Dicionário inglês elege “Gaslighting” como palavra do ano; veja o que significa

O dicionário inglês Merriam-Webster escolheu, no dia 28 de novembro de 2022, Gaslighting como a palavra mais procurada neste ano. Leia e descubra o seu significado.

Atualmente, vivemos na era de muitas desinformações, fake news, teorias da conspiração, entre outros fatores que vêm para gerar confusões na cabeça de muitas pessoas. Desse modo, conforme o dicionário inglês Merriam-Webster, “gaslighting” surgiu como uma palavra adequada ao tempo em que vivemos.

Vale destacar que o interesse por essa palavra não foi impulsionado por nenhuma situação específica, mas ela foi pesquisada frequentemente durante todos os dias do ano.

Em 2022, houve aumento de 1.740% das buscas pelo significado de “gaslighting” no site do dicionário. Nos anos anteriores, as palavras eleitas pelo dicionário inglês foram: pandemia (no ano de 2020) e vacina (no ano de 2021).

Origem do termo

A palavra “Gaslighting” teve seu surgimento no ano de 1938 em uma peça teatral realizada pelo dramaturgo britânico Patrick Hamilton. Na peça, que inclusive foi inspiração para a última obra escrita pelo famoso humorista já falecido, Jô Soares, um homem tenta manipular os pensamentos de sua esposa.

Diante disso, o marido tenta fazer com que sua esposa acredite estar enlouquecendo quando ela demonstra sua opinião de que a intensidade das luzes da casa está diminuindo.

No entanto, o pensamento da mulher durante a peça teatral estava correto, porém, seu marido insistia em negar qualquer alteração nas luzes e procurava de todas as formas convencê-la de que ela não pode confiar em seus pensamentos e percepções.

Além da peça, o termo “gaslighting” estava presente no filme “Gaslight” feito no ano de 1944, sendo um remake de um filme do ano 1940.

Tanto a peça quanto o filme foram muito populares, de modo que uma nova versão da peça chegou a ter mais de 1.000 apresentações na Broadway, e o longa foi considerado como o melhor filme da época, culminando em um Oscar para Ingrid Bergman.

O que significa a palavra Gaslighting?

Segundo o Merriam-Webster, o termo “gaslighting” significa o ato ou prática de manipular psicológica e grosseiramente uma pessoa. Normalmente, esse ato de enganar ocorre por um longo período de tempo, para obter uma vantagem própria e fazer com que a vítima desta ação questione a validade de suas próprias percepções.

A palavra “gaslighting” foi bastante utilizada neste ano para se referir a vários tipos de manipulações existentes em diversos contextos. Dessa forma, pode se referir a manipulação psicológica que muitas mulheres sofrem por seus parceiros dentro de seus relacionamentos.

Assim como, frente ao grande aumento dos canais de mídia e tecnologias, muitas pessoas utilizam desses meios para enganar a sociedade com notícias falsas.

É importante deixar claro que, ao contrário da mentira, que ocorre entre uma ou mais pessoas, e a fraude, ocorre dentro de organizações, o gaslighting é muito mais complexo, pois faz parte de um plano maior de manipulação pessoal.

Assim, o gaslighting se aplica tanto em situações pessoais quanto políticas. Por fim, a palavra eleita para o ano de 2022 cabe muito no cenário atual que vivemos.

Ainda, as pessoas que praticam o gaslighting, agem dessa forma para fugir das discussões e manipular a outra pessoa para nunca ter que admitir os seus erros. Sendo assim, esse ato é tido como uma forma extremamente concreta de abuso emocional.

Leia também

você pode gostar também

5G: Mais de 75 cidades brasileiras têm sinal autorizado pela Anatel

Nesta semana, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou o sinal de 58 em mais de 75 cidades brasileiras, localizadas próximos de capitais. A expectativa é continuar ampliando o acesso à tecnologia.

Censo 2022: IBGE deve liberar os resultados em abril

Após uma sequência de adiamentos e entraves na realização do Censo 2022, o IBGE atualizou a previsão de divulgação dos resultados. As operações seguem ao longo de fevereiro.

Motocicletas ficarão isentas do IPVA 2023? Entenda a nova lei

No último ano, o projeto legislativo que prevê a isenção para motocicletas foi sancionado com força de lei. Porém, existem condições específicas de elegibilidade para a medida.

Bradesco tem mais de 40 vagas de emprego disponíveis; veja os cargos

Vagas de emprego disponíveis são destinadas a diversas áreas, em agências da instituição bancária, espalhadas por todo o país.

Detran fará mutirão de renovação da CNH; veja onde e como participar

A renovação da CNH deve ser feita periodicamente pelos motoristas. Caso não façam, estarão sujeitos ao pagamento de multa e a perda de sete pontos na carteira, por exemplo.

Vale-alimentação deve ter novas regras a partir de março de 2023

Vale-alimentação deixará de ser regulado pelo Banco Central, facilitando a entrada de novas empresas no mercado. Veja o que muda.