Mutirão: acaba em poucos dias o prazo para negociar dívidas com bancos

Ação de renegociação de dívidas está ofertando condições especiais para quem quiser limpar seu nome junto a bancos e instituições financeiras.

Com a chegada do final do ano, muitas pessoas procuram alternativas para limpar o nome e quitar aquelas dívidas que já se acumulam por algum tempo. Se esse é o seu caso, fique atento, pois até o dia 30 de novembro de 2022 ocorre o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira.

Leia também

É claro que o ideal é não entrar em dívidas nem fazer parcelamentos que você não possa quitar. Mas caso você já tenha cometido esse erro, confira 7 dicas para quitar suas dívidas e sair da inadimplência.

Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas

Você tem até o final do mês de novembro para participar de uma oportunidade que vai auxiliar consumidores de todo o Brasil a limpar seu nome, por meio do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas.

No evento, será possível negociar suas dívidas em atrasos e o tipo de benefício a ser concedido varia de acordo com cada banco, podendo ser oferecido parcelamento para quitar as dívidas, desconto no valor total que o consumidor deve ou redução nas taxas de juros para refinanciamento.

Em nota publicada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), “o compromisso dos bancos no mutirão é ofertar condições especiais para ajudar o consumidor a equilibrar o orçamento e organizar suas finanças”.

E quais são os tipos de dívidas que poderão ser quitadas por meio do mutirão?

  • Dívidas no cartão de crédito;
  • Dívidas com o cheque especial;
  • Dívidas obtidas por meio de crédito consignado;
  • Demais modalidades de crédito.

Como participar do Mutirão?

Todo o procedimento para participar dessa renegociação de dívidas pode ser feito online e o primeiro passo é acessar o site do Consumidor.gov.br. Lá você terá diversas informações sobre como vai funcionar esse processo e os consumidores serão encaminhados para o site do Registrato, onde é possível consultar as dívidas que possui.

O Registrato, caso você ainda não conheça, é um sistema do Banco Central que possui todas as informações financeiras que você tem com as mais diversas entidades bancárias. Lá, você deverá acessar o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), onde verá suas dívidas perante essas instituições.

Se você tem dívidas e ficou interessado em limpar seu nome, basta apresentar uma proposta de negociação com a entidade na qual você deve. Essa instituição financeira terá 10 dias para analisar a sua solicitação e apresentar uma proposta.

Existe uma outra forma de renegociar suas dívidas, que é entrando em contato diretamente com seu banco ou instituição financeira por meio dos seus canais oficiais e informar que que você pretende quitar sua dívida e gostaria de saber quais são as condições oferecidas.

Sobre o Mutirão

O Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira é uma iniciativa conjunta realizada pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), Banco Central do Brasil, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país.

Conforme informações do Serasa, em agosto de 2022, o Brasil tinha 67,98 milhões de pessoas inadimplentes. Do total de dívidas, 28,82% eram referentes a cartão de crédito, cheque especial, empréstimo ou financiamento bancário, enquanto que o restante eram referentes a contas de água, luz e gás e prestações de lojas, entre outras.

Em março também houve a realização de um Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, que durou 25 dias. Na ocasião, cerca de 1,7 milhão de contratos foram renegociados. Saiba mais sobre a iniciativa:

YouTube video

Leia também

você pode gostar também

13º salário: veja regras e quem tem direito ao valor neste ano de 2022

O 13º salário corresponde a um benefício trabalhista previsto na legislação brasileira, mas existem regras para determinar quem tem direito ao valor neste ano de 2022.

Concurso INSS: Cebraspe aplica provas neste domingo, 27

Avaliações do concurso INSS cobrarão diversos conhecimentos do candidato. Saiba também como conferir o local de prova.

Salário mínimo 2023 tem novo valor previsto; alta pode ser de até 1,4%

Com as negociações da equipe de transição do presidente eleito Lula, salário mínimo 2023 tem novo valor previsto, baseado no método de aumento real.

INMET alerta: chuvas intensas podem atingir mais de 1,2 mil cidades do país

Alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na manhã desta sexta-feira (25) e tem validade até amanhã, dia 26/11, às 10h.

IR: novo lote residual da restituição será pago em breve

Mais de 556 mil contribuintes terão acesso, em breve, ao lote residual do IR de novembro. Confira data e regras.

Samsung e Itaú lançam programa de compra e troca de smartphones

A Samsung e Itaú realizaram uma nova parceria intitulada “Sempre de Samsung”. Leia e descubra como funciona este programa.