Restituição do IR: consulta ao 5º lote será aberta nesta semana

Receita Federal deverá pagar o 5º lote da restituição do Imposto de Renda. Confira a data e onde é possível realizar a consulta.

restituição do IR 2022 terá o 5º lote pago em setembro. Esse é um procedimento padrão realizado todos os anos pela Receita Federal após receber as declarações dos cidadãos. Neste sentido, a instituição faz devolução dos valores extras retidos na fonte, que correspondente aos gastos com educação, saúde e transporte de cada cidadão.

continua depois da publicidade

quarto lote de restituições do Imposto de Renda foi disponibilizado no dia 31 de agosto. De acordo com informações da Receita Federal, o crédito da restituição do Imposto de Renda é de R$ 6 bilhões, e atende tanto os grupos prioritários do primeiro lote quanto os demais cidadãos.

Restituição do IR: consulta ao 5º lote

A consulta do 5º lote da restituição ainda não foi liberada pela Receita Federal, e a previsão é que seja disponibilizada nesta sexta-feira, dia 23 de setembro. De qualquer maneira, quando estiver no ar, o contribuinte pode verificar em uma das plataformas abaixo:

Leia também
  • Aplicativo do Meu Imposto de Renda (sistemas Android e iOS);
  • Site da Receita Federal;
  • Portal do e-CAC.

Caso a pessoa esteja habilitada para receber a restituição, aparecerá a informação sobre o procedimento. Na mesma plataforma escolhida, será possível conferir quem caiu na malha fina.

continua depois da publicidade

A previsão é que o valor seja depositado aos cidadãos de direito no dia 30 de setembro, incluindo os contribuintes que enviaram o documento por último ou que fizeram alguma retificação.

No primeiro lote, que foi pago aos cidadãos no dia 30 de maio, foram contemplados outros 4,3 milhões de contribuintes não prioritários, que entregaram a declaração com antecedência.

Conforme regra, a fila da restituição segue a ordem segundo envio do documento. Dessa maneira, os brasileiros que enviaram antes tendem a ser incluídos nos primeiros lotes.

continua depois da publicidade

Em número específicos, a estimativa é de que R$ 265,9 milhões foram transferidos em maio para os contribuintes com prioridade legal, que possuem mais de 80 anos, com deficiência física ou mental, ou doença grave. Além disso, também foram prioritários aqueles que possuem fonte de renda principal advinda do magistério.

Restituição do Imposto de Renda: calendário

De acordo com a Receita Federal, o calendário da restituição do Imposto de Renda conta com cinco datas durante o ano. Quatro lotes já foram liberados aos beneficiários, e o 5º lote será o último a ser pago. Veja o cronograma completo a seguir:

continua depois da publicidade
  • 1º lote: foi liberado aos cidadãos no dia 31 de maio de 2022 (pago);
  • 2º lote: foi liberado aos cidadãos no dia 30 de junho de 2022 (pago);
  • 3º lote: foi liberado aos cidadãos no dia 30 de julho de 2022 (pago);
  • 4º lote: foi liberado aos cidadãos no dia 31 de agosto de 2022 (pago);
  • 5º lote: previsão para ser liberado em 30 de setembro de 2022.

É importante destacar que, pela primeira vez na história, a restituição poderá ser feita pelo Pix. Era necessário apenas que o contribuinte informasse a chave com número do CPF para poder receber o dinheiro. A forma tradicional, pagamento em conta bancária escolhida, também permanece.

A Receita Federal alertou que, se o Pix escolhido ou conta bancária indicada tiverem problema, o dinheiro do contribuinte ficará guardado no Banco do Brasil pelo período de 12 meses.

O beneficiário pode resgatá-lo de forma presencial, no site do BB ou pelos telefones 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais cidades).

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade