Novo RG terá versão paga e gratuita no país: veja as principais diferenças

O novo RG poderá ser emitido em versão de policarbonato, o mesmo material utilizado em cartões de crédito. Confira mais detalhes.

O novo RG, conhecido como a Carteira de Identidade Nacional (CIN), começou a ser emitido neste ano e possui algumas diferenças em comparação com a última versão. Além de utilizar o número do CPF como registro único, o documento também possui versão paga e gratuita.

Leia também

A partir do ano que vem, os cidadãos que optarem por emitir a CIN podem escolher entre a emissão em um cartão de policarbonato, plástico, como os cartões de crédito. A medida foi regulamentada em agosto, por meio da Secretaria Geral da Presidência da República, com publicação no Diário Oficial da União (DOU).

Este formato será pago, porém, o valor ainda não foi definido pelo governo. Neste sentido, de acordo com o texto do DOU, os que utilizarem a CIN de policarbonato não poderão receber a versão comum, em papel.

Até o momento, a nova carteira ainda está sendo implementada em um projeto-piloto. Ao receber o documento de plástico, porém, o cidadão deve assinar um termo que afirma que optou pela versão em policarbonato.

Mudanças do novo RG

A nova CIN terá versão física e digital. Instituída por meio do Decreto Federal nº 10.977/2022, possui modelo em papel ou em plástico. A carteira digital, porém, pode ser acessada pela internet, pelo aplicativo Gov.br, a partir do momento em que a versão física foi emitida.

Seja como for, o modelo antigo ainda deve continuar valendo pelos próximos 10 anos. A emissão da nova versão só deve ser feita no caso de vencimento ou necessidade de 2ª via.

Uma das principais diferenças entre o documento antigo e a nova CIN é a identificação única por meio do CPF. Deste modo, é essencial que o CPF do cidadão esteja regularizado. A mudança deve diminuir consideravelmente a quantidade de registros que uma só pessoa pode ter na vida: atualmente, cada brasileiro pode emitir 27 números de RG no país.

Além disso, a CIN passou por atualizações como a adição de um QR Code, que pode ser checado até mesmo off-line, e um código MRZ (Machine Readable Zone), o mesmo presente em passaportes. Ele permite que a carteira possa ser considerada um documento de viagem, já que entra no padrão internacional.

Vale lembrar, porém, que o documento não substitui o passaporte. Afinal, o Brasil só possui acordos de viagem com a identidade em postos imigratórios de países do Mercosul. Demais localidades necessitam do passaporte original.

Estados já estão emitindo a versão gratuita do novo RG

Desde os últimos dois meses, a emissão do novo RG em sua versão gratuita (em papel) já passou a ser feita em estados como o Rio Grande do Sul, Acre, Goiás, Minas Gerais e Paraná, além do Distrito Federal. Seja como for, as demais regiões terão até o dia 6 de março de 2023 para iniciar o processo de forma gratuita.

A solicitação do novo RG segue sendo feita da mesma forma que as antigas versões, por meio das unidades de segurança e institutos de identificação. É necessário ter em mãos a certidão de nascimento ou casamento, documento de identificação com foto e o CPF regularizado.

Leia também


você pode gostar também

Inscrições para o concurso INSS são prorrogadas; prazo acaba nesta terça (04)

Concurso INSS teve inscrições prorrogadas após instabilidades no site da banca organizadora. Confira o novo prazo.

Quem não tem multa na CNH poderá receber benefícios NESTE mês

Motoristas que não cometerão infrações nos últimos 12 meses, ou seja, não têm nenhuma multa na CNH, poderão receber vários benefícios.

IBGE, Detran, INSS e MAIS: 33,4 MIL vagas estão abertas nesta semana

Concurseiros podem pleitear diferentes vagas oferecidas em concursos e seletivos que estão com as inscrições abertas.

Eleições 2022: segundo turno será feriado nacional no país? Veja regras

O segundo turno das Eleições 2022 para escolher o próximo presidente da República deve acontecer ainda no final de outubro.

Comece a se planejar: veja calendário com os feriados previstos para 2023

Calendário previsto de feriados para 2023 tem boa expectativa para aqueles que gostam de prolongar a folga. Saiba os detalhes.

Conta de luz será mais cara neste mês de outubro? Veja decisão da Aneel

Consumidores de todo o Brasil precisam estar atentos às mudanças na conta de luz para poderem se organizar.