Pix Saque: conheça a modalidade que se destacou em 2022

O Pix Saque permite que o cliente faça uma retirada direto nos caixas eletrônicos, sem precisar utilizar o cartão ou ser cliente da instituição responsável pela transação financeira.

O Pix Saque é uma modalidade de pagamento criada pelo Banco Central do Brasil em novembro do ano passado, e permite que todos os usuários desses serviços realizem um saque automático em pontos específicos. Sendo assim, é possível retirar valores em caixas eletrônicos, desde que as instituições ofereçam essa opção aos clientes.

continua depois da publicidade

É necessário que o cliente do banco faça um pedido de retirada por meio do aplicativo da instituição financeira. Posteriormente, poderá solicitar a opção em um caixa eletrônico sem utilizar o cartão, apontando somente a câmera do celular para o QR Code gerado na tela da máquina.

Portanto, oferece maior praticidade e menos burocracia. Com o Pix Saque, o cliente não precisará usar o cartão e nem ser vinculado ao banco que é dono do caixa eletrônico, responsável pela transação.

Como funciona o Pix Saque?

Leia também

O Banco Central estabelece alguns limites para o Pix Saque a fim de evitar grandes retiradas ou qualquer tipo de fraude financeira. Em números específicos, os clientes podem solicitar até R$ 500 no período entre 6h e 19h59, mas somente poderão acessar R$ 100 entre 20h e 5h59.

continua depois da publicidade

Estão previstas oito operações gratuitas por mês para pessoas físicas, o que inclui os saques tradicionais. Para encontrar os pontos de atendimento que oferecem a modalidade de Pix Saque, o usuário pode consultar o mapa criado para esse serviço.

Criado a partir da parceria entre a Associação Brasileira de Fintechs e a Pay Ventures, o mapa possui pontos fixados ao longo de diferentes regiões. A ferramenta é gratuita e também oferece atualizações sobre horário de funcionamento de cada instituição.

Por meio do site Mapa Pix, os usuários precisam indicar a própria localização ou permitir que o navegador utilize-a no site. Posteriormente, basta consultar os estabelecimentos e locais na sua região que oferecem o Pix Saque.

continua depois da publicidade

Comumente, o Pix Saque oferece mais praticidade e menos burocracia para os clientes, mas também aos locais com caixa eletrônico e negociantes. Neste sentido, há menos dinheiro em espécie sendo movimentado e o recebimento de uma tarifa paga pelo banco do cliente a cada transação para os estabelecimentos.

Qual a diferença entre o Pix Saque e o Pix Troco?

O Pix Troco permite que o cliente faça um saque ao realizar uma compra no estabelecimento. Nesta situação, o cliente pode solicitar o troco em dinheiro físico ou em Pix, de modo que o extrato bancário comprove a transação.

continua depois da publicidade

Sendo assim, a diferença básica entre os dois é que o Pix Troco envolve uma compra no estabelecimento, enquanto o Pix Saque consiste somente na retirada de valores autorizada por meio do aplicativo. Portanto, o Pix Troco é uma operação “dois em um”, pois com um único pagamento é possível receber a diferença do valor e também o produto comprado.

Apesar da praticidade, ambas operações ainda não foram totalmente aderidas pela população brasileira. De acordo com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o crescimento dessas ferramentas está acontecendo lentamente.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade