Imposto será DEVOLVIDO a brasileiros; veja se você irá receber em outubro

Decisão da Anatel pode gerar redução nas cobranças de telefone, internet e TV a cabo por meio da devolução de parte do imposto pelos serviços.

Empresas prestadoras de serviços de telecomunicações deverão diminuir as cobranças mensais. Isso porque a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) seja devolvido aos consumidores.

continua depois da publicidade

Dessa forma, as operadoras deverão repassar a redução do ICMS nas contas. O anúncio foi feito pela Anatel no último dia 21 de setembro, dando um prazo de 15 dias para as empresas se adaptarem e cumprirem a medida cautelar, contando da publicação no Diário Oficial da União (DOU).

A decisão foi tomada após o Congresso aprovar a Lei Complementar nº 194/2022 que limita a alíquota do imposto sobre serviços essenciais a 17% ou 18%.

Imposto deve ser devolvido em outubro

Leia também

A redução do ICMS foi aprovada em junho deste ano, com percentual que varia conforme o estado. Desde então, foi notada uma queda nos preços de alguns produtos e serviços, como no caso dos combustíveis e da energia. No entanto, as contas de internet, TV a cabo e telefone não apresentaram nenhum desconto até agora.

continua depois da publicidade

De acordo com Emmanoel Campelo, conselheiro da Anatel, a Agência tem recebido muitas reclamações por continuar cobrando altas taxas. A partir daí, a Anatel decidiu obrigar as empresas prestadoras de serviços de telecomunicações deverão devolver o imposto nas contas.

Campelo afirmou, em entrevista coletiva, que a expectativa é de que a o texto seja publicado ainda nesta semana. Sendo assim, a redução deve começar no mês de outubro. Segundo a Agência, a medida poderá ter efeitos retroativos das cobranças anteriores à publicação da Lei 194/2022.

continua depois da publicidade

Ou seja, contas que contavam com o ICMS acima de 18% antes da redução ter sido aprovada poderão ter o imposto devolvido nas próximas semanas. As operadoras que descumprirem a medida ficarão sujeitas a multas de até R$ 50 milhões previstas no o Regulamento de Aplicação de Sanções Administrativas.

"Sobre a cautelar do ICMS é tão simples quando se coloca, o comando principal é exatamente determinar que esse repasse, que esse valor que gerou esse desconto seja repassado ao consumidor, especialmente se a empresa já estiver usufruindo desse desconto", disse Campelo.

Como será feito o desconto nas contas?

A medida cautelar da Anatel irá vigorar no país inteiro, com exceção das empresas que estão dentro do regime tributário em que não é aplicada a redução das alíquotas do ICMS.

Esse é o caso das prestadoras de serviço que optam pelo Simples Nacional. Isso porque essas operadoras já possuem uma tributação bem menor do que as demais.

continua depois da publicidade

As taxas cobradas são de 1,36% até 3,98% sobre o faturamento dos serviços desenvolvidos, como a oferta de internet. Além disso, as outras operadoras não poderão oferecer serviços adicionais para compensar o imposto devolvido ao consumidor. Campelo explicou que essa "solução" das empresas é irregular.

"Você oferecer serviço a mais como forma de compensar, e não fazer o ajuste, é você procurar jeitinho para descumprir a legislação. Anatel não vai ser complacente. Isso é absolutamente irregular. É algo bastante grave", pontuou o conselheiro.

O desconto, segundo a Anatel, deve chegar a 10% ou 11%.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade