Concurso INSS: Cebraspe aplica provas neste domingo, 27

Avaliações do concurso INSS cobrarão diversos conhecimentos do candidato. Saiba também como conferir o local de prova.

As provas do concurso INSS serão aplicadas no dia 27 de novembro, próximo domingo. Mais de um milhão de candidatos inscritos e espalhados em todo o país deverão participar das avaliações. Quem está estudando precisa ficar de olho no que vai cair nas provas e também em como consultar o local onde deverá fazer a avaliação.

Leia também

Vale lembrar que o certame possui organização do Cebraspe. Ao todo, 1.000 vagas estão sendo ofertadas, sendo que 90 oportunidades são exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD) e 202 para pessoas negras.

Concurso INSS: o que vai cair na prova

De acordo com o edital do concurso INSS, a prova objetiva contará com 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. Confira abaixo o que deve cair:

Conhecimentos Básicos

Os Conhecimentos Básicos são divididos nas seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Ética no Serviço Público;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Noções de Informática;
  • Raciocínio Lógico-Matemático.

Conhecimentos Específicos

Os Conhecimentos Específicos são sobre o próprio INSS e outros temas relacionados. Entre as cobranças previstas, estão Seguridade Social, Legislação Previdenciária, Regime Geral de Previdência Social, entre outros. A bibliografia completa está disponível no edital, no site do Cebraspe.

Critérios de desempate do concurso INSS

Como o concurso INSS só terá uma prova objetiva, existe a possibilidade de que um ou mais candidatos obtenham as mesmas notas. Assim, foram estabelecidos critérios de desempate. Confira a ordem de prioridade abaixo:

  • Candidato que for mais velho, desde que com idade a partir de 60 anos, conforme determina o Estatuto do Idoso;
  • Participante que obtiver a melhor nota na prova de Conhecimentos Específicos;
  • Candidato com o maior número de acertos na prova de Conhecimentos Específicos;
  • Participante com o maior número de acertos na prova de Conhecimentos Básicos;
  • Candidato que for mais velho;
  • Participante que tenha exercido função de jurado, conforme prevê o edital.

Concurso INSS: consulta do local de prova

A consulta do local de prova foi liberada pelo Cebraspe em 22 de novembro. O candidato deve acessar o respectivo link que consta na página oficial da banca.

De acordo com o Cebraspe, é necessário informar os dados solicitados pela página. A consulta do local de prova é individual e só pode ser feita pelo próprio candidato.

Concurso INSS: candidato por vaga

Como informado, o concurso INSS conta com 1.000 vagas de início imediato e pouco mais de um milhão de pessoas se registraram dentro do prazo. Assim, a concorrência geral por vaga ficou em 1.023,4 candidatos. Contudo, esse número não representa exatamente a realidade dos concurseiros.

De acordo com as regras do edital, existem as reservas de vaga para PcDs e pessoas negras. Além disso, as 1.000 oportunidades estão divididas em várias Gerências Executivas do órgão (GEX). Então, é preciso que o candidato leve em consideração esses dois fatores para saber a concorrência.

O Cebraspe chegou a divulgar a concorrência por vaga levando em consideração os critérios citados anteriormente. O documento é intitulado de “Demanda de candidatos por vagas”, podendo ser lido na íntegra no site do Cebraspe.

Ao conferir, basta verificar a sua Gerência Executiva e qual tipo de vaga se encaixa (ampla concorrência, PcD ou pessoa negra).

Leia também


você pode gostar também

INMET alerta: grande risco de chuvas intensas em mais de 2,2 mil cidades

Alerta, válido até às 10h de sexta-feira (02/12), prevê grandes acumulados de chuva de 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia.

Nova CNH já está em vigor; veja como é possível emitir o documento

A nova versão da CNH está em vigor no país, mas os cidadãos precisam saber como é possível emitir o documento da habilitação dentro das novas regras.

Projeto prevê novo feriado nacional nos meses de abril; veja a data

O Projeto de Lei em tramitação na Câmara dos Deputados prevê a criação de um novo feriado nacional nos meses de abril.

13º salário 2022: primeira parcela deve ser paga até hoje, 30

Trabalhadores brasileiros esperam o repasse da primeira parcela da gratificação natalina, que deve aliviar o orçamento familiar.

Veja o que fazer se o 13° salário não for depositado pelo empregador

O 13º salário é uma garantia paga ao profissional que possui carteira assinada. Veja o que fazer caso o valor não seja depositado.

Não votou no 1° turno? Prazo para justificar está acabando

Justificativa para quem não votou nas eleições 2022 pode ser realizada pelo aplicativo e-Título ou pelo sistema Justifica. Saiba os detalhes.