Carteira Digital de Trânsito MUDOU; veja como acessar os novos recursos

Nova versão do aplicativo Carteira Digital de Trânsito tem design atualizado. O app permite o pagamento de multas com desconto.

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) passou por atualização, ampliando a oferta de recursos ao cidadão. Por meio dele, o motorista pode consultar o documento de habilitação via internet, a CNH Digital. Além disso, também é possível compartilhar o documento digital do veículo com as outras pessoas que o utilizam.

continua depois da publicidade

Para acessar o aplicativo, será preciso que a pessoa tenha uma conta do gov.br. Além disso, o motorista deve ter uma CNH do novo modelo, que possua QR Code.

Quais as novidades da Carteira Digital de Trânsito?

Carteira Digital de Trânsito, Carteira Digital de Trânsito nova funcionalidade

Foto: montagem / Pexels – Canva PRO

Leia também

Agora, a partir da mudança no design, os temas estão subdivididos por cor, e permitem o acesso aos serviços de forma mais prática. Dentre as novidades, está o pagamento de multas com desconto e a venda digital com transferência online da propriedade do veículo, além de outras facilidades.

Ao acessar o referido aplicativo, o usuário encontra, em ordem vertical, os quatro itens principais para realizar consulta:

continua depois da publicidade
  • Condutor: onde são apresentadas as informações pessoais e a opção de exibir a CNH Digital e o Cadastro Positivo;
  • Veículos: nesse item estarão listados os bens vinculados ao CPF ou CNPJ do usuário, para exibir o CRLV digital, indicar o principal condutor, comunicar venda e realizar a transferência digital de propriedade e consultar comunicados de recall;
  • Infrações: nesse item estará todas as infrações vinculadas ao número do documento;
  • Educação: é possível acessar as campanhas de conscientização sobre regras e comportamento no trânsito.

A plataforma foi desenvolvida com tecnologia do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), para a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), do Ministério da Infraestrutura.

O aplicativo reúne em único aplicativo as versões digitais da carteira de habilitação (CNH) e do documento de veículos (CRLV), com o mesmo valor legal dos documentos em papel.

continua depois da publicidade

Carteira Digital de Trânsito: como acessar a plataforma?

Para gerar o documento digital, será preciso ter a versão impressa em mãos ainda no prazo de validade. No verso do documento, há um QR Code que será validado por meio do aplicativo. Para ter acesso à versão digital do documento, será preciso seguir os seguintes passos:

  1. Baixe o aplicativo oficial em seu celular (Android e iOS);
  2. Depois, faça o login junto à plataforma por meio da sua conta do Gov.BR. Caso ainda não possua, poderá criar uma conta nova gratuitamente;
  3. Após acessar o aplicativo, selecione a opção registrar habilitação;
  4. Aponte a câmera do celular para o QR Code e faça a leitura;
  5. Depois, realize cadastro do CEP do motorista registrado no Detran do seu estado.

Cadastro positivo de condutores

Além do mais, o novo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito permite adesão ao Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), também conhecido como Cadastro Positivo de Condutores.

O registro é um cadastro, criado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que permite empresas e órgãos públicos ofereçam benefícios a motoristas que não tiverem cometido infrações de trânsito nos últimos 12 meses.

continua depois da publicidade

Dessa maneira, uma boa conduta dos motoristas poderá ser premiada com benefícios, como descontos e isenção de taxas, condições diferenciadas para locação de veículos, contratação de seguros, tarifas de pedágio e estacionamento e muitos outros.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade