Concurso INSS: gabarito oficial preliminar é liberado pelo Cebraspe; saiba consultar

Candidatos do INSS 2022 já podem consultar o gabarito oficial preliminar pela internet. O documento mostra todos os detalhes das provas.

As provas do concurso INSS foram aplicadas no último domingo, dia 27 de novembro. Mais de um milhão de pessoas inscritas e espalhadas em todo o país participaram das avaliações. Candidatos do novo certame do INSS de 2022 que fizeram as provas, inclusive, já podem consultar o gabarito oficial preliminar pela internet.

Neste ano, o concurso INSS teve 1.023.494 inscritos no país para ocupar as 1.000 vagas imediatas, além das 2.373 vagas do cadastro de reserva para o cargo de Técnico do Seguro Social, que oferece remuneração de R$ 5.905,79.

Vale lembrar que o certame possui organização da banca organizadora Cebraspe. Dentre as vagas imediatas disponíveis, 90 oportunidades são exclusivas às Pessoas com Deficiência (PcD) e 202 para candidatos negros.

Gabarito preliminar do concurso INSS

No último domingo (27/11), o concurso INSS teve a primeira prova objetiva (P1) composta por 50 questões de Conhecimentos Básicos, de caráter eliminatório e classificatório. Já a segunda prova objetiva (P2) era composta por 70 questões de Conhecimentos Específicos, com mesmo caráter.

O Cebraspe disponibilizou os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas nesta terça-feira, dia 29 de novembro de 2022. A consulta permanecerá disponível até 22 de dezembro de 2022, por meio do site do Cebraspe.

Vale lembrar que as provas foram ao estilo de certo ou errado, onde cada resposta marcada de forma correta, tal como o gabarito oficial, valeu 1,00 ponto. No entanto, a cada questão marcada errada pelo candidato valeu 1,00 ponto negativo e cada questão sem marcação soma nota zero.

Critérios de desempate do concurso INSS

Como o concurso INSS é composto por apenas uma prova objetiva, há possibilidade que dois ou mais candidatos obtenham as mesmas notas. Dessa maneira, foram estabelecidos critérios de desempate. Confira a ordem de prioridade abaixo:

  1. Candidato que tiver mais idade, desde que com idade a partir de 60 anos, conforme determina o Estatuto do Idoso;
  2. Participante que obtiver a maior pontuação na prova de Conhecimentos Específicos;
  3. Candidato que obtiver a maior pontuação na prova de Conhecimentos Específicos;
  4. Participante que obtiver a maior pontuação na prova de Conhecimentos Básicos;
  5. Candidato que for mais velho, que não foram contemplados no item 1;
  6. Participante que exerceu função de jurado, conforme previsto em edital.

Concurso INSS 2022: prova suspensa na (GEX) Guarulhos

Candidatos que prestaram o concurso do INSS na Universidade de Guarulhos (UnG), no estado de São Paulo, afirmaram que a prova foi suspensa após problemas de organização e atraso. A Polícia Militar chegou a ser acionada, pois os candidatos estariam trancadas sem poder deixar o local.

Várias publicações nas redes sociais reforçam o ocorrido, pois diferentes candidatos publicaram vídeos de salas lotadas e com aglomeração. A principal questão é que houve problema em razão da divergência das informações que estavam nos papéis fixados nas portas das salas.

Algumas pessoas que estavam confirmadas não tinham salas disponíveis para fazer a prova do concurso INSS. O exame acabou sendo suspenso neste local após mais de três horas do início da aplicação das provas.

Por meio de nota, o INSS informou que os candidatos desta localidade serão novamente convocados pelo Cebraspe, via edital, para realizarem suas provas. A aplicação para os candidatos que concorrem às vagas da
Gerência Executiva (GEX) Guarulhos está prevista para 11 de dezembro de 2022, conforme divulgou a banca.

“O cronograma com a data do edital que informará a consulta aos locais de prova será publicado no Diário Oficial da União e divulgado na internet, no endereço eletrônico http://www.cebraspe.org.br/concursos/inss_22, na data de 30 de novembro de 2022″, informou.

De acordo com a banca responsável, Cebraspe, o concurso público do INSS para o cargo de Técnico do Seguro Social ocorreu com sucesso em 1.592 locais de aplicação de provas, distribuídos em 116 cidades. Além disso, afirmou que o caso acontecido foi um episódio isolado, que não comprometeu a lisura do certame.

Dessa forma, a aplicação das provas foi suspensa somente para os candidatos que optaram por concorrer às vagas da Gerência Executiva de Guarulhos.

Leia também

você pode gostar também

Estágio Caixa tem 6,8 mil vagas abertas; saiba como se inscrever

Estágio Caixa Econômica Federal é destinado a estudantes do ensino médio, técnico e superior. Veja como participar.

Pagamento em cheque cai em desuso e Pix pode ter influenciado

Pagamento por meio de cheque especial segue caindo. Redução chega a 94% em comparação com o ano de 1995.

Venda de férias está prevista na CLT; veja as regras e como funciona

Comum entre os trabalhadores, prática acontece em empresas, entretanto existem algumas regras e limites previstos na lei para a venda de férias.

IPTU atrasado gera multa para o contribuinte

A multa para o contribuinte que não paga o IPTU no prazo correto é acumulativa, e varia de acordo com o período de inadimplência do cidadão.

NASA: viagem para Marte pode acontecer ainda em 2023

Uma equipe de cientistas explica que a propulsão térmica a laser pode reduzir o tempo de viagem, que atualmente é de cerca de seis meses.

5G: Mais de 75 cidades brasileiras têm sinal autorizado pela Anatel

Nesta semana, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou o sinal de 58 em mais de 75 cidades brasileiras, localizadas próximos de capitais. A expectativa é continuar ampliando o acesso à tecnologia.