Veja como receber o novo Kit Antena Digital distribuído pelo governo federal

O kit de TV parabólica do governo está sendo oferecido em 22 capitais do país, todas habilitadas para utilizar o serviço 5G.

Cidadãos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) que utilizam antenas parabólicas convencionais podem agendar, desde setembro, o serviço que permite a instalação de kits com sinal digital. Com o procedimento, o grupo de beneficiados pelo CadÚnico tem direito ao kit de TV parabólica nas capitais onde o 5G já está ativado.

continua depois da publicidade

Por meio deste serviço, beneficiários que utilizam a TV aberta com antena parabólica comum, a TVRO, podem migrar para a nova tecnologia. Este processo oferece qualidade de imagem e som superior em canais abertos, e sem interferências.

O programa, intitulado “Siga Antenado”, é uma parceria do governo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Para ter acesso a ele, os interessados devem estar inscritos no CadÚnico e utilizar a antena parabólica convencional. Afinal, é por meio dela que o sinal dos canais abertos é transmitido via satélite.

Leia também

É preciso ter em mente que a entrada do 5G no país deve gerar uma mudança técnica da TV de modelo de Banca C para Banca KU. Assim, será necessário trocar equipamentos mais antigos pelos modernos, de forma que a imagem e o som possam ser melhorados.

continua depois da publicidade

De qualquer forma, as famílias de baixa renda não devem ser prejudicadas, visto que receberão o kit. Da mesma forma, a instalação do Kit Antena Digital é gratuita. O serviço apenas não serve para moradias que já utilizem a antena digital, conhecida por “espinha de peixe”. Ela não exige a troca de aparelho.

Como obter o kit de TV parabólica

Após o grupo se cadastrar no CadÚnico, cumprindo os requisitos da base de dados, a solicitação do kit é simples. Um responsável deve ligar para a central de atendimento da Anatel, no número 0800-729-2404, requisitando o serviço. Também é possível fazê-lo pela internet, no site do programa Siga Antenado.

Ao acessar o site, é preciso conferir o menu, localizado no canto superior esquerdo da tela, clicando em “Programa de distribuição de kits gratuitos”. Feito isso, só é necessário clicar em “Agende aqui”, e na nova página, selecionar a forma de identificação.

continua depois da publicidade

Este processo pode ser feito informando o CPF ou Número de Identificação Social (NIS). Depois de disponibilizar o número do documento, o responsável deve responder a um questionário, e então definir o dia e o horário para a instalação do kit.

Por fim, um técnico deve comparecer à residência e verificar se um novo aparelho será necessário ou não.

Onde o Kit Antena Digital é oferecido

Atualmente, o serviço da quinta geração de internet já foi liberada para 22 capitais. São elas:

No caso das últimas sete capitais, a tecnologia se instaurou nas regiões a partir do dia 19 de setembro. Estas cidades estavam no pacote de capitais que teriam o prazo ampliado para início das operações do 5G no país, já atuante nas outras 15.

continua depois da publicidade

Esta tecnologia já devia estar disponível em todas as capitais do país desde 31 de julho. Contudo, a Anatel precisou adiar o cronograma duas vezes, visto que houve atraso na entrega dos filtros que evitam que o serviço interfira em outros aparelhos profissionais de satélite.

Igualmente, problemas logísticos por conta da pandemia do COVID-19 e as quarentenas do governo chinês também adiaram a entrega dos equipamentos. A maioria é importada do país asiático.

Celulares que tenham acesso à internet móvel do 5G, por exemplo, necessitam de um sistema habilitado para a tecnologia. No momento, a maioria dos aparelhos já permite a 5G, sem que seja necessário fazer a troca de chip.

Leia também

Concursos em sua
cidade