Feriado da Independência (07/09): como será o funcionamento dos bancos?

Feriado da Independência (07/09) será nesta quarta-feira. FEBRABAN já fez um anúncio sobre o funcionamento dos bancos.

Muitos trabalhadores já estão de olho no feriado da Independência para poder descansar, já que será celebrado nesta quarta-feira, dia 07 de setembro. Por outro lado, existem brasileiros preocupados com o pagamento de contas e funcionamento dos bancos no dia.

Leia também

Vale lembrar que o 07 de setembro de 2022 marcará o bicentenário da Independência do Brasil em relação a Portugal. Na mesma data, só que em 1822, o então príncipe Dom Pedro I declarou a separação do Brasil e logo depois se tornou o primeiro imperador do país.

Portanto, diversas comemorações são esperadas em todo o Brasil. O governo federal, inclusive, já realizou o transporte do coração de Dom Pedro I para o país, onde ficará por algumas semanas. O órgão, originalmente fica em Portugal, respeitando o desejo do então monarca.

Feriado da Independência: funcionamento dos bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), o feriado de 07 de setembro não contará com a abertura das agências. Sendo assim, somente os terminais de autoatendimento e as ferramentas online estarão disponíveis para os clientes.

Com isso, se a pessoa deseja obter atendimento presencial, ela precisará ir ao banco nos dias 05, 06, 08 ou 09 de setembro. Quem tem alguma conta que vence no Dia da Independência poderá pagar no dia seguinte (08/09). Geralmente, tributos, contas de água, gás e luz já possuem datas que não coincidem com feriados nacionais.

Calendário de feriados restantes em 2022

Com o ano de 2022 se encaminhando para a reta final, ainda restam alguns feriados nacionais. Segundo o calendário do Ministério da Economia, que determina feriados e pontos facultativos, ainda restam cinco datas. Confira quais são e em qual dia da semana cairão:

  • 07 de setembro: Independência do Brasil (quarta-feira);
  • 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (quarta-feira);
  • 02 de novembro: Dia de Finados (quarta-feira);
  • 15 de novembro: Proclamação da República (terça-feira);
  • 25 de dezembro: Natal (domingo).

Vale lembrar que o ano de 2023 já começa com um feriado. O dia 01 de janeiro será um domingo, o que não deve mudar muita coisa para a maioria dos trabalhadores.

Aproveite o feriado para estudar para concursos

dicas para quem está começando a estudar para concursos, concurso para iniciante
Foto: montagem / Pixabay – Canva PRO

Como quarta-feira será o feriado de 07 de setembro, grande parte da população não precisará trabalhar. Assim, o concurseiro terá um tempo livre maior para poder estudar e se preparar para o certame que deseja.

Geralmente, a rotina de estudos é dividida com o trabalho, faculdade, ou mesmo com deveres domésticos como cuidar de filhos, arrumar a casa, entre outros. Sendo assim, veja dicas de como aproveitar o feriado:

  • Faça um planejamento: a criação de um cronograma das disciplinas a serem estudadas ajuda na organização do seu tempo. Assim, é possível identificar quantos minutos serão gastos para o assunto;
  • Local de estudo: procure por locais limpos, organizados e sem barulho. A iluminação e o conforto também deem ser levados em consideração.
  • Técnicas de estudo: a técnica de Pomodoro, a criação de mapas mentais, com resumos e palavras-chave da matéria podem auxiliar nos estudos. Portanto, é altamente recomendado que o concurseiro procure por métodos que aprimorem sua absorção dos conteúdos;
  • Tenha um tempo de descanso: a preparação é fundamental para qualquer concurso público. Mas, um esforço excessivo pode prejudicar o candidato. Estar com a mente e o corpo descansados melhora o desempenho. Por isso, não passe o feriado todo estudando. Tire umas horas para ver série, sair de casa ou mesmo fazer outra coisa.

Leia também


você pode gostar também

Inscrições para o concurso INSS são prorrogadas; prazo acaba nesta terça (04)

Concurso INSS teve inscrições prorrogadas após instabilidades no site da banca organizadora. Confira o novo prazo.

Quem não tem multa na CNH poderá receber benefícios NESTE mês

Motoristas que não cometerão infrações nos últimos 12 meses, ou seja, não têm nenhuma multa na CNH, poderão receber vários benefícios.

IBGE, Detran, INSS e MAIS: 33,4 MIL vagas estão abertas nesta semana

Concurseiros podem pleitear diferentes vagas oferecidas em concursos e seletivos que estão com as inscrições abertas.

Eleições 2022: segundo turno será feriado nacional no país? Veja regras

O segundo turno das Eleições 2022 para escolher o próximo presidente da República deve acontecer ainda no final de outubro.

Comece a se planejar: veja calendário com os feriados previstos para 2023

Calendário previsto de feriados para 2023 tem boa expectativa para aqueles que gostam de prolongar a folga. Saiba os detalhes.

Conta de luz será mais cara neste mês de outubro? Veja decisão da Aneel

Consumidores de todo o Brasil precisam estar atentos às mudanças na conta de luz para poderem se organizar.