CNH poderá ter 50% de desconto a grupo específico, prevê projeto

Para que o desconto na renovação da CNH possa valer, a proposta precisa receber aprovação das duas Casas Legislativas e ser sancionada pelo presidente da República.

Está tramitando na Câmara dos Deputados um projeto de lei (PL) que prevê redução na taxa de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De autoria do deputado Paulo Bengtson, o PL 2434/2022 prevê desconto de 50% na CNH para pessoas com deficiência (PcD) visual.

continua depois da publicidade

O texto abarca, especificamente, os condutores que possuem menos de 20% da visão em um dos olhos. Essa condição é chamada de visão monocular e é reconhecida legalmente como deficiência sensorial.

Projeto prevê desconto de 50% na renovação da CNH

Na justificativa do projeto, o autor explica que a ideia é equilibrar a taxa de renovação com o prazo de validade da carteira de motorista. Isso porque as pessoas com visão monocular precisam renovar o documento num período curto independentemente da sua faixa etária. Sendo assim, seus gastos são mais altos que os dos demais.

Leia também

“Ao sancionar a lei 14.071/20 [que modificou o Código de Trânsito Brasileiro], o governo federal aumentou para 10 anos a validade da CNH para condutores com idade inferior a 50 anos. No mesmo período, no entanto, o motorista com visão monocular fica obrigado, segundo a lei, a renovar o documento por 3 vezes, pagando o mesmo valor de taxa para renovação”, afirmou Bengtson.

O texto citado pelo deputado é referente aos novos prazos de validade variáveis para a renovação da CNH. Os novos períodos dependem da faixa etária do condutor:

continua depois da publicidade
  • 10 anos para quem tem até 49 anos de idade;
  • 5 anos para quem tem entre 50 e 69 anos;
  • 3 anos para quem tem a partir de 70 anos.

A partir disso, Bengtson justifica que quem tem visão monocular, mesmo que tenha menos de 70 anos, precisa refazer os exames uma vez a cada três anos. Segundo ele, isso gera um desequilíbrio entre o prazo de renovação do documento e os valores pagos nesse processo em comparação com outros condutores.

Desse modo, ele propõe um desconto de 50% na renovação da CNH para o grupo em questão, permitindo que essas pessoas tenham acesso facilitado ao documento. Em sua justificativa, o autor classifica a proposta como “matéria de elevada relevância”.

continua depois da publicidade

Tramitação do desconto para quem tem visão monocular

O projeto de lei foi apresentado pelo deputado Paulo Bengtson no dia 08 de setembro de 2022 na Câmara dos Deputados, onde está tramitando. De acordo com as etapas de aprovação, o texto precisa do aval de quatro comissões:

  • Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD);
  • Viação e Transportes (CVT);
  • Finanças e Tributação (CFT);
  • Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC).

A CPD já acusou o recebimento do PL para análise e indicou prazo de cinco sessões para apresentação de emendas. Esse período começou a ser contado no dia 14 de outubro. Caso a proposta de 50% de desconto na renovação da CNH para pessoas com visão monocular seja aprovada em todas as comissões, o texto deve seguir para o Senado.

Na segunda Casa Legislativa, o projeto de lei será avaliado pelos senadores. Se houver alguma alteração, o PL retorna para a Câmara. Mas se receber parecer favorável sem nenhuma modificação, então seguirá para sanção presidencial. Contudo, é preciso ressaltar que não há previsão de quando cada uma dessas etapas será concluída.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade