Outubro terá 1 feriado nacional e 1 ponto facultativo; veja calendário

O calendário oficial divulgado pelo Ministério da Economia estabelece todos os feriados nacionais e pontos facultativos para o mês de outubro, assim como para o restante do ano.

De acordo com o calendário oficial divulgado pelo Ministério da Economia no começo deste ano, outubro terá um feriado nacional e um ponto facultativo. Neste sentido, a expectativa é que haja, pelo menos, uma pausa geral nas atividades, com descanso para os trabalhadores e também para os estudantes.

Leia também

Entretanto, como determinado na legislação, o ponto facultativo poderá variar de acordo com cada organização. No geral, fica a critério dos chefes, empregadores e donos das instituições como ficarão as atividades no ponto facultativo.

Apesar disso, as atividades consideradas essenciais para a sociedade seguem normalmente, com poucas mudanças.

Qual o calendário de feriado nacional e ponto facultativo para outubro?

Segundo as informações oficiais, o feriado nacional previsto para outubro é o Dia de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, quando também se celebra o Dia das Crianças. Curiosamente, essa é uma data comemorada pelo cristianismo como forma de agradecimento à Maria, mãe de Jesus.

Além disso, Nossa Senhora Aparecida é oficialmente a Padroeira do Brasil, nomeada pela Igreja Católica. Ainda que o Dia das Crianças tenha sido oficializado em 1924, pelo antigo presidente Arthur Bernardes, a data não é um feriado nacional e somente coincide com o Dia de Nossa Senhora Aparecida.

Além disso, a data foi escolhida especificamente como forma de associação com a chegada dos espanhóis no continente americano. Em outubro de 1717, pescadores encontraram a primeira imagem da santa, que posteriormente seria consagrada como Nossa Senhora Aparecida.

Em relação ao ponto facultativo, o Dia do Servidor Público é celebrado em 28 de outubro. No geral, é um ponto facultativo para dispensar, ou não, os trabalhadores do serviço público. Porém, os demais profissionais tendem a continuar trabalhando, principalmente os autônomos e vinculados à iniciativa privada.

Em resumo, o Dia do Servidor Público é uma forma de celebrar as conquistas da área, assim como celebrar o trabalho dos profissionais que representam o Poder Público. A data foi estabelecida como ponto facultativo pelo artigo 236 da lei número 8.112, de 1990.

Quais são os outros feriados e pontos facultativos deste ano?

O calendário divulgado pelo Ministério da Economia marca o último ponto facultativo como o Dia do Servidor Público, celebrado em outubro. Sendo assim, as próximas datas são feriados nacionais.

Neste sentido, em novembro é celebrado o Dia de Finados, no dia 02/11. A data também é conhecida como Dia dos Mortos, sendo fundamental para algumas religiões, pois é quando se presta homenagens aos antepassados que faleceram, assim como outros membros da família.

Posteriormente, o aniversário da Proclamação da República acontece em 15 de novembro. Em 2022, o evento comemora seus 133 anos, e marca a data em que a república presidencialista foi estabelecida como forma de governo no Brasil. Portanto, marca também o fim da monarquia constitucional parlamentarista do Império Brasileiro.

Por fim, o Natal encerra o calendário de feriados nacionais de 2022, com comemoração em 25 de dezembro. Neste caso, a celebração de origem cristã marca a data de nascimento de Jesus Cristo.

Leia também


você pode gostar também

Eleições 2022: posso votar de bermuda e chinelo? Veja regras do TSE

De acordo com as questões estabelecidas pelo TSE, é preciso cumprir determinadas regras no dia de votação com relação às vestimentas. Descubra se é possível votar de bermuda, entre outros detalhes.

Salário mínimo 2023: afinal qual é o VALOR do piso? Já está confirmado?

Nova estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) foi divulgada recentemente. Veja previsão do salário mínimo para 2023.

Carteira Digital de Trânsito MUDOU; veja como acessar os novos recursos

Nova versão do aplicativo Carteira Digital de Trânsito tem design atualizado. O app permite o pagamento de multas com desconto.

Concursos públicos VÃO mudar: governo edita decreto sobre regras

As novas regras sobre os concursos públicos afetam diretamente os critérios de reprovação estabelecidos pelas bancas organizadoras, assim como a prorrogação de prazos no edital.

IR: 5º e último lote da restituição será pago nesta semana; saiba consultar

Os valores serão enviados a mais de um milhão de contribuintes, em um total de R$ 1,9 bilhão em recursos.

Novo RG: mais um estado passa a emitir o documento

O novo documento deve estar disponível em todo o Brasil a partir de março de 2023. Confira em quais estados já é possível emitir o novo RG.