O próximo feriado nacional do ano ocorre na primeira quinzena de setembro. Além desta data, haverá também outros quatro dias de feriados nacionais e outro em que será ponto facultativo.
As informações estão de acordo com o calendário do Ministério da Economia (ME), e não considera as datas comemorativas municipais, estaduais e regionais, como aniversários de cidades ou padroeiras da região.
A portaria emitida pela pasta do governo ainda relatou ser proibido aos antecipar ou postergar ponto facultativo pelos órgãos públicos.
Qual o próximo feriado nacional?
O próximo feriado nacional será o dia da Independência do Brasil, comemorado no dia 7 de setembro de cada ano. Em 2022, o feriado cairá em uma quarta-feira e, por isso, não deve ser concedida nenhuma emenda.
Em 2022, a data será significativa, pois completam 200 anos desde a Independência do Brasil. Até o coração de Dom Pedro I, um dos responsáveis pela independência do país, fará parte das comemorações. O órgão estava em Portugal, sendo trazido temporariamente para o Brasil após negociações.
Desfiles militares e cívicos, além de apresentações artísticas e homenagens a grandes nomes da nação, são esperados em todo território nacional. A principal celebração deve ser realizada em Brasília, com desfile presidencial.
Além disso, esse é o primeiro feriado de 7 de setembro que poderá ser celebrado desde o início da pandemia. Assim, a expectativa pelos desfiles em todo o país é grande.
Lista dos próximos feriados nacionais
Com o mês de setembro iniciando, o ano de 2022 vai chegando na sua reta final. Dessa maneira, restam cinco feirados nacionais e um ponto facultativo. Por isso, confira cada um deles:
- 7 de setembro, Independência do Brasil, cai numa quarta-feira (feriado nacional);
- 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida, cai numa quarta-feira (feriado nacional);
- 28 de outubro, Dia do Servidor Público, cai numa sexta-feira (ponto facultativo). Assim, a folga será apenas para parte dos trabalhadores;
- 2 de novembro, Finados, cai numa quarta-feira (feriado nacional);
- 15 de novembro, Proclamação da República, cai numa terça-feira (feriado nacional); e
- 25 de dezembro, Natal, cai num domingo(feriado nacional).
Outros feriados estaduais e municipais podem estar na agenda de algumas empresas. Por isso, é importante verificar com o local onde trabalha as próximas datas de folga.
Diferenças entre feriado e ponto facultativo
Uma das datas deste ano não representa folga obrigatória. Por isso, é valido destacar quais são as diferenças entre feriado e ponto facultativo. A diferença é relativamente fácil de destacar, embora ainda haja confusão.
Nas datas denominadas de feriado, o empregador é obrigado a conceder folga ou pagar o valor dobrado por trabalho nesse dia. Isso é válido tanto para quem trabalha na rede pública quanto aos que atuam na rede de iniciativa privada.
Contudo, com algumas profissões são essenciais, o trabalho pode ser desempenhado em regime de escala. Caso seja seu caso, atente-se às regras trabalhistas.
No caso de ponto facultativo, no entanto, fica a empresa (pública ou privada) responsável sobre como serão definidos os horários de funcionamento – e se haverá folga ou não.