Quem não votou no 2º turno deve justificar até início de 2023; saiba como

Por se tratar de voto obrigatório, todos os eleitores que não compareceram devem justificar o voto e regularizar pendências com a Justiça Eleitoral.

Eleitores que não compareceram às suas sessões eleitorais para declarar o voto no 2º turno devem justificar até o início de 2023. Por se tratar de eleições independentes, cada ausência deverá ser justificada perante a Justiça Eleitoral.

continua depois da publicidade

Nesse sentido, quem não votou no 2º turno deve justificar a ausência até o dia 9 de janeiro de 2023. Aqueles que não votaram também no 1º turno têm até o dia 1º de dezembro para justificar sua ausência no pleito.

A justificativa do voto pode ser feita pelo aplicativo e-Título, pelo Sistema Justifica, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou ainda pode ser feito presencialmente nos cartórios eleitorais. É necessário apresentar um documento que comprove o motivo pela ausência.

Como justificar o voto?

Leia também

Eleitores que não compareceram à sessão eleitoral para votar devem justificar o voto o quanto antes. O prazo definido pela Justiça Eleitoral é o seguinte:

continua depois da publicidade
  • Justificativa do 1º turno – até 1º de dezembro de 2022;
  • Justificativa do 2º turno – até 9 de janeiro de 2023.

Para justificar o voto, o eleitor pode fazer das seguintes maneiras:

  • Pelo aplicativo e-Título;
  • Pelo Sistema Justifica (site do TSE);
  • Presencialmente nos cartórios eleitorais.

É necessário que o eleitor apresente o documento que comprove a sua ausência nas eleições. Se a justificativa for aceita pelo juiz eleitoral, acontece o registro no histórico do título eleitoral do cidadão. Em caso de justificativa indeferida, é preciso quitar os débitos com a Justiça Eleitoral.

continua depois da publicidade

Todavia, aqueles que optarem pelo Sistema Justifica devem informar os dados pessoais (da mesma maneira na hora do registro eleitoral), declarar o motivo da ausência e anexar a documentação comprovando a justificativa. A pessoa pode acompanhar o processo pelo número de protocolo gerado ou esperar a notificação da justiça quando o processo for encerrado.

Para justificar a ausência nas eleições basta preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), disponível gratuitamente em cartórios eleitorais, postos de atendimento ao eleitor e na internet, nos sites do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do estado correspondente.

Vale lembrar que a justificativa é válida apenas para o turno em que o eleitor não compareceu por se encontrar fora de seu domicílio eleitoral. Nesse sentido, a ausência do 1º e do 2º turno devem ser feitas de maneira independente, dentro dos prazos estipulados pela Justiça Eleitoral.

continua depois da publicidade

Ausência de justificativa

Eleitores que não cumprirem o prazo para justificativa até o início de 2023 ficam sujeitos ao pagamento de multa. Em regra, a ausência a três pleitos eleitorais sem pagamento de multas ou apresentação de justificativa válida acarreta cancelamento da inscrição, prevista na Constituição Federal.

A ausência não justificada nas eleições pode trazer uma série de problemas para o eleitor. Sem o comprovante de votação ou de quitação das obrigações eleitorais, o cidadão fica impedido de se inscrever em concurso público ou tomar posse em cargo público, além de não conseguir emitir documentos como a carteira de identidade e o passaporte.

Eleitores no exterior

Quem não votou nessas eleições e está morando no exterior pode apresentar a justificativa pelo e-Título ou nas mesas receptoras de voto que funcionem com urna eletrônica. Sendo assim, podem apresentar a justificativa nesses moldes:

  • A pessoa com título no Brasil que esteja no exterior no dia marcado para as eleições;
  • O cidadão com título da Zona Eleitoral do Exterior (ZZ) que se encontre fora de seu domicílio na data da eleição.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade