Concurso INSS: Cebraspe aplica provas neste domingo, 27

Avaliações do concurso INSS cobrarão diversos conhecimentos do candidato. Saiba também como conferir o local de prova.

As provas do concurso INSS serão aplicadas no dia 27 de novembro, próximo domingo. Mais de um milhão de candidatos inscritos e espalhados em todo o país deverão participar das avaliações. Quem está estudando precisa ficar de olho no que vai cair nas provas e também em como consultar o local onde deverá fazer a avaliação.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o certame possui organização do Cebraspe. Ao todo, 1.000 vagas estão sendo ofertadas, sendo que 90 oportunidades são exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD) e 202 para pessoas negras.

Concurso INSS: o que vai cair na prova

De acordo com o edital do concurso INSS, a prova objetiva contará com 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. Confira abaixo o que deve cair:

Leia também

Conhecimentos Básicos

Os Conhecimentos Básicos são divididos nas seguintes disciplinas:

continua depois da publicidade
  • Língua Portuguesa;
  • Ética no Serviço Público;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Noções de Informática;
  • Raciocínio Lógico-Matemático.

Conhecimentos Específicos

Os Conhecimentos Específicos são sobre o próprio INSS e outros temas relacionados. Entre as cobranças previstas, estão Seguridade Social, Legislação Previdenciária, Regime Geral de Previdência Social, entre outros. A bibliografia completa está disponível no edital, no site do Cebraspe.

Critérios de desempate do concurso INSS

Como o concurso INSS só terá uma prova objetiva, existe a possibilidade de que um ou mais candidatos obtenham as mesmas notas. Assim, foram estabelecidos critérios de desempate. Confira a ordem de prioridade abaixo:

continua depois da publicidade
  • Candidato que for mais velho, desde que com idade a partir de 60 anos, conforme determina o Estatuto do Idoso;
  • Participante que obtiver a melhor nota na prova de Conhecimentos Específicos;
  • Candidato com o maior número de acertos na prova de Conhecimentos Específicos;
  • Participante com o maior número de acertos na prova de Conhecimentos Básicos;
  • Candidato que for mais velho;
  • Participante que tenha exercido função de jurado, conforme prevê o edital.

Concurso INSS: consulta do local de prova

A consulta do local de prova foi liberada pelo Cebraspe em 22 de novembro. O candidato deve acessar o respectivo link que consta na página oficial da banca.

De acordo com o Cebraspe, é necessário informar os dados solicitados pela página. A consulta do local de prova é individual e só pode ser feita pelo próprio candidato.

Concurso INSS: candidato por vaga

Como informado, o concurso INSS conta com 1.000 vagas de início imediato e pouco mais de um milhão de pessoas se registraram dentro do prazo. Assim, a concorrência geral por vaga ficou em 1.023,4 candidatos. Contudo, esse número não representa exatamente a realidade dos concurseiros.

continua depois da publicidade

De acordo com as regras do edital, existem as reservas de vaga para PcDs e pessoas negras. Além disso, as 1.000 oportunidades estão divididas em várias Gerências Executivas do órgão (GEX). Então, é preciso que o candidato leve em consideração esses dois fatores para saber a concorrência.

O Cebraspe chegou a divulgar a concorrência por vaga levando em consideração os critérios citados anteriormente. O documento é intitulado de “Demanda de candidatos por vagas”, podendo ser lido na íntegra no site do Cebraspe.

Ao conferir, basta verificar a sua Gerência Executiva e qual tipo de vaga se encaixa (ampla concorrência, PcD ou pessoa negra).

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade