O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou recentemente um novo edital, de nº 18/2022, visando preencher 6.765 vagas temporárias para profissionais de níveis fundamental e médio.
As inscrições serão finalizadas para seleção IBGE nesta segunda-feira (29/08). Os profissionais contratados terão direito ao auxílio-alimentação, auxílio pré-escolar, auxílio-transporte, férias e 13º salário proporcionais.
O processo seletivo IBGE está ofertando oportunidades para as funções de Recenseador, Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor em diversos municípios do Brasil.
Vagas do processo seletivo IBGE
O processo seletivo IBGE abre 6.514 vagas para Recenseador, que exige ensino fundamental completo. A jornada de trabalho mínima é de 25 horas semanais, e os profissionais serão remunerados por produção (clique aqui e para realizar a simulação dos ganhos).
Além disso, existem outras 251 vagas para Agente Censitário Municipal (ACM), com remuneração de R$ 2.100,00, e Agente Censitário Supervisor (ACS), com remuneração de R$ 1.700,00. Para concorrer a ambos os cargos, é necessário nível médio completo.
As oportunidades informadas no processo seletivo IBGE serão distribuídas entre diferentes municípios nos seguintes estados brasileiros:
- Alagoas;
- Bahia;
- Ceará;
- Espírito Santo;
- Goiás;
- Maranhão;
- Minas Gerais;
- Mato Grosso do Sul;
- Mato Grosso;
- Pará;
- Paraná;
- Rio de Janeiro;
- Rondônia;
- São Paulo;
- Santa Catarina;
- Tocantins;
- Acre;
- Amazonas.
A contratação dos profissionais será de maneira temporária, pelo prazo de três meses para a função de Recenseador, e de cinco meses para Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor. Caso seja de interesse do IBGE, esses prazos poderão ser prorrogados.
Inscrições do processo seletivo IBGE
Os interessados deverão efetuar o cadastro até o dia 29 de agosto de 2022 (em dias úteis), presencialmente, em um dos endereços listados no Anexo I do edital.
No local, será necessário presentar o formulário de inscrição, disponível no Anexo III do edital, devidamente preenchido e assinado.
Para as vagas de Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor, será realizada apenas uma única inscrição. Dessa maneira, os mais bem classificados terão direito às vagas de Agente Censitário Municipal (ACM), enquanto os demais classificados terão direito às vagas de Agente Censitário Supervisor (ACS).
Para disputar as vagas do processo seletivo IBGE, não será cobrado nenhum valor a título de taxa de inscrição.
Processo seletivo IBGE: etapas
Os candidatos avaliados por meio de uma única etapa, que consiste em prova de títulos, de caráter classificatório, valendo até 10 pontos. Confira os critérios de pontuação:
- Ensino fundamental completo: 1 ponto;
- Ensino médio incompleto: 3 pontos;
- Ensino médio completo: 5 pontos;
- Curso de graduação incompleto: 7 pontos;
- Curso de graduação completo: 10 pontos.
Serão classificados, no processo seletivo IBGE, os candidatos para a função de Recenseador que obtiverem a nota mínima de 1 ponto. Para Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS), a nota mínima de classificação é 5 pontos.
Se não houver candidatos para assumir todas as vagas ofertadas, o edital informa que o IBGE poderá convocar os candidatos aprovados em área de trabalho, sempre dentro da mesma Unidade da Federação, conforme ordem de classificação.
Os candidatos que forem convocados para assumirem a função de Recenseador vão passar por um treinamento, que possui caráter eliminatório e classificatório.
Para saber mais detalhes sobre o processo seletivo IBGE, consulte seu edital completo, publicado no site do Instituto. Caso permaneça alguma dúvida sobre a realização do certame, basta enviar um e-mail para psscenso2022@ibge.gov.br.