Horário de Verão irá voltar em novembro de 2022? Veja o que se sabe

A discussão sobre a volta do Horário de Verão em 2022 gira em torno das possíveis vantagens que a medida traria para o setor elétrico.

O governo federal solicitou uma pesquisa sobre o retorno do Horário de Verão em 2022 após três anos do fim da medida. Os estudos ficaram sob a responsabilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para avaliar se existe vantagem em retomar esse fuso-horário.

continua depois da publicidade

Nesse sentido, é preciso entender sobre a criação desse sistema, que surgiu em 1931, no governo de Getúlio Vargas. No entanto, só foi oficialmente adotado em 2008 e acabou sendo utilizado pela última vez em 2018. A ideia era fazer com que a luz do dia durasse mais tempo, visando evitar gastos de energia em épocas de crise hídrica.

Teremos Horário de Verão em 2022?

horária de verão 2022, volta do horário de verão 2022

Foto: montagem / Pexels - Canva PRO

Leia também

De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), o tema não está em pauta. A informação foi repassada no último dia 05 de outubro, quando a pasta reagendou a reunião com o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). Sendo assim, é pouco provável que o fuso-horário especial seja retomado neste ano.

Essa discussão vem chamando a atenção desde setembro, quando o MME informou que o Horário de Verão não voltaria a ser utilizado em 2022. Na época, segundo a pasta, não havia tempo hábil para colocar a medida em prática. Isso porque, normalmente, a medida é adotada em outubro.

continua depois da publicidade

Desse modo, conforme a justificativa do Ministério, o fuso deveria ter sido autorizado e divulgado em agosto, para que as empresas pudessem se adaptar. Além disso, o MME explicou que os estudos sobre a influência da medida sobre a economia de energia tinham resultados preliminares insuficientes.

O ONS chegou a afirmar que as pesquisas seriam continuadas para encontrar “alternativas para aprimorar as políticas públicas voltadas para o setor elétrico brasileiro”. No entanto, "os resultados obtidos não apontaram benefícios para a operação do SIN [Sistema Interligado Nacional]", explicou o órgão ao Estadão após novas análises.

continua depois da publicidade

Os técnicos do Operador ressaltaram ainda que, independentemente disso, a decisão caberia ao governo federal. A expectativa era de que a discussão sobre o Horário de Verão em 2022 fosse relembrada na reunião com o CMSE, mas o assunto não chegou a ser abordado.

Por que o Horário de Verão foi extinto?

Com o Horário de Verão, o relógio era adiantado em uma hora. Desse modo, o sol se punha "mais tarde" e a luz natural podia ser usada por mais tempo. A partir disso, as famílias podiam usar menos energia elétrica, diminuindo a sobrecarga nas usinas hidrelétricas geradoras de energia.

Assim, era possível evitar apagões e os consumidores recebiam contas de luz um pouco mais baratas. Entretanto, no primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro, foi decretado o fim desse fuso-horário. Na época, o MME informou que a medida não tinha mais efeito significativo na economia de energia, podendo deixar de existir.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade