Dezembro terá chuva de meteoros e outros eventos astronômicos

O ano está chegando ao fim, mas ainda há espetáculos que podemos ver no céu durante o mês de dezembro.

Em dezembro de 2022 teremos vários eventos astronômicos, a maioria deles poderá ser visto a olho nu, como as conjunções de planetas e a chuva de meteoros mais intensa do ano, as Gemínidas, Geminidas, ou Geminídeos. Diante disso, é importante saber quando ela ocorrerá e como poderá ser observada.

continua depois da publicidade

De acordo com a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA), os Geminídeos são geralmente a chuva de meteoros mais forte do ano, que tem início a partir do dia 4 de dezembro. Confira, além deste, outros eventos astronômicos que acontecerão neste mês.

Lua cheia e aproximação de Marte

No dia 8 de dezembro, a lua cheia dividirá o palco com uma das aproximações mais próximas de Marte, o planeta vermelho, da Terra. O planeta vizinho brilhará mais do que nunca nesta noite, quando estiver em seu ponto mais próximo da Terra.

Leia também

A aproximação será visível e identificável a olho nu. Mas, além disso, se um telescópio de tamanho médio for usado, alguns detalhes de sua superfície acidentada e misteriosa do planeta podem ser distinguidos.

continua depois da publicidade

Por outro lado, em boa parte da América do Norte, e da Europa Ocidental, é possível ver como a Lua esconde Marte, no evento chamado Ocultação de Marte.

Chuva de meteoros Geminídeos

Estrelas cadentes do asteroide Phaethon (oficialmente, “3200 Phaethon”), ejetadas de um cometa extinto séculos atrás, cairão na atmosfera da Terra ao longo de dezembro, a partir do dia 4.

Mas seu nível máximo de atividade será nos dias 13 e 14 de dezembro, seguindo pela noite do dia 15, quando cerca de 120 meteoritos por hora poderão ser vistos, em condições ideais. O horário ideal para apreciar o fenômeno é entre 23h e 2h da madrugada, nos dias mencionados.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que pelo menos 9 chuvas de meteoros acontecem durante todo o mês de dezembro, confira o calendário completo abaixo.

Conjunções planetárias

Além disso, dezembro nos trará um bom número de conjunções que não podemos perder. A primeira acontecerá na noite de 2 de dezembro. A Lua e Júpiter parecerão muito próximos no céu. Essa conjunção estará visível até aproximadamente 1h da madrugada.

No dia 5 de dezembro, será a vez da Lua e de Urano. Será necessário usar um telescópio apropriado para poder ver Urano, que, inclusive, poderá ser visto a noite toda. No dia 8 de dezembro, teremos a já mencionada aproximação de Marte e conjunção com a Lua.

continua depois da publicidade

Na véspera de Natal teremos uma conjunção muito difícil de ver, mas também muito espetacular. A Lua terá apenas 5% de luminosidade, sendo apenas uma linha fina no céu, junto com Vênus e Mercúrio.

Chuva de Meteoros Ursídeas

Os meteoros que chegam dos restos do cometa Tuttle, descoberto em 1790, cairão entre 17 e 25 de dezembro na Terra. Mas o ápice será na madrugada entre 21 e 22 de dezembro, quando atinge uma frequência de 5 e 10 meteoritos por hora.

Calendário de eventos astronômicos de dezembro de 2022

  • 1/12: Conjunção entre Lua e Júpiter;
  • 2/12: Chuva de meteoros Fenícidas;
  • 6/12: Chuva de meteoros φ-Cassiopeia;
  • 7/12: Chuva de meteoros Puppid-Velid;
  • 8/12: Marte em oposição e Conjunção entre Lua e Marte;
  • 9/12: Chuva de meteoros Monocerotídeos;
  • 12/12: Chuva de meteoros σ-Hidridas;
  • 13/12 e 14/12: Chuva de meteoros Geminídeas;
  • 16/12: Chuva de meteoros Comae Berenicid;
  • 20/12: Chuva de meteoros Leonis Minorid;
  • 21/12: Solstício de Verão;
  • 21/12 e 22/12: Chuva de meteoros Ursídeas;
  • 24/12: Conjunção entre Lua, Vênus e Mercúrio;
  • 26/12: Conjunção entre Lua e Saturno;
  • 29/12: Conjunção entre Lua e Júpiter.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade