Copa do Mundo 2022: dia de jogo do Brasil será feriado? Haverá folga?

Com a aproximação da Copa do Mundo 2022, os trabalhadores brasileiros ficam em dúvida se o dia de jogo do Brasil será considerado feriado e se haverá folga.

A Copa do Mundo 2022 é um período de muita celebração, torcida e congregação de brasileiros torcendo pela seleção nacional. No entanto, muitos trabalhadores ficam em dúvida se em dia de jogo do Brasil será feriado ou se haverá folga, até para poder acompanhar as partidas mais de perto.

continua depois da publicidade

Contudo, existem algumas questões mais específicas sobre essa possibilidade. No geral, a edição deste ano da Copa do Mundo será seriada no Catar, um país localizado na Ásia Ocidental.

Mais especificamente, os jogos estão programados para acontecer entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro, com base na tabela oficial divulgada pela organização do evento.

Portanto, saiba mais a seguir  sobre a possibilidade de feriado ou folga nos dias de jogo do Brasil.

continua depois da publicidade
Leia também

Haverá feriado ou folga no dia de jogo do Brasil durante a Copa do Mundo 2022?

De acordo com a legislação atual, as empresas não possuem uma obrigação legal de liberar os profissionais para assistir as partidas do jogo do Brasil durante a Copa do Mundo.

Além disso, o calendário de partidas leva em consideração a diferença de fuso-horário entre os países, de modo que grande parte dos embates aconteçam no período da tarde dos dias úteis.

continua depois da publicidade

Portanto, caberá ao empregador estabelecer se haverá folga, liberação ou flexibilização da jornada de trabalho nessas ocasiões. Comumente, algumas empresas organizam confraternizações internas para assistir às partidas, enquanto outro liberam mais cedo.

Contudo, as partidas do Brasil na competição não são feriado ou ponto facultativo. Segundo os especialistas de Recursos Humanos, acompanhar as partidas dentro do ambiente de trabalho pode desenvolver o estreitamento de laços entre os membros da equipe, além de criar uma atmosfera mais descontraída.

Porém, é claro que esse tipo de atividade depende do ramo de trabalho da empresa, pois alguns serviços essenciais possuem um fluxo de atendimento muito intenso.

continua depois da publicidade

Caso as empresas optem por oferecer folga aos profissionais, pode-se compensar por meio do banco de horas para que não se comprometa a rotina produtiva a longo prazo.

Sendo assim, pode ser mais interessante à empresa liberar os funcionários mais cedo, sem comprometer o salário e permitindo que selecionem a melhor forma de acompanhar as partidas.

Outras opções envolvem a possibilidade de trabalhar na modalidade home office, desde que essa alteração não afete a rotina e entrega de resultados. Nesta situação, deve-se estabelecer um aditivo contratual específico para estabelecer as regras durante o período de trabalho remoto.

Em todos os casos, esse tipo de ação depende de cada empregador e empresa, e pode ser negociado entre as equipes. Acima de tudo, o tratamento deve ser isonômico, de forma que todos os funcionários tenham acesso aos mesmos benefícios.

Ou seja, se for decidido pelo trabalho em home office, deve-se contemplar os colaboradores como um todo. Como não há uma legislação específica que uniformize o tratamento dentro das companhias e instituições públicas, deve-se considerar uma série de fatores antes de tomar uma decisão mais ampla.

Quais são as datas previstas para os jogos do Brasil?

De acordo com o calendário oficial da Copa do Mundo de 2022, as partidas do Brasil na primeira fase estão previstas nas seguintes datas:

  • 24 de novembro, quinta-feira às 16h: Brasil x Sérvia;
  • 28 de novembro, segunda-feira às 13h: Brasil x Suíça;
  • 02 de dezembro, sexta-feira às 16h: Brasil x Camarões.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade