Imposto de Renda 2022: veja quando será pago o último lote de restituição

O quinto lote da restituição logo será realizado, encerrando o procedimento da Receita Federal em relação ao Imposto de Renda 2022.

A restituição do Imposto de Renda 2022 é um procedimento padrão realizado pela Receita Federal em todos os anos de envio das declarações. Neste sentido, a instituição efetua a devolução dos valores extras retidos nas fontes, relativos aos gastos com saúde, educação e transporte de cada cidadão.

continua depois da publicidade

No último dia 31 de agosto, foi realizado o pagamento do quarto lote de restituição, mas haverá mais um antes do encerramento das restituições. A previsão é que o valor seja depositado a partir do dia 30 de setembro, incluindo os contribuintes que enviaram o documento por último ou que fizeram alguma retificação.

Como funciona a restituição do Imposto de Renda?

De acordo com a Receita Federal, o crédito relativo à restituição do Imposto de Renda é de R$ 6 bilhões, atendendo tanto os grupos prioritários do primeiro lote quanto os demais cidadãos.

Leia também

Em número específicos, estima-se que R$ 265,9 milhões foram transferidos em maio para os contribuintes com prioridade legal. Neste caso, receberam primeiro os contribuintes com mais de 80 anos, com alguma deficiência física ou mental, ou doença grave e também aqueles cuja principal fonte de renda é o magistério.

continua depois da publicidade

No primeiro lote, pago no dia 30 de maio, foram contemplados outros 4,3 milhões de contribuintes não prioritários, mas que entregaram a declaração com antecedência. Por via de regra, a fila da restituição segue a ordem de envio do documento, sendo que os brasileiros que enviaram antes tendem a ser incluídos nos primeiros lotes.

Neste ano, o valor pago aos contribuintes passou por correção de 3,05%, de acordo com a taxa básica de juros Selic. Entretanto, a Receita Federal não libera aos contribuintes a informação de qual lote específico será realizada a devida restituição, sendo necessário que cada brasileiro consulte independentemente.

continua depois da publicidade

Como consultar se estou no próximo lote?

A consulta da restituição do Imposto de Renda 2022 pode ser feita por meio do número de CPF no site da Receita Federal, ou então pelo aplicativo, disponível para Android e iOS. Neste caso, é necessário indicar as informações de cadastro, incluindo a data de nascimento, para entrar no portal.

Através do login, o usuário pode consultar o status da declaração, para saber se está na fila da restituição ou ainda em análise. No caso do quinto lote, serão atendidos todos aqueles que ainda não receberam os valores, além dos contribuintes que reenviaram a declaração por conta de alguma informação incorreta.

Em todas as situações em que a retificação é necessária, como irregularidade dos dados ou suspeita de fraude, o documento é enviado para o final da fila das restituições, provavelmente integrando o quinto e último lote. Comumente, os pagamentos da restituição são feitos diretamente às contas bancárias informadas no Imposto de Renda.

continua depois da publicidade

Caso o crédito não seja realizado adequadamente em nenhum dos lotes, o valor será enviado para o Banco do Brasil. Sendo assim, o contribuinte terá até um ano para solicitar o resgate, sendo necessário entrar em contato com o banco para consultar o motivo do entrave e como solucioná-lo.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade