Donos de carros, motocicletas e outros automóveis devem pagar, anualmente, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Esse tributo varia conforme o modelo, ano de lançamento e localidade em que o veículo está registrado. Em 2023, alguns carros terão mais desconto no IPVA.
A novidade é válida para moradores do município de São Paulo (SP). Nesta quarta-feira, 21 de setembro, o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, assinou a liberação de 50% da taxa recolhida pela cidade. Ou seja, algumas pessoas poderão pagar por apenas metade do tributo.
Quais carros vão pagar menos no IPVA 2023?
O imposto deve ser pago no início de cada ano em parcela única ou dividido em até cinco vezes. De acordo com a decisão do prefeito, o benefício que prevê mais desconto no IPVA será ampliado para carros elétricos e híbridos em São Paulo. O anúncio foi dado durante a abertura do 30º Congresso e Expo Fenabrave.
Sendo assim, em 2023, o município irá dispensar 50% dos valores normalmente cobrados no imposto. A redução no tributo será concedida por meio de um decreto municipal, regulamentando a lei 17.562/2021. O texto prevê crédito de até R$ 3,2 mil e também conta com outras medidas.
Ricardo Nunes explicou que a decisão tem como objetivo incentivar o uso de transportes ecologicamente eficientes na capital. Com isso, também serão incluídos no desconto do IPVA carros que forem movidos a hidrogênio. A ampliação do benefício permitirá que donos de automóveis acima de R$ 150 mil também possam pagar menos.
“Na cidade de São Paulo a gente tem um compromisso muito forte e verdadeiro, real e prático com questões ambientais”, afirmou o prefeito. Os 50% que ainda serão recolhidos normalmente continuarão a ser retidos pelo estado de São Paulo.
Alguns carros ficarão isentos do IPVA
Não pagar o imposto sobre o automóvel pode gerar multa de 0,33% por dia de atraso, correndo o risco de ter o seu CPF inscrito na dívida ativa. A quitação dessa taxa dentro do prazo correto pode gerar reduções de até 9%. No caso de São Paulo, a cidade deixou de abrir mão de parte desse recolhimento além dos benefícios oferecidos normalmente.
Dessa forma, donos dos veículos poderão pagar mais barato. No entanto, descontos e isenções no IPVA também existem em outras localidades. Em 2023, donos de alguns modelos de carros poderão ficar sem pagar o imposto. Grande parte deles ultrapassam os 20 anos de lançamento. Veja alguns:
- Ford Belina 1973;
- Volkswagen Passat 2.8 V6 lançado em 2001;
- Dodge Dart 1970;
- Volkswagen Fusca 1985;
- Willys Rural Pickup 1966;
- Ford Fiesta quinta geração lançado em 2002;
- Chevrolet Corsa C lançado em 2002;
- Meriva lançado em 2002;
- Volkswagen Polo lançado em 2002.
Esses são apenas 10 modelos que podem ficar isentos do IPVA no próximo ano. Para saber se o seu veículo será incluído, é preciso verificar diretamente com o Departamento de Trânsito (Detran) do seu estado. Isso porque as regras variam conforme a unidade federativa em que o carro está registrado.