o que significa

O dicionário inglês Merriam-Webster escolheu, no dia 28 de novembro de 2022, Gaslighting como a palavra mais procurada neste ano. Leia e descubra o seu significado.

Atualmente, vivemos na era de muitas desinformações, fake news, teorias da conspiração, entre outros fatores que vêm para gerar confusões na cabeça de muitas pessoas. Desse modo, conforme o dicionário inglês Merriam-Webster, “gaslighting” surgiu como uma palavra adequada ao tempo em que vivemos.

continua depois da publicidade

Vale destacar que o interesse por essa palavra não foi impulsionado por nenhuma situação específica, mas ela foi pesquisada frequentemente durante todos os dias do ano.

Em 2022, houve aumento de 1.740% das buscas pelo significado de "gaslighting" no site do dicionário. Nos anos anteriores, as palavras eleitas pelo dicionário inglês foram: pandemia (no ano de 2020) e vacina (no ano de 2021).

Origem do termo

Leia também

A palavra “Gaslighting” teve seu surgimento no ano de 1938 em uma peça teatral realizada pelo dramaturgo britânico Patrick Hamilton. Na peça, que inclusive foi inspiração para a última obra escrita pelo famoso humorista já falecido, Jô Soares, um homem tenta manipular os pensamentos de sua esposa.

continua depois da publicidade

Diante disso, o marido tenta fazer com que sua esposa acredite estar enlouquecendo quando ela demonstra sua opinião de que a intensidade das luzes da casa está diminuindo.

No entanto, o pensamento da mulher durante a peça teatral estava correto, porém, seu marido insistia em negar qualquer alteração nas luzes e procurava de todas as formas convencê-la de que ela não pode confiar em seus pensamentos e percepções.

Além da peça, o termo “gaslighting” estava presente no filme “Gaslight” feito no ano de 1944, sendo um remake de um filme do ano 1940.

continua depois da publicidade

Tanto a peça quanto o filme foram muito populares, de modo que uma nova versão da peça chegou a ter mais de 1.000 apresentações na Broadway, e o longa foi considerado como o melhor filme da época, culminando em um Oscar para Ingrid Bergman.

O que significa a palavra Gaslighting?

Segundo o Merriam-Webster, o termo “gaslighting” significa o ato ou prática de manipular psicológica e grosseiramente uma pessoa. Normalmente, esse ato de enganar ocorre por um longo período de tempo, para obter uma vantagem própria e fazer com que a vítima desta ação questione a validade de suas próprias percepções.

continua depois da publicidade

A palavra "gaslighting'' foi bastante utilizada neste ano para se referir a vários tipos de manipulações existentes em diversos contextos. Dessa forma, pode se referir a manipulação psicológica que muitas mulheres sofrem por seus parceiros dentro de seus relacionamentos.

Assim como, frente ao grande aumento dos canais de mídia e tecnologias, muitas pessoas utilizam desses meios para enganar a sociedade com notícias falsas.

É importante deixar claro que, ao contrário da mentira, que ocorre entre uma ou mais pessoas, e a fraude, ocorre dentro de organizações, o gaslighting é muito mais complexo, pois faz parte de um plano maior de manipulação pessoal.

Assim, o gaslighting se aplica tanto em situações pessoais quanto políticas. Por fim, a palavra eleita para o ano de 2022 cabe muito no cenário atual que vivemos.

Ainda, as pessoas que praticam o gaslighting, agem dessa forma para fugir das discussões e manipular a outra pessoa para nunca ter que admitir os seus erros. Sendo assim, esse ato é tido como uma forma extremamente concreta de abuso emocional.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade