Não tem multas na CNH? Você poderá ser recompensado por isso

Projeto é parte do Registro Nacional Positivo de Condutores e engloba várias empresas privadas e órgãos públicos parceiros.

Passou a valer na última quinta-feira (22) o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), também conhecido como Cadastro Positivo de Condutores. Com o objetivo de premiar a boa conduta de motoristas que não possuem multas na CNH nos últimos 12 meses, ele já pode ser aderido pelos cidadãos, e é feito por meio de vantagens e benefícios.

continua depois da publicidade

Este cadastro foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para o Ministério da Infraestrutura. O lançamento faz parte do conjunto de ações da Semana Nacional de Trânsito, também promovida pela pasta.

O registro possibilita que empresas privadas e órgãos públicos distribuam vantagens e benefícios variados aos motoristas sem multas na CNH. Dentre elas, estão reduções em taxas de serviços públicos e privados, descontos em pedágios e estacionamentos e cashback.

Da mesma forma, é possível conseguir condições especiais para locação de veículos e contratação de seguros. Tais vantagens passarão a ser concedidas a partir de 13 de outubro, data da ativação oficial do cadastro positivo.

continua depois da publicidade
Leia também

Como aderir ao projeto da CNH sem multas?

CNH cidadã, CNH cidadã CadÚnico

Foto: Reprodução / Pixabay.

A inscrição no Cadastro Positivo de Condutores é voluntária, e só é feita mediante autorização do motorista. É possível registrá-la por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para sistemas iOS e Android, bem como no Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

No portal, só é necessário fazer o login e escolher a opção “Consulte sua situação no cadastro positivo de condutores”, concordar com o termo de autorização e permitir a participação no programa.

continua depois da publicidade

Após fazer o registro, o motorista estará dando seu consentimento para que o cadastro seja visualizado e avaliado para tornar-se apto ou não a receber os benefícios.

Empresas que se interessem em atuar com o cadastro positivo podem comunicar o interesse à Senatran, listando os benefícios que oferecerão por meio de um formulário online.

Neste sentido, de forma que seja possível dar visibilidade aos parceiros da iniciativa, a Senatran criou ainda o selo Parceiro do Bom Condutor. Ele poderá ser utilizado em ações promocionais, nas redes sociais, em portais da web e aplicativos.

continua depois da publicidade

Toda a proposta do Cadastro Positivo de Condutores foi estabelecida pela Lei 14.071/2020. Ela altera alguns dispositivos do Código de Trânsito Brasileiro, como a ampliação do prazo de validade das habilitações dos motoristas. Já a iniciativa foi regulamentada em julho deste ano, pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Novo layout da Carteira Digital de Trânsito

Vale lembrar que a Carteira Digital de Trânsito (CDT) também possui outras funcionalidades, como a Venda Digital, o Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave) e o Renave 0 Km.

Recentemente, o novo design da CDT também foi apresentado, tornando a carteira mais prática e intuitiva para os usuários. A partir de agora, ela possui temas subdivididos de maneira mais simples, e as mudanças tornam o acesso mais rápido, oferecendo uma experiência de grande eficiência aos usuários.

O aplicativo permite que o pagamento de multas com desconto seja feito, junto da venda digital com transferência online do veículo, bem como outras facilidades. Atualmente, o app da CDT é um dos mais acessados da plataforma gov.br.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade