Dezembro terá chuva de meteoros e outros eventos astronômicos

O ano está chegando ao fim, mas ainda há espetáculos que podemos ver no céu durante o mês de dezembro.

Em dezembro de 2022 teremos vários eventos astronômicos, a maioria deles poderá ser visto a olho nu, como as conjunções de planetas e a chuva de meteoros mais intensa do ano, as Gemínidas, Geminidas, ou Geminídeos. Diante disso, é importante saber quando ela ocorrerá e como poderá ser observada.

De acordo com a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA), os Geminídeos são geralmente a chuva de meteoros mais forte do ano, que tem início a partir do dia 4 de dezembro. Confira, além deste, outros eventos astronômicos que acontecerão neste mês.

Lua cheia e aproximação de Marte

No dia 8 de dezembro, a lua cheia dividirá o palco com uma das aproximações mais próximas de Marte, o planeta vermelho, da Terra. O planeta vizinho brilhará mais do que nunca nesta noite, quando estiver em seu ponto mais próximo da Terra.

A aproximação será visível e identificável a olho nu. Mas, além disso, se um telescópio de tamanho médio for usado, alguns detalhes de sua superfície acidentada e misteriosa do planeta podem ser distinguidos.

Por outro lado, em boa parte da América do Norte, e da Europa Ocidental, é possível ver como a Lua esconde Marte, no evento chamado Ocultação de Marte.

Chuva de meteoros Geminídeos

Estrelas cadentes do asteroide Phaethon (oficialmente, “3200 Phaethon”), ejetadas de um cometa extinto séculos atrás, cairão na atmosfera da Terra ao longo de dezembro, a partir do dia 4.

Mas seu nível máximo de atividade será nos dias 13 e 14 de dezembro, seguindo pela noite do dia 15, quando cerca de 120 meteoritos por hora poderão ser vistos, em condições ideais. O horário ideal para apreciar o fenômeno é entre 23h e 2h da madrugada, nos dias mencionados.

Vale lembrar que pelo menos 9 chuvas de meteoros acontecem durante todo o mês de dezembro, confira o calendário completo abaixo.

Conjunções planetárias

Além disso, dezembro nos trará um bom número de conjunções que não podemos perder. A primeira acontecerá na noite de 2 de dezembro. A Lua e Júpiter parecerão muito próximos no céu. Essa conjunção estará visível até aproximadamente 1h da madrugada.

No dia 5 de dezembro, será a vez da Lua e de Urano. Será necessário usar um telescópio apropriado para poder ver Urano, que, inclusive, poderá ser visto a noite toda. No dia 8 de dezembro, teremos a já mencionada aproximação de Marte e conjunção com a Lua.

Na véspera de Natal teremos uma conjunção muito difícil de ver, mas também muito espetacular. A Lua terá apenas 5% de luminosidade, sendo apenas uma linha fina no céu, junto com Vênus e Mercúrio.

Chuva de Meteoros Ursídeas

Os meteoros que chegam dos restos do cometa Tuttle, descoberto em 1790, cairão entre 17 e 25 de dezembro na Terra. Mas o ápice será na madrugada entre 21 e 22 de dezembro, quando atinge uma frequência de 5 e 10 meteoritos por hora.

Calendário de eventos astronômicos de dezembro de 2022

  • 1/12: Conjunção entre Lua e Júpiter;
  • 2/12: Chuva de meteoros Fenícidas;
  • 6/12: Chuva de meteoros φ-Cassiopeia;
  • 7/12: Chuva de meteoros Puppid-Velid;
  • 8/12: Marte em oposição e Conjunção entre Lua e Marte;
  • 9/12: Chuva de meteoros Monocerotídeos;
  • 12/12: Chuva de meteoros σ-Hidridas;
  • 13/12 e 14/12: Chuva de meteoros Geminídeas;
  • 16/12: Chuva de meteoros Comae Berenicid;
  • 20/12: Chuva de meteoros Leonis Minorid;
  • 21/12: Solstício de Verão;
  • 21/12 e 22/12: Chuva de meteoros Ursídeas;
  • 24/12: Conjunção entre Lua, Vênus e Mercúrio;
  • 26/12: Conjunção entre Lua e Saturno;
  • 29/12: Conjunção entre Lua e Júpiter.

Leia também

você pode gostar também

Censo 2022: IBGE deve liberar os resultados em abril

Após uma sequência de adiamentos e entraves na realização do Censo 2022, o IBGE atualizou a previsão de divulgação dos resultados. As operações seguem ao longo de fevereiro.

Motocicletas ficarão isentas do IPVA 2023? Entenda a nova lei

No último ano, o projeto legislativo que prevê a isenção para motocicletas foi sancionado com força de lei. Porém, existem condições específicas de elegibilidade para a medida.

Bradesco tem mais de 40 vagas de emprego disponíveis; veja os cargos

Vagas de emprego disponíveis são destinadas a diversas áreas, em agências da instituição bancária, espalhadas por todo o país.

Detran fará mutirão de renovação da CNH; veja onde e como participar

A renovação da CNH deve ser feita periodicamente pelos motoristas. Caso não façam, estarão sujeitos ao pagamento de multa e a perda de sete pontos na carteira, por exemplo.

Vale-alimentação deve ter novas regras a partir de março de 2023

Vale-alimentação deixará de ser regulado pelo Banco Central, facilitando a entrada de novas empresas no mercado. Veja o que muda.

INMET alerta: chuvas intensas devem atingir mais de 1 mil cidades

Novas regiões devem ser atingidas pelas chuvas intensas que vêm afetando boa parte do país nos últimos tempos. Dessa vez, o alerta do INMET é para mais de 1 mil municípios.