O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (22) um alerta de perigo de chuvas intensas para mais 130 cidades brasileiras. O aviso, publicado no site do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos (Alert-AS), vale até as 10h de amanhã, quarta-feira (23).
Nas cidades com alerta, pode chover entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia. Além disso, é preciso ter atenção redobrada durante as chuvas, pois há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
A intensidade dos ventos deve ficar entre 60 e 100 km/h. Confira as áreas afetadas a seguir.
Regiões que podem ser afetadas
O ar quente e úmido que se espalha pelo país e a circulação dos ventos, em diferentes camadas da atmosfera, facilita a formação de muitas áreas instáveis em parte do Sudeste, Sul, do Norte e do Centro-Oeste do Brasil. Além disso, uma frente fria avança pelo litoral do Rio Grande do Sul contribui para a formação de nuvens carregadas na região.
Por outro lado, áreas de instabilidade atuam com menos força sobre o norte do Nordeste e na Região Norte. Confira onde há risco de chuva volumosa entre esta terça (22) e quarta (23/11):
- Vale do Acre;
- Leste Rondoniense;
- Centro Amazonense;
- Sudoeste Amazonense;
- Norte Mato-grossense;
- Sul Amazonense;
- Madeira-Guaporé;
- Sudoeste Mato-grossense;
- Vale do Juruá;
- Norte Amazonense.
Previsão de tempo quente no restante do país
Os riscos de temporais aumentarão no Sul, Sudeste e no Centro-Oeste, especialmente na área que vai de Goiás até o interior de São Paulo. No Norte e no Nordeste, o volume de chuvas deve diminuir, se comparado as últimas semanas, entretanto, a tendência é de aumento à medida em que o mês de dezembro se aproxima.
Apesar das chuvas, o calor continua intenso em quase todas as regiões – exceto no Sul, por causa da frente fria que se aproxima. São Paulo terá máxima acima dos 30°C – ficará, portanto, acima de algumas cidades do Nordeste, como Maceió, com 28°C. Curitiba terá 26°C, e Porto Alegre, 24°C. Teresina deverá ser a capital mais quente, com 36°C.
Medidas de autoproteção em caso de chuvas intensas
O alerta divulgado pelo Inmet tem grau de severidade marcado como “Perigo”, destacado em cor laranja. Por isso, no caso de chuvas intensas e tempestades, o Inmet recomenda que a população adote algumas medidas de prevenção, como:
- Desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
- Em caso de ventania, não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas;
- Não parar ou estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante o período de chuvas;
- Em caso de emergência buscar ajuda da Defesa Civil (telefone 199) e do Corpo de Bombeiros (telefone 193).