Carteira Digital de Trânsito MUDOU; veja como acessar os novos recursos

Nova versão do aplicativo Carteira Digital de Trânsito tem design atualizado. O app permite o pagamento de multas com desconto.

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) passou por atualização, ampliando a oferta de recursos ao cidadão. Por meio dele, o motorista pode consultar o documento de habilitação via internet, a CNH Digital. Além disso, também é possível compartilhar o documento digital do veículo com as outras pessoas que o utilizam.

Leia também

Para acessar o aplicativo, será preciso que a pessoa tenha uma conta do gov.br. Além disso, o motorista deve ter uma CNH do novo modelo, que possua QR Code.

Quais as novidades da Carteira Digital de Trânsito?

Carteira Digital de Trânsito, Carteira Digital de Trânsito nova funcionalidade
Foto: montagem / Pexels – Canva PRO

Agora, a partir da mudança no design, os temas estão subdivididos por cor, e permitem o acesso aos serviços de forma mais prática. Dentre as novidades, está o pagamento de multas com desconto e a venda digital com transferência online da propriedade do veículo, além de outras facilidades.

Ao acessar o referido aplicativo, o usuário encontra, em ordem vertical, os quatro itens principais para realizar consulta:

  • Condutor: onde são apresentadas as informações pessoais e a opção de exibir a CNH Digital e o Cadastro Positivo;
  • Veículos: nesse item estarão listados os bens vinculados ao CPF ou CNPJ do usuário, para exibir o CRLV digital, indicar o principal condutor, comunicar venda e realizar a transferência digital de propriedade e consultar comunicados de recall;
  • Infrações: nesse item estará todas as infrações vinculadas ao número do documento;
  • Educação: é possível acessar as campanhas de conscientização sobre regras e comportamento no trânsito.

A plataforma foi desenvolvida com tecnologia do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), para a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), do Ministério da Infraestrutura.

O aplicativo reúne em único aplicativo as versões digitais da carteira de habilitação (CNH) e do documento de veículos (CRLV), com o mesmo valor legal dos documentos em papel.

Carteira Digital de Trânsito: como acessar a plataforma?

Para gerar o documento digital, será preciso ter a versão impressa em mãos ainda no prazo de validade. No verso do documento, há um QR Code que será validado por meio do aplicativo. Para ter acesso à versão digital do documento, será preciso seguir os seguintes passos:

  1. Baixe o aplicativo oficial em seu celular (Android e iOS);
  2. Depois, faça o login junto à plataforma por meio da sua conta do Gov.BR. Caso ainda não possua, poderá criar uma conta nova gratuitamente;
  3. Após acessar o aplicativo, selecione a opção registrar habilitação;
  4. Aponte a câmera do celular para o QR Code e faça a leitura;
  5. Depois, realize cadastro do CEP do motorista registrado no Detran do seu estado.

Cadastro positivo de condutores

Além do mais, o novo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito permite adesão ao Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), também conhecido como Cadastro Positivo de Condutores.

O registro é um cadastro, criado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que permite empresas e órgãos públicos ofereçam benefícios a motoristas que não tiverem cometido infrações de trânsito nos últimos 12 meses.

Dessa maneira, uma boa conduta dos motoristas poderá ser premiada com benefícios, como descontos e isenção de taxas, condições diferenciadas para locação de veículos, contratação de seguros, tarifas de pedágio e estacionamento e muitos outros.

Leia também


você pode gostar também

Projeto de Lei pretende aumentar limite de pontos na CNH de profissionais

O PL está em discussão no Senado Federal. Confira neste texto qual é o novo limite de pontos na CNH que está sendo proposto e quais profissionais serão beneficiados com o aumento desse limite.

Tarifa de embarque deve ficar menor em 6 aeroportos a partir de 2023

A redução das tarifas de embarque, feita pela ANAC, segue determinação da Lei do Voo Simples. Veja quais aeroportos foram contemplados com a nova medida.

 Dicionário inglês elege “Gaslighting” como palavra do ano; veja o que significa

O dicionário inglês Merriam-Webster escolheu, no dia 28 de novembro de 2022, Gaslighting como a palavra mais procurada neste ano. Leia e descubra o seu significado.

Subsidiômetro: ferramenta da Aneel traz detalhes sobre tarifa de energia

O subsidiômetro é uma nova ferramenta da Aneel que busca simplificar e explicar aos consumidores detalhes sobre a tarifa de energia.

Cobrança do seguro DPVAT voltará a ser obrigatória no próximo ano?

Durante dois anos consecutivos, condutores ficaram isentos de pagar o DPVAT. A Caixa é a responsável por administrar o dinheiro.

525 milhões de anos: cientistas estudam o cérebro fossilizado mais antigo do mundo

O cérebro mais antigo conhecido pertence a uma criatura marinha de aproximadamente 1,5 cm de comprimento, que apresenta um sistema nervoso delicadamente preservado.