Restituição do IR: veja prazo para consulta e pagamento do 4º lote

Próximo pagamento da restituição do IR deve ocorrer a partir do dia 31 de agosto, e consulta pode ser feita uma semana antes da data.

A restituição do IR (Imposto de Renda) 2022, dividida em cinco lotes, vem sendo paga desde 31 de maio, em relação ao ano-base 2021. Atualmente no 4º lote, o próximo pagamento deve ocorrer no dia 31 de agosto, e o 5º em 30 de setembro. Já o prazo para consulta é de cerca de uma semana antes da data de pagamento.

continua depois da publicidade

É comum que a distribuição siga uma fila, e contribuintes que entregam sua declaração primeiro possuem mais chances de receber o valor com maior antecedência. Contudo, idosos, professores, pessoas com deficiência ou doenças graves seguem não precisando entrar na fila, com pagamento preferencial.

Deste modo, o primeiro lote da restituição costuma ser destinado à sessão preferencial. Neste ano, os lotes foram divididos nas datas 31 de maio, para o primeiro, 30 de junho para o segundo, 29 de julho para o terceiro, 31 de agosto para o quarto e 30 de setembro para o quinto.

Quando a restituição do IR vai sair?

Leia também
restituição imposto de renda, restituição irpf

Foto: montagem / Pexels – Canva PRO

Não é possível saber exatamente quando o valor será pago, já que a Receita Federal não faz a divulgação de tais informações com antecedência. Assim, é preciso verificar, ainda na véspera do pagamento dos lotes, se a restituição do interessado foi incluída.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que a consulta da restituição IR ocorre uma semana antes da data do pagamento. Para saber se ele foi liberado, só é preciso acessar o site de consulta de restituições e informar o CPF e a data de nascimento.

Além disso, é essencial manter em mente que o processo não acaba assim que a declaração do IR é entregue. O usuário deve acompanhar o processamento até o fim, já que a Receita Federal pode encontrar erros ou problemas nas informações prestadas. Isso pode acabar travando o pagamento.

continua depois da publicidade

Caso a questão não seja resolvida, a declaração acaba indo para o fim da fila das parcelas. Só será possível receber o valor após corrigido o problema, nos lotes residuais, pagos no fim do ano ou início do ano seguinte. Na maioria dos casos, para fazer a correção, só é preciso enviar uma declaração retificadora.

Como consultar o andamento do processo

Para verificar a situação da restituição do IR, é necessário acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal, ou o portal e-CAC, e informar o CPF, senha e código de acesso. O login também pode ser feito por meio da senha gov.br.

Após fazer o login, é preciso ir até o menu “Meu Imposto de Renda”, na lateral esquerda. O usuário deve então localizar o menu “Processamento”, e clicar em “Extrato do Processamento”. Para conferir a última declaração, só é necessário clicar em “2022”.

continua depois da publicidade

O andamento do processo pode ser conferido a partir do dia seguinte à entrega da declaração. A partir de então, o sistema deve mostrar se ela está em uma das categorias: “em processamento”, “com pendências” ou “na fila de restituição”.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade