Novo RG: existe prazo para emitir a CIN no país? Veja regras confirmadas

Já existem estados que estão emitindo o novo RG. Documento possui várias modificações em relação à versão antiga.

Desde março de 2023, o governo federal passou a adotar o formato do novo RG. Denominado de Carteira de Identidade Nacional (CIN), o documento começou a ser emitido recentemente por alguns estados. Confira, em nossa matéria, se há um prazo para e emissão da CIN e as mudanças em relação ao antigo RG.

Leia também

Vale lembrar que, além do Distrito Federal, o Rio Grande do Sul, Goiás, Paraná, Minas Gerais e Acre já estão fazendo o novo RG. Os demais estados ainda estão passando por processos de atualização.

Novo RG: existe prazo para emitir a CIN

novo rg, novo documento de identidade, novo modelo de rg
Foto: Reprodução / Governo Federal – Decreto 10.977/22

O governo federal deu dois prazos diferentes para a emissão da CIN. Os estados e órgãos competentes possuem até o mês de março de 2023 para se adequarem e passarem a emitir o novo documento.

Já os cidadãos terão um espaço bem maior. A versão antiga a identidade valerá até o ano de 2032. Ou seja, espera-se que haja uma troca gradual do documento, sem necessidade de pressa.

Por outro lado, quem tem 60 anos ou mais não será obrigado a atualizar e migrar para a CIN. A versão antiga do RG valerá por tempo indeterminado.

Novo RG: como fazer emissão

Nos estados onde o novo RG já está sendo feito, as pessoas podem pedir pelo documento nos mesmos locais no quais as versões antigas eram emitidas. Geralmente, a CIN pode ser solicitada em secretarias de segurança pública e em institutos de identificação.

A emissão do novo RG em formato de papel é gratuita. O interessado precisa levar sua certidão de nascimento ou de casamento (digital ou impressa) e estar com o CPF regularizado. Quem não estiver, pode fazer sua atualização nos Correios ou no site da Receita Federal

O governo também prevê a emissão do novo RG em formato de cartão de plástico, semelhante a um cartão de crédito. Essa versão será paga, mas ainda não há um valor definido. Ela deverá estar disponível a partir do ano que vem.

Novo RG: mudanças do documento

Abaixo, separamos as principais mudanças presentes no novo RG. Confira:

Unificação com o CPF

O novo RG terá a mesma numeração do CPF. O objetivo é tornar o documento mais seguro, pois o CPF é registrado de forma nacional. Já o antigo RG possuía nível estadual. Portanto, na prática, era que uma só pessoa tivesse 27 identidades diferentes, uma em cada estado.

Validade da identidade

O novo RG passará a ter validade. O prazo de renovação irá variar de acordo com a idade da pessoa, o que segue padrões internacionais. Veja como funcionará:

  • Pessoa entre 0 e 12 anos: prazo de validade de cinco anos;
  • Pessoa de 12 a 60 anos: prazo de validade de dez anos;
  • Pessoa a partir de 60 anos: prazo de validade por tempo indeterminado.

Versão digital

Por meio do aplicativo do gov.br (Android e iOS), os cidadãos poderão ter acesso ao RG digital. Ele funcionará de forma semelhante ao que ocorre com Carteira Digital de Trânsito (CDT). A autenticação será feita graças ao QR Code.

Itens de segurança

Entre os novos itens de segurança do novo RG está o código MRZ (Machine Readable Zone), já utilizado em documentos como passaporte.

Leia também


você pode gostar também

IR: último lote da restituição é pago HOJE (30) para 1,2 milhão de pessoas

Receita Federal paga, nesta sexta-feira (30/09), o último lote da restituição do IR. Veja se tem direito aos valores disponíveis.

ESTE concurso tem ganhos de R$ 33,6 MIL; vagas para diversos estados

Concurso público com ganhos de mais de R$ 33 mil tem inscrições abertas. As vagas estão espalhadas por diferentes estados brasileiros.

Eleições 2022: posso votar de bermuda e chinelo? Veja regras do TSE

De acordo com as questões estabelecidas pelo TSE, é preciso cumprir determinadas regras no dia de votação com relação às vestimentas. Descubra se é possível votar de bermuda, entre outros detalhes.

Salário mínimo 2023: afinal qual é o VALOR do piso? Já está confirmado?

Nova estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) foi divulgada recentemente. Veja previsão do salário mínimo para 2023.

Carteira Digital de Trânsito MUDOU; veja como acessar os novos recursos

Nova versão do aplicativo Carteira Digital de Trânsito tem design atualizado. O app permite o pagamento de multas com desconto.

Concursos públicos VÃO mudar: governo edita decreto sobre regras

As novas regras sobre os concursos públicos afetam diretamente os critérios de reprovação estabelecidos pelas bancas organizadoras, assim como a prorrogação de prazos no edital.